20 de agosto, de 2024 | 08:50
Urnas eletrônicas devem chegar nesta semana a Coronel Fabriciano
Devem chegar entre os dias 22 e 23, quinta e sexta-feira, as urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições municipais deste ano. A Zona Eleitoral 97, de Coronel Fabriciano, receberá 312 equipamentos. Dessas 312 urnas, 259 serão para Fabriciano. O município de Antônio Dias contará com 35, e as outras 18 urnas ficarão de reserva, caso haja necessidade de substituição.
O chefe do cartório eleitoral de Coronel Fabriciano, Arnaldo Brasileiro, lembra que as urnas são computadores e que podem, sim, apresentar defeitos, mas geralmente são poucos os registros. "Com o passar do tempo, com a evolução dos sistemas eletrônicos e a confecção de novas urnas, nós, por exemplo, vamos receber urnas eletrônicas do último modelo fabricado, em 2022, na Bahia, sob a fiscalização da Justiça Eleitoral e de outros órgãos de fiscalização. E essas urnas apresentam uma qualidade e uma vida útil bem longa, o que favorece menos defeitos", argumentou.
Ainda conforme Brasileiro, este ano a Justiça Eleitoral fez uma parceria com os Correios, que farão a entrega entre os dias 22 e 23 de agosto em Fabriciano. Após chegarem, os aparelhos ficarão armazenados no Cartório Eleitoral de Coronel Fabriciano.
Carga
Após a entrega, a Justiça Eleitoral fará a cerimônia de carga, quando serão inseridos nas urnas eletrônicas os candidatos seus números e respectivas fotos. "Além disso, nós inserimos os eleitores daquela seção, então a pessoa não consegue votar em qualquer seção, somente na seção onde ela está realmente cadastrada. Mas essa cerimônia está prevista para ocorrer a partir do dia 20 de setembro", explica o chefe do cartório. O procedimento deve ser feito de forma pública, com a presença de populares, representantes de organizações e partidos políticos. "Também será a cerimônia de carga e lacração, feita na área externa do cartório eleitoral, totalmente acessível, com as portas abertas. É um momento aberto porque nós temos interesse de que toda a sociedade participe", acrescentou.
Confiáveis
Arnaldo Brasileiro também ressalta o sistema confiável das urnas, sem acesso externo ou conexão com a internet. "A urna eletrônica não possui nenhum dispositivo de ligação à internet. A urna eletrônica é ligada apenas na tomada por uma questão de proteção, porque ela possui uma bateria com uma vida útil de 10 horas de duração. Então, se faltar energia no dia da eleição, não se preocupe, eleitor, vote normalmente", reforça.
Transporte
Segundo divulgado pelo TRE-MG em 2024, o transporte das urnas eletrônicas está sendo feito por caminhões dos Correios. Para que os equipamentos cheguem em segurança às zonas eleitorais, os caminhões são trancados e lacrados. Contam com rastreadores, e o deslocamento é monitorado pela Polícia Militar Rodoviária e Polícia Rodoviária Federal. Quando cada caminhão chega ao destino, funcionários de uma agência local dos Correios são mobilizados para descarregar as urnas eletrônicas. As urnas são armazenadas em local definido pelo chefe de cartório e juiz de cada zona eleitoral. Todos esses ambientes contam com a vigilância da Polícia Militar.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]