28 de agosto, de 2024 | 14:00

Festa literária está repleta de atrações até o fim de semana

Fotos: Rodrigo Zeferino/Divulgação
O 15º Salão do Livro Vale do Aço conta muitas históriasO 15º Salão do Livro Vale do Aço conta muitas histórias
Com direito a valsa, resgate dos melhores momentos de todas as edições e espetáculo “Saberes Ancestrais”, do grupo de cultura popular Meninas de Sinhá, o Salão do Livro Vale do Aço abriu as comemorações pelos seus 15 anos na região, na noite da última segunda-feira (26). A solenidade de abertura do evento reuniu quase 500 pessoas no Teatro do Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga.

“São 15 anos inscritos aqui com muito trabalho, orgulho, movimentos, encontros, desencontros, alegrias e palavras valiosas interpretadas, traduzidas e eternizadas em momentos únicos e multiplicados em milhares de livros. O Salão do livro tem sido um presente para todo mundo que ama a leitura e o poder transformador da palavra. Recebemos 400 mil visitantes nesses 15 anos e vimos muitas histórias serem mudadas aqui e nos orgulhamos muito dessa história”, comentou Cibele Teixeira, coordenadora do Salão do Livro Vale do Aço.

Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas, enfatizou o que o Salão do Livro representa para a região desde a sua criação. “Tínhamos o sonho de trazer uma feira de livros para impulsionar a potência literária de Ipatinga e região. Quando o Salão do Livro nasceu, encontrou solo fértil nas ações que a Usiminas já fazia no Vale do Aço. Hoje, o Salão é muito mais do que uma feira de livros. É marcante em todos os sentidos por oferecer muitas linguagens e ocupar simultaneamente os espaços do Centro Cultural Usiminas”, frisou.

O evento cultural teve casa cheia logo na aberturaO evento cultural teve casa cheia logo na abertura
Segundo o presidente da Câmara Mineira do Livro, Felipe Mayrink, os grandes eventos literários, como o Salão do Livro Vale do Aço, são de extrema importância na difusão do livro e da literatura. “Temos orgulho de fazer parte dos 15 anos de histórias do Salão, construído por pessoas maravilhosas. Tenho a certeza que todos que passam por aqui saem impactados pelo mundo da literatura. Parabenizo por manterem o evento e promovê-lo com o vale-livro, sempre abrindo as portas do conhecimento e da cultura. Vida longa ao Salão do Livro Vale do Aço!”, declarou.

O Salão do Livro já faz parte do calendário das escolas da rede estadual de ensino, reforçou a superintendente regional da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano (SRE), Edvania Lana de Morais. “Não tem como a SRE ficar de fora deste evento tão grandioso. As atividades que o Salão traz anualmente fortalecem as iniciativas propostas pelos educadores nas escolas de toda a região. Temos estima e sempre muita disposição para estar com o Salão do Livro Vale do Aço”, completou.

Cibele Teixeira destacou as participações especiaisCibele Teixeira destacou as participações especiais
Programação
O Salão do Livro Vale do Aço vai até o próximo sábado (31), no Centro Cultural Usiminas, e domingo (1/9), com oficinas no Shopping Vale do Aço. A programação conta com teatro, música, oficinas, contação de histórias, rodas de conversa, lançamentos de livros e feira de livros. Com agendamento prévio, as atrações contam com acessibilidade por meio de intérprete de libras e audiodescrição. Mais informações www.salaodolivrovaledoaco.com.br.
O 15º Salão do Livro Vale do Aço é realizado com o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, os apoios do Instituto Usiminas, da Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano (SRE), da Câmara Mineira do Livro, do Sebrae Minas e do Shopping Vale do Aço, com produção executiva da Base Projetos Especiais.

No sábado (31), a programação começa às 10h, com o espetáculo “Leiloca Bruxoca”, inspirado no livro de Nena de Castro e produzido por Narjara Ribeiro. Às 16h, Flora Manga apresenta o espetáculo “Raízes da África”. As famílias também vão poder se divertir juntas nas oficinas. Às 10h, será a Oficina de Fanzine - Escola de Poetas, com Mati Lima; e na Oficina Vejo Flores em Você, Cristina Araújo vai ensinar a criar flores com embalagens. Cada participante deve coletar seu resíduo, que tem de vir limpo e sem rótulos. Em seguida, às 11h e às 14h, será a Oficina Elmos de Papelão, com Estúdio Mobri.

SERVIÇO
15° Salão do Livro Vale do Aço
Centro Cultural Usiminas - Ipatinga
Quarta a sexta-feira, 9h às 21h30; sábado, 10h às 22h
Domingo (1/9), 14h às 17h - Shopping Vale do Aço
Contato e informações: 31 98437 3330
(Disponibilidade de intérprete de Libras com agendamento prévio)
Entrada gratuita
Site: www.salaodolivrovaledoaco.com.br
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário