20 de setembro, de 2024 | 14:30

Polícia Civil de Fabriciano desarticula esquema de fraudes e adulterações de veículos

Investigações indiciaram 13 suspeitos no esquema que envolve despachantes, mecânicos e advogados

Arquivo Diário do Aço
O começo das investigações foi uma oficina de retífica de motores automotivos em FabricianoO começo das investigações foi uma oficina de retífica de motores automotivos em Fabriciano

A Polícia Civil de Coronel Fabriciano concluiu uma investigação visando o desmantelamento de uma associação criminosa suspeita de praticar crimes de adulteração de sinal identificador de veículos automotores, receptação, fraudes contra seguradoras, lavagem de capitais e falsificação de documentos públicos. A investigação envolveu um grupo de 13 suspeitos, incluindo despachantes, mecânicos e advogados, atuando de forma coordenada em toda a região.

A investigação teve início em outubro de 2022, conforme divulgado pelo Diário do Aço, após uma denúncia relatando a receptação de veículos furtados e desmanchados em uma retífica da cidade. Durante as diligências, a polícia encontrou indícios de desmanche ilegal de veículos no estabelecimento denunciado. A partir de buscas e apreensões, foram localizados 27 motores com sinais de adulteração e diversas outras peças de origem duvidosa.

A investigação revelou a atuação de um grupo criminoso liderado por um homem de 35 anos, que adquiria veículos furtados e com pendências judiciais, fazia o desmanche e revendia as peças adulteradas. As atividades ilícitas do grupo incluíam, além do desmanche e revenda de veículos adulterados, fraudes contra seguradoras, em que veículos eram declarados como furtados para obtenção de indenizações fraudulentas, bem como na falsificação de documentos de transferência de veículos e da lavagem de capitais, mediante a ocultação de bens.
Arquivo Diário do Aço

Além disso, o grupo contou neste período com a atuação de advogados, para obter informações sigilosas de maneira indevida, que dispunham sobre a decretação de medidas cautelares que eram determinadas pela Justiça.

As operações deflagradas durante o trâmite da investigação resultaram no bloqueio judicial de circulação e transferência de dez veículos, avaliados em mais de R$ 1,2 milhão, em virtude das provas obtidas por meio da análise de celulares apreendidos e depoimentos dos investigados.

Além de Coronel Fabriciano, o grupo também agia nas cidades de Ipatinga, Timóteo, São Domingos do Prata, Betim e em Belo Horizonte. Após ser concluído, o inquérito foi remetido à Justiça para a sua tramitação legal.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Caio

27 de setembro, 2024 | 09:27

“Metade do vale do aço conhece a outra metade ele deve, quem não conhece cai nesse papinho fiado dele
Deve muita gente, eu por exemplo sou um que ele deve, e tá meu nome aí, não tem uma pessoa que fala bem desse cara, nome sujo na cidade, e agora tá aí respondendo acusações.”

José

27 de setembro, 2024 | 09:19

“Esse cara da retífica é pichado na cidade toda.”

Matheus

27 de setembro, 2024 | 09:14

“Quem cresce com dinheiro sujo, uma hora é cobrado”

Juliano Alves

25 de setembro, 2024 | 09:20

“Engraçado que tem menos de meia dúzia de cornos escrevendo que não é homem nem de escrever os próprios nomes verdadeiro e vem aqui expressar a opinião, não passa de invejosos ? enquanto a metade do vale aço conhece e admira o rapaz !! Não entanto que as cidades parou pra saber do tamanho da mentira da publicação pois Eu estava na loja e não aconteceu nada nesta data !! 20 de setembro 2024 ? conhece-o não só ele mas a família, todos são trabalhadores !! Quando ele começou nos fundos da casa do pai dele e ninguém via , ninguém ia perturbar agora as autoridades que trabalhem certo e fazem serviço certo e não ficar querendo forjar reportagens falsas !!”

Marcos

22 de setembro, 2024 | 13:40

“Polícia civil de coronel Fabriciano está querendo ser igual de Camburiú querem andar de Porscher e Camaro ? porém com carro de trabalhador kkkk sociedade toda já está vendo isso”

Douglas

22 de setembro, 2024 | 12:08

“Engraçado que os policial novatos prendeu tiaozinho pq ele ganhava uns trocado pra transferir carro? os novatos quis deixar essa bocada pra ele não kkkk”

Leonardo

22 de setembro, 2024 | 09:43

“Essa retífica na br é muita sujeira, levei meu carro para fazer o motor, me deram um prejuízo, e tudo deles é falar pra entrar na justiça, estão cheio de processos e agora tá explicado, vão responder no criminal,”

Luiz

22 de setembro, 2024 | 09:38

“Você leva seu carro nessa oficina pra resolver um problema ele volta com mais três, agora tá explicado o contrabando de peça, cuidado ao levar seu carro lá”

Justo

22 de setembro, 2024 | 06:54

“Tinham que colocar o nome da arapucas e as fotos dos meliantes”

Roberto Alves da Silveira

22 de setembro, 2024 | 04:09

“Não entendi nada ,desarticulou mas...não prendeu ninguém é isso....se for o crime realmente compensa...”

Diegot

21 de setembro, 2024 | 22:00

“Curioso como algumas pessoas que vivem de ostentação somem quando a realidade bate à porta. E agora? Culpar o diabo ou se esconder atrás da fé não apaga os fatos. Onde está o Camaro azul? A verdade sempre aparece, cedo ou tarde., tentou dar o golpe no TK, mexeu com peixe grande, ficou sem carro, e agora a quadrilha foi descoberta.”

Tiago

21 de setembro, 2024 | 19:45

“Essa oficia já é conhecida em dar calote nas pessoas, muito cuidado ao levar seu carro lá, fiz meu motor e sai no prejuízo,”

Sargento

21 de setembro, 2024 | 12:15

“? muito fácil conseguir dinheiro e subir uma empresa com fruto do crime e depois que é cobrado falar que estão com inveja e perseguição. É aquele ditado, na cadeia todo mundo é inocente”

Coronel Fabriciano

21 de setembro, 2024 | 10:28

“Meu carro está envolvido nisso, e foi transferido diversas vezes na mesma unidade da polícia civil de coronel Fabriciano , e o mesmo colocou impedimento ? Será pq ?inveja perseguição querem curtir com carro de trabalhador? Pq a própria polícia vem aqui e responde nos comentários ? Pq a correjodoria não faz nada ? Pq era a mesma polícia que trabalhava lá dentro ?”

Desembargador

21 de setembro, 2024 | 07:38

“O mais engraçado da história é que a própria polícia que faz a vistoria nos carros e só agora resolveram isso nossa que incrível quantos carros deste mesmo esquema não está circulando por aí.”

Adriana

20 de setembro, 2024 | 22:43

“O DETRAN não tem nada haver com isso, como diz na notícia dos suspeitos, a quadrilha é formada por Despachantes Mecânicos e advogados a polícia descobriu e acabou com farras dos canalhas”

Carlos Alberto

20 de setembro, 2024 | 18:41

“Engraçado que a própria polícia civil que faz vistoria nos carros e ganha 50$ por transferência e o mesmo que ajuda e o mesmo que depois quer prejudicar ?”

Fabrício

20 de setembro, 2024 | 16:44

“Casa sempre vai cair para pilantra, uma hora a conta chega !”

Luiz

20 de setembro, 2024 | 16:23

“Engraçado é quase metade destes veículos foram vistoriados no próprio DETRAN DE FABRI, então isso quer dizer que a polícia está envolvida neste suposto esquema?”

Envie seu Comentário