18 de setembro, de 2024 | 15:07
Copasa alerta para consumo consciente de água durante estiagem e ondas de calor
Divulgação Copasa
Uso responsável pela população é importante para evitar racionamentos no período da seca
Uso responsável pela população é importante para evitar racionamentos no período da secaAs mudanças climáticas que ocorrem em todo o mundo estão exigindo cada vez mais uma transformação no comportamento da população no que diz respeito ao consumo. Minas Gerais está entre os estados do país mais atingidos pela estiagem e ondas de calor severas, onde diversos municípios não registram chuvas há quase cinco meses. Em consequência disso, é natural que o volume das fontes de água utilizadas pela Copasa para abastecer a população sofra uma redução considerável a ponto de ameaçar o abastecimento em regiões mais críticas.
Em períodos normais, especificamente em cerca de 640 cidades do estado, a Copasa distribui diariamente, em média, 278,5 bilhões de litros de água aos seus clientes. No entanto, diante da seca e das altas temperaturas, a Copasa registra em média um aumento de 20% do consumo de água e é aí que acontece o desequilíbrio dos sistemas de abastecimento, aponta a estatal.
Até o momento, os municípios não correm risco imediato de desabastecimento, já que a Copasa, além de operar suas captações dentro dos limites outorgados pelas instituições competentes, monitora os mananciais e realiza, ao longo do ano, estudos de novas fontes de abastecimento que subsidiam a implementação de ações e aplicação de recursos técnicos-operacionais para garantir o abastecimento da população. Adicionalmente, a Copasa executa ações emergenciais, quando necessário, tais como a utilização de caminhão-pipa, perfuração e equipagem de poços profundos.
Apesar das condições adversas, as medidas mais drásticas, como rodízio e racionamento, afetaram até o momento três cidades: Lavras e São Gonçalo do Sapucaí, na região Sul, e Prata, no Triângulo Mineiro. E para que o sistema de fornecimento de água siga acontecendo até a chegada do período chuvoso, a Copasa faz um chamado à população para adotar medidas que evitem o desperdício de água. Atitudes simples podem garantir que a população mineira passe esse período em situação melhor que outros estados. 1 - Ao lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho, fazer a barba e ensaboar a louça, mantenha a torneira fechada; 2 Abra a torneira apenas na hora de enxaguar; 3 - Use o balde no lugar da mangueira para lavar o carro e vassoura para limpar a calçada; 4 - Junte a roupa suja e lave somente duas vezes por semana; 5 - E preste atenção na tubulação do seu imóvel. Vazamentos desperdiçam muita água.
Condições climáticas extremas
Somadas à estiagem, comuns nessa época do ano, estão também as queimadas que ocorrem com frequência nesse período seco, contribuindo para o aumento das temperaturas, para a poluição e que prejudicam o abastecimento, pois podem causar entupimentos das bombas que estão em mananciais de captação, além de provocar aumento do consumo de água, já que, devido às fuligens, a população tende a higienizar os imóveis com maior frequência.
Conforme o Programa Queimadas”, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil registrou mais de 152 mil focos de incêndio neste ano. O número supera o dobro dos casos documentados no mesmo período em 2023. Somente em Minas Gerais, até o momento, quase 7 mil queimadas já foram registradas.
Outros fatores que também favorecem o aumento do consumo são as ondas de calor. Nos últimos anos, esses fenômenos têm se intensificado. Segundo a MetSul meteorologia, o Brasil está sob a influência de uma massa de ar extremamente seco e quente, o que também resulta em umidade muito baixa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















