05 de setembro, de 2024 | 17:25

Golpistas não dão trégua e atormentam clientes bancários

Cliente de banco reclama de insistentes tentativas de golpe e dispara: ''Houve vazamento de dados''

Clientes bancários têm enfrentado seguidas tentativas de golpe e alertam a população sobre a importância de saber que os bancos não ligam para clientes, não pedem senhas e nem solicitam a instalação de aplicativos. Apesar dessa informação ser amplamente divulgada, criminosos continuam a se passar por funcionários da “central de segurança” dos bancos. O objetivo, primeiro, é criar uma ideia de urgência. Num segundo plano, extorquir dinheiro da conta da vítima.
Reprodução
Logo depois de efetuar transação via aplicativo, cliente começou a receber ligações de golpistas se passando pela ''central de segurança'' do banco Logo depois de efetuar transação via aplicativo, cliente começou a receber ligações de golpistas se passando pela ''central de segurança'' do banco


As vítimas relatam em mensagens enviadas ao Diário do Aço que os cibercriminosos têm ligado insistentemente para os clientes bancários. Algumas pessoas relatam que recebem de duas a quatro ligações por dia. Aqueles que caem no golpe acabam instalando aplicativos em seus celulares e computadores, permitindo que os criminosos controlem suas contas bancárias, realizem transferências e esvaziem os saldos.

Esse tipo de golpe tem ocorrido principalmente após transações financeiras efetuadas via aplicativos bancários. Um dos clientes, morador de Ipatinga, relatou ter sido vítima de mais uma tentativa de golpe nesta quinta-feira (5), logo após fazer uma transferência via Pix para pagar uma conta no aplicativo da Caixa.

“Na quinta-feira, exatamente às 10h50, fiz um pagamento via Pix no valor aproximado de R$ 1 mil. Menos de duas horas depois, recebi duas ligações de supostos funcionários da ‘Central de Segurança da Caixa’, informando que havia um Pix agendado no valor de R$ 4 mil em minha conta. Inicialmente, dei corda e comecei a conversar com a tal ‘Bruna’. Ela sabia detalhes, meu nome completo, etc. E não é a primeira vez que isso ocorre. Sempre depois de alguma operação financeira via aplicativo dos bancos, esses marginais entram em ação. Quando informo que sei que se trata de uma tentativa de golpe, eles desligam. Para mim, só tem uma explicação: vazamento de dados. Não é possível que, de outra forma, saibam tantos detalhes sobre minhas contas, meu nome e até a movimentação financeira”, desabafou o cliente.

O que que diz a Caixa
Conforme comunicado, a Caixa utiliza os mais modernos recursos para garantir a segurança de suas transações bancárias, porém podem ocorrer tentativas de golpe. Nestes casos, entre em contato com sua agência ou ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) no 0800 726 0101, informando o maior número possível de dados, para que as devidas providências sejam tomadas.

Entre os principais cuidados que devem ser tomados no uso das soluções digitais, senhas ou outros dados de acesso não devem ser usados em outros sites ou aplicativos, senhas não devem ser anotadas em papéis ou arquivos digitais, links suspeitos enviados por WhatsApp ou MSN podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário, utilize sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados, caso tenha alguma dúvida, entre em contato com sua agência ou ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) no 0800 726 0101, informando o maior número possível de dados, para que as devidas providências sejam tomadas.

O banco esclarece que as operações financeiras em ambiente digital (Internet Banking, aplicativos Caixa e Caixa Tem) são realizadas somente com credenciais de acesso, tais como usuário e senha, e após o cadastramento de dispositivos. “A Caixa reforça que os clientes jamais devem compartilhar dados pessoais, usuário de login e senha”.
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Comentários

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Consumidor

06 de setembro, 2024 | 15:16

“A ANATEL já tem o canal de bloqueio de chamadas para esse tipo de problema, basta cadastrar seus numeros no NÃO ME PERTUBE no site da Anatel e em 30 dias, esses tipos de chamadas irão reduzir, alem disso, nas configurações dos celulares tem a opção "SILENCIAR/BLOQUEAR NUMEROS DESCONHECIDOS", Fiz essas duas coisas e nunca mais tive incomodo de nenhuma empresa, todo cuidado é pouco e conhecimento nunca é demais. Há varias reportagens para se prevenir de golpes.”

Roberto

06 de setembro, 2024 | 09:00

“Vou dar uma dica e espero que repassem ou até mesmo faça uma reportagem sobre isso!! O que acontece que é normal quase todos os dias a pessoa fazer um pix! Mas o que acontece é que a maioria das pessoas cadastram a chave pix com o número de telefone! Aí vcs mesmo pegar um número da sua agenda e tentar simular um pix, vcs irão ver o nome e sobrenome da pessoa , além de qual banco vai ser feito o pix! Então não acho que é vazamentos de dados! Mas sim que é muito fácil alguém tentar aplicar o golpe! Então evite colocar o número do seu telefone, até mesmo cpf, pq estes dados ficam em vários lugares na Internet! Por fim sempre se mantenha informado sobre todos tipos de golpes na Internet e tente evitá-los!”

Neianha

06 de setembro, 2024 | 08:03

“Já me ligaram falando q alguém queria pagar via Pix 8,500 pra pagar esse tal jogo do Tigrinho aí perguntam meu nome e falei se tá me ligando então tem q saber meu nome eu é que te pergunto qual seu nome,aí me falam se foi eu q estou pagando com pix o valor de 8.500 aí perguntei de qual conta bancária,aí me perguntaram qual banco vc tem conta?
Eu disse nem tenho conta ??? só assim fica bravo e desliga na hr”

Jns

06 de setembro, 2024 | 07:50

“Piranhas Telemáticas

O massacre manjado das vorazes piranhas virtuais é imparável, porque há vazamento de dados sensíveis dos correntistas ou a venda de informações cadastrais como a realizada por uma grande rede de farmácias, que está sob investigação da PF desde 2023.

De acordo com o texto do UOL, os consumidores são induzidos a conceder seus dados pessoais com a promessa de obter descontos em preços de produtos e serviços, especialmente medicamentos.”

Marcel Costa

06 de setembro, 2024 | 05:59

“Com certeza, vazamento de dados. Eu recebo este tipo de ligação todo dia. Por enquanto golpistas só não conseguem fazer operações por contaprópria. Por isso ficam ligando tentando nos levar a erro.”

Antonio

05 de setembro, 2024 | 21:41

“A ANATEL deveria disponibilizar com urgência uma opção para podermos bloquear os telefones que nos importunam a todo momento, os tais SPAM. a gente bloqueia, exclui, e de repente ligam de novo.”

Marcos Oliveira

05 de setembro, 2024 | 19:28

“A gente recebe tentativas de golpes, tem os telefones registrados, vários com números iniciais repetidos. Por que a polícia civil não tem um sistema para receber essas denúncias? Tem? Mas funciona? Ou só pra receber e ficar por isso mesmo? Tá na hora de dar atenção a isso. Tem telefones , só rastrear e começar a prender.”

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