DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

22 de agosto, de 2024 | 12:00

Autoconhecimento e consciência

Paulo Hayashi Jr.*

O "ser em si" dorme nas entranhas da pessoa que não se dispõe ao autoconhecimento. Sem essa busca, a consciência vaga para fora do ser, ao invés de olhar para a imensidão dos recursos internos. A autodescoberta permite ao indivíduo sentir-se confiante, sem os temores ou desequilíbrios daqueles que buscam sua completude e felicidade no exterior.

Com o autoconhecimento, vem também a capacidade de reconhecer seus limites e controles, bem como a compreensão de que nem tudo é necessário. Quem se controla e mantém distância do mal consegue preservar seu equilíbrio e sua calma, condição fundamental para uma existência serena e produtiva.

Muitos preferem ter raiva da existência e não percebem as potencialidades de realização. Outros, sem o devido autoconhecimento, buscam navegar pela existência sem vontade própria e, como naus, são levados conforme os ventos e as ondas. É a ausência de controle ou de direção que leva a uma vida vazia e com uma passividade excessiva. Já a pessoa equilibrada consegue ser tranquila e confiante em si mesma, e mesmo que a situação não esteja boa no presente, sabe que é uma questão de tempo. A confiança e a fé nas melhoras tornam o ser resiliente aos temores da vivência. A consciência molda esse comportamento de praticar as leis de Deus e de manter seu alinhamento com os desejos superiores.

Deus quer sempre o melhor para os seus filhos. Todavia, espera que estes façam a sua parte na maturidade e no progresso infinito. Ganhar o universo começa pela própria consciência e pelos comportamentos.

* Doutor em Administração, professor e pesquisador da Unicamp

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

22 de agosto, 2024 | 14:55

“Pra mudar o mundo temos que primeiro mudar nossas atitudes. Rs.”

Envie seu Comentário