15 de setembro, de 2024 | 08:30

De Tarzan e Magayver: Candidatos a vereador na região têm nomes curiosos

José Cruz/Agência Brasil
Pela regra eleitoral, candidatos não podem usar nomes de órgãos públicosPela regra eleitoral, candidatos não podem usar nomes de órgãos públicos

A cada eleição os candidatos tentam despertar a atenção do eleitor com nomes incomuns. E nestas Eleições Municipais 2024 não é diferente. Entre as candidaturas registradas para disputa das vagas no Legislativo dos municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço, é possível encontrar nomes com referência a astros internacionais como Tina Tânia, provavelmente uma alusão à "Rainha do Rock" Tina Turner. E há também outros personagens famosos da televisão, como Tarzan e Magayver.

O chefe do Cartório Eleitoral de Coronel Fabriciano, Arnaldo Brasileiro, explica que existe um critério para a escolha do nome de urna. Os mais comuns são: professor, doutor, da saúde, irmão, enfermeiro, do povo. O proponente, porém, não pode usar siglas ou nomes ligados a órgãos públicos do governo. "Não pode usar, por exemplo, do Samu, do Fórum, do Conselho Tutelar e também não pode ser um nome que atente contra o pudor, ser ridículo ou irreverente, tudo isso é observado pela Justiça Eleitoral", esclareceu.

Conforme as regras eleitorais, o nome de urna eletrônica deve ter, no máximo, 30 caracteres, podendo ser o prenome; sobrenome; cognome; o nome abreviado ou o apelido, ou nome pelo qual é mais conhecido.

Na cidade de Coronel Fabriciano, são 243 candidaturas para vereador registradas. Os nomes mais curiosos são: Armando Bolsonaro (PL); Baballo da Cooperativa (PSB); Beto Coca-Cola (PT); Biscoito (PT); Canarinho (PRD); Nelvam Ramboflex (Republicanos) e Magayver (Solidariedade).

Em Ipatinga, dos 351 candidatos registrados para a disputa de vereador, chamam atenção os nomes: Xande do Leque (PRTB); Agnaldo Jiló do PL, Canuca (PRTB); Fernando, o Mito do Fusca (PP); Deré de Todos (PRTB); Limão (PRD), Lourinho do Gás (PSB); Peixinho (PRTB); Ximbica (Mobiliza) e Zirim (PRD).

Dos 211 que disputam as eleições proporcionais em Timóteo, tem o Beá (PL); Brucutu (PDT); Cristiano Kiki Caneta Preta (Cidadania); Juliano Resolve (PDT); Lambretinha (Rede) e Whinguiston Gois de Oliveira (PMB).

No município de Santana do Paraíso, foram 147 registros de candidaturas para vereador, e entre eles estão: Angelo Bimladem (Podemos); Bill Belo (PRTB); Buchim do Açougue (PP); Corujinha (MDB); Dentinho da Ambulância (PSB); Loira do Pão (Podemos); Mamute (PRTB); Neném Fuscão (PDT); Nystron Goulart (PV); Tarzan do Jardim Vitória (Podemos).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Francisco de Magalhães Dias

15 de setembro, 2024 | 13:05

“Ainda irá aparecer o OSCAR FAJESTES nas três cidades”

João D. Cardoso

15 de setembro, 2024 | 11:24

“Todos querendo uma boquinha!!!”

Gildázio Garcia Vitor

15 de setembro, 2024 | 10:40

“Interessantes e geniais nomes! Criatividade é coisa nossa. Em São Marcos-RS tem um com o nome de Brochetão (PDT), acho que ele não vai entrar.”

Ix

15 de setembro, 2024 | 09:21

“Kkkkk”

Envie seu Comentário