20 de setembro, de 2024 | 20:30
Hospital Municipal Eliane Martins abre leitos de UTI pediátrica para ampliar assistência aos casos de doenças respiratórias
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do AçoO Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), em Ipatinga, já conta com oito leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica em funcionamento. A medida foi determinada frente o aumento de internações por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), situação agravada pela seca prolongada e pela poluição causada por incêndios que atingem a região. Esses leitos serão destinados ao atendimento de crianças que apresentem quadros graves de doenças respiratórias. A cerimônia de inauguração foi realizada no fim da tarde de sexta-feira (20), no auditório da unidade hospitalar, no Cidade Nobre.
A cerimônia de inauguração foi realizada no fim da tarde, no auditório da unidade de saúde.
A ala recebeu o nome de Helton Rodrigues Santos, escolhido de forma unânime durante colegiado, em homenagem ao importante pediatra que dedicou anos de sua vida à cuidar e salvar vidas de crianças.
Com a abertura, Ipatinga amplia o acesso às UTIs no município, visto que havia apenas três leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Márcio Cunha. Agora, a cidade conta com 11, para atender não somente os munícipes, mas também os pacientes das demais localidades da região.
Para tratamento de doenças respiratórias, nós contamos com todos os recursos necessários. Aqui nós temos condição de tratar todas as doenças respiratórias agudas graves. Nós contamos com equipamentos e pessoal habilitado e suficiente para prestar uma boa assistência”, garante Marcus Vinícius Alvim de Oliveira, especialista em terapia intensiva pediátrica e responsável técnico da nova UTI.
Multiprofissional
A equipe que irá trabalhar no local conta com médicos pediatras, enfermeiras especialistas e assistenciais, técnicas de enfermagem, fisioterapeutas e psicólogos. A UTI é equipada com ventiladores mecânicos, monitores, incubadoras, entre outros.
A implantação dessa unidade de 8 leitos de UTI respiratórios traz para as mães de Ipatinga e região uma tranquilidade de que seus filhos com doença respiratória grave vão ter uma assistência de padrão mais avançado, mais adequado, com equipamentos, com medicamentos, estrutura, com pessoal habilitado e em dimensionamento adequado para dar uma melhor assistência a essas crianças com doença respiratória”, conclui o médico.
Ampliação do atendimento
Walisson Medeiros, secretário de saúde municipal, enfatiza a importância da ampliação dos serviços prestados pela Saúde do município.
Qualquer forma de ampliar assistência é bem-vinda, não só para Ipatinga, mas para os municípios também pactuados que dependem desse serviço. E o início desses atendimentos da UTI pediátrica significa mais assistência de qualidade e nos tornar independente de qualquer outro serviço que venha a oferta esse tipo de atendimento que agora nós ofertamos aqui no Hospital Municipal de Ipatinga”, afirmou o chefe da pasta.
Além dos equipamentos técnicos, a UTI conta com uma decoração temática, que apresenta imagens de animais marinhos, como forma de auxiliar no processo de humanização do atendimento e ajudar na ambientação dos pacientes infantis e de seus acompanhantes.
Nós já trabalhamos na Secretaria de Saúde de uma forma mais acolhedora em todos os âmbitos, na atenção primária, com ligações de afeto, que é um projeto incrível em parceria com o Lurdiano [Freitas] a Faculdade Afya (medicina) e na nossa UTI não podia ser diferente. O ambiente é diferente do que o paciente está acostumado, o ambiente de casa, então todos os decalques, o tema escolhido, ele foi pensado justamente nesse acolhimento e para cada vez mais, tornar atrativo o nosso serviço para o nosso paciente, que é o que a gente mais preocupa, que é a assistência de qualidade, de forma afetiva, além de técnica e com qualidade”, pontua Walisson.
Financiamento e contratações
O secretário de saúde explicou que a habilitação da UTI pediátrica com base na SRAG foi financiada previamente pelo governo federal. No dia 19 de abril deste ano, o Ministério da Saúde publicou a portaria que estabelece incentivo financeiro para auxiliar estados e municípios que decretaram emergência em saúde pela SRAG. Conforme a pasta, o incentivo financeiro de custeio contempla o repasse na modalidade fundo a fundo, em 3 parcelas mensais consecutivas. Também há incremento de recurso próprio do município, que compõe folha de pagamento, insumos, equipamentos, reformas, dentre outros.
Em detrimento do período eleitoral as contratações foram emergenciais considerando o estado de urgência emergência da Síndrome Respiratória Aguda, mas posteriormente a gente vai seguir por caminho de efetivação dessa equipe, que é uma equipe multiprofissional com médicos, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, técnicas de enfermagem e enfermeiros, dentre outros”, aponta Walisson, ao responder sobre a contratação de pessoal para trabalhar na nova ala.
Aumento de internações
O número de internações por doenças respiratórias em Ipatinga tem aumentado significativamente. No primeiro quadrimestre de 2024, foram registradas 400 internações relacionadas a problemas respiratórios, enquanto no segundo quadrimestre, sem os dados finais de agosto, já foram contabilizadas 405 internações.
Matheus Valadares
Servidores do HMEM e família do pediatra Helton Rodrigues foram homenageados durante cerimônia
Servidores do HMEM e família do pediatra Helton Rodrigues foram homenageados durante cerimôniaA SRAG já vem todo ano no período sazonal, mas o grande aumento das queimadas tem prejudicado ainda mais. Estima-se que a gente já teve uma média de 400 internações pediátricas só relacionada à Síndrome Respiratória Aguda. Ela [queimadas] prejudica muito, além de estender essa situação, que teria um período de fim na sazonalidade, mas devido à situação climática, tende a aumentar”, enfatizou Wallisson.
Homenagem
A nova unidade de saúde recebe o nome do médico pediatra Helton
Rodrigues Santos, que faleceu em 2023 e dedicou décadas de sua vida ao cuidado de crianças no HMEM. A homenagem foi marcada pela presença da viúva, Maria Aparecida Miranda Santos, e de familiares, que agradeceram o reconhecimento ao trabalho do profissional.
Muito gratificante para mim, para meus filhos, para minha família, os primos do Helton que estão aqui, dele ter sido reconhecido, o carinho de todos os profissionais com que ele trabalhou tantos anos. Isso para nós é realmente emocionante. Ele falava assim, amor, essa UTI vai ajudar nós, profissionais, e muitas crianças”, afirmou Maria Aparecida.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]























Verdade Nua e Crua
21 de setembro, 2024 | 07:35Rapaz como de repente as coisas começam a acontecer, deveria ter eleição é todo ano. Mas a população fica ligada porque o golpe tá aí e cai quem que!”
De Olho
21 de setembro, 2024 | 04:53O curioso dessa decisão é por que só agora, às vésperas das eleições? Jogada baixa.”