10 de setembro, de 2024 | 11:50

Brigadistas controlam incêndio em área vizinha ao Parque Estadual do Rio Doce

Nesta teça-feira, equipes retornaram ao local devastado pelo fogo, para fazer o rescaldo e evitar a reignição

Enviada ao Diário do Aço
Equipes atuaram dia e noite para controlar o fogo e evitar que as chamas atingissem o Parque Estadual do Rio Doce Equipes atuaram dia e noite para controlar o fogo e evitar que as chamas atingissem o Parque Estadual do Rio Doce

Depois de dois dias e duas noites de enfrentamento de um incêndio de grandes proporções, iniciado no sábado (7), em uma área particular ao sul do Parque Estadual do Rio Doce (Perd), o fogo foi controlado pela Força-Tarefa do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio), coordenado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), juntamente com brigadistas da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda) e Arcelormittal.

Nesta terça-feira, conforme apurado pelo Diário do Aço junto à fontes ligadas ao Perd, as equipes estão na área atingida, para monitorar a situação e atuar no rescaldo para evitar que haja reignição do incêndio. Além do trabalho dos brigadistas, por terra, dia e noite, duas aeronaves Air Tractor foram empregadas ontem no ataque às chamas.

"Mas foi o trabalho por terra mesmo que tratou de atacar os pontos cruciais do incêndio. As labaredas não atingiram a área de mata do Perd, mas consumiram a vegetação em uma área de propriedade da ArcelorMittal Bioflorestas", explica um dos brigadistas, ouvido pela reportagem.

Conforme noticiado pelo jornal, o incêndio surgiu, sábado, na região do distrito de Baixa Verde, em Dionísio. Começou em uma área da ArcelorMittal Bioflorestas e avançou sentido à divisa do Parque do Rio Doce.

Nota da empresa
Conforme nota da ArcelorMittal BioFlorestas, enviada a pedido do Diário do Aço, ainda na quinta-feira (5), foram registrados focos de incêndio na área de plantio da empresa no distrito de Baixa Verde, no município de Dionísio, no Colar Metropolitano do Vale do Aço. “O fogo atingiu principalmente área de reserva legal, plantio de eucalipto e madeira para utilização na produção da companhia”, informou.

Origem desconhecida
Ainda não se tem informação oficial de como o esse incêndio começou no fim de semana, na área de florestas da empresa Arcelor. Para apurar as causas da ocorrência, foi iniciado um processo investigativo junto aos órgãos competentes.

Veja também:
Brasil concentra 76% dos incêndios na América do Sul

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.