10 de setembro, de 2024 | 14:58
Morre Peneneco, o grande artilheiro dos anos 1980 e 1990
Depois de cinco dias internado na UTI no Hospital Márcio Cunha (deu entrada com quadro de pneumonia), faleceu, vítima de um infarto, na manhã desta terça-feira (10), o ex-atacante Peneneco, que brilhou no futebol regional nas décadas de 1980 e 1990. José Geraldo Araújo era o seu nome, tinha 62 anos (completados em fevereiro último), e seu maior sucesso foi no comando do ataque da extinta Associação Atlética Aciaria, onde, ao lado de vários outros jogadores de renome no futebol do Vale do Aço, foi artilheiro e conquistou diversos títulos do Campeonato Ipatinguense.
Peneneco, por influência do futebol, foi trabalhar na Usiminas, onde aposentou-se após 27 anos de atuação. Era natural de Tarumirim, onde começou a jogar no América local. De lá, foi para o Cesjo, de São João do Oriente, destacando-se também no melhor time da história daquela agremiação, jogando o Campeonato Ipatinguense. A Aciaria, à época, foi buscá-lo, e ele, mantendo o estilo rápido e preciso nas finalizações desde meados da década de 1980 até meados da década seguinte, marcou mais de uma centena de gols e conquistou diversos títulos.
Defendeu também a seleção de Ipatinga em amistosos, como, por exemplo, contra o Cruzeiro, em 1986, na vitória de 2 a 0, no estádio Lanari Júnior, com um dos gols assinalados por ele (o outro de Jurandir). Outra passagem marcante foram três gols na final do Ipatinguense de 1987, contra a rival Usipa, no campo do adversário, numa virada de 3 a 2, fazendo a Aciaria campeã.
Família
Peneneco era casado com a professora Tânia Araújo, com quem teve os filhos Matheus e Marcos. Deixa, ainda, a neta Luiza e mais cinco irmãos. Era residente em Santana do Paraíso há décadas.
Seu corpo será velado a partir de 19h desta terça-feira na Igreja Batista Nacional, naquela cidade, com sepultamento previsto para a manhã desta quarta-feira (11) no cemitério municipal de Santana do Paraíso.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Albes Cassimiro Soares
11 de setembro, 2024 | 14:05Lembro de um domingo, num jogo do campeonato ipatinguense, no antigo campo do bigode, eu estava como delegado da partida, ele chegou ate a mim e me perguntou se poderia assinar na sumula o nome " peneneco ", eu mais esperto do que ele repondir, se na sua identidade tiver escrito o nome como peneneco vc pôde, ele morreu de rir.”
Malta
11 de setembro, 2024 | 13:29Peneneco morreu? Pô... trabalhei com esse cara na Aciaria I uns 20 anos atrás”
Elias
11 de setembro, 2024 | 13:08Joguei contra ele, ooo nego lixo viu, jogava fácil um ótimo finalizador,”
Wesley Ananias
11 de setembro, 2024 | 11:17Grande profissional, amigo de todo mundo e grande atleta. Recordo nos tempos que trabalhava na usiminas e às 15 horas iria "serrota " o café da turma do peneneco e lá era os cinco minutos que eu mais ria naquele dia da resenha dele com o pessoal da equipe , todo dia era uma resenha nova , vá em paz irmão e que Deus conforte o coração dos familiares.”
Viva a Aciaria o Maior Clube de Todos os Tempos
11 de setembro, 2024 | 09:43Fez história ao lado do nardielo na aciaria, um grande jogador do futebol de Ipatinga; triste demais mas a vida é assim, há pouco tempo o grande treinador do time Nicolino tbm deixou este mundão. Quem viu viu, vá com Deus peneneco!!!”
Ailton Jones
11 de setembro, 2024 | 09:40Foi um amigo, uma pessoa de alma boníssima e o q resta são as ótimas lembranças!
Nos grandes embates entre Usipa x Aciaria fizemos grandes disputas com muita lealdade; ora eu ganhava e ora ele!
Fica uma lacuna, um vazio de uma história que não foi totalmente contada! Entretanto. Deus sabe de todas as coisas e q o receba de braços abertos!
Descanse em paz meu amigo; choramos de tristeza mas o céu está em festa por te receber!”
Marcelaoalves
11 de setembro, 2024 | 08:16SIMPLEMENTE LENDA!”
Eber Firmino da Silva
10 de setembro, 2024 | 19:03Deus resolveu recolher meu amigo.
Fica a tristeza por sua partida, mas também fica a certeza de seu legado e seu brilho.
Vai fazer muita falta meu amigo.
Vai com o PAI.”
Zinho
10 de setembro, 2024 | 17:59Não chorem à beira do túmulo, Peneneco não está lá
Ele aguarda o árbitro soprar o apito, nas tardes de verão e nos chuviscos suaves da primavera.
Ele é o matador inquieto dos campos de futebol amador que silencia a torcida adversária.
Não chore à beira do seu túmulo, ele não está lá.
Ele está no brilho dos olhos de quem viu seus gols atravessando o tempo, após pendurar as chuteiras na lembrança de quem vivenciou a época de ouro do futebol regional.
Não, não chorem tristes à beira do seu túmulo, Peneneco não está lá, ele não morreu.
Ele é o artilheiro insinuante e livre que continua correndo nos gramados da saudade dos apaixonados pelo futebol no Vale do Aço.
Intertexto
Não Chore à Beira do Meu Túmulo
Mary Elizabeth Frye”
Luciano Conrado Dias
10 de setembro, 2024 | 17:49Eminha juventude ,( johe estou com 50 anos ) eu sempre via o PENENECO como uma referência NO ESPORTE, sempre bem humorado, amigo do meu pai , nunca ouvi falar de alguém que não gostasse do peneneco.
Santana do Paraiso ,perde hoje um de seus ILUSTRES ,munícipes.
Deixa seu legado no ESPORTE REGIONAL
Sargento Conrado”
Walter Mairon Leão
10 de setembro, 2024 | 17:23Meu grande amigo, trabalhamos na mesma função pro muito tempo na usiminas.”