20 de setembro, de 2024 | 15:34

Candidato à reeleição em Congonhas, Dinho é alvo de CPI e processo de cassação

O prefeito de Congonhas e candidato à reeleição, Cláudio Antônio de Souza, o Dinho (PSD), teve, ao longo do seu mandato iniciado em 2020, seu nome envolvido em uma série de denúncias de desvios de conduta. Os fatos imputados a ele, seguidamente denunciados, transformaram-se inclusive em uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aberta na Câmara Municipal. Simultaneamente, foi instaurada uma Comissão Processante (CP) também na Casa Legislativa.

Recentemente, conforme divulgado num vídeo da Câmara de Vereadores, foi informado que os parlamentares tentaram realizar a fase de oitiva com o prefeito, dentro da CP, mas o chefe do Executivo apresentou um atestado médico, o mesmo procedimento que teria ocorrido em outras oportunidades de Dinho se explicar junto à Comissão Processante. Oitiva é procedimento jurídico que consiste na audição de testemunhas ou partes envolvidas em um processo judicial, no caso, a Comissão Processante.

Acusações
Conforme apurado, existem denúncias de desvio de verbas dos cofres do município para uma fundação dirigida por pessoas ligadas ao próprio prefeito. As acusações indicam que os recursos de Congonhas estariam sendo destinados a esta aludida fundação para a construção de um hospital, que não seria público. O projeto de construção, segundo as acusações, foi indeferido pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais, que teria apontado 73 inconsistências.

Aedes do Bem
Existe outra denúncia de acusação de superfaturamento no programa “Aedes do Bem”, que consiste em introduzir mosquitos Aedes aegypti transgênicos, que não transmitem o vírus da dengue por gerarem somente mosquitos machos e que não picam as pessoas. Na primeira remessa, houve um desembolso dos cofres públicos, segundo os acusadores, no valor de R$ 15 milhões.

Diante desses e de outros fatos das candidaturas, os bastidores da campanha eleitoral no município de Congonhas seguem com o clima cada vez mais efervescente.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário