22 de setembro, de 2024 | 08:30

População comenta sobre a possível volta do horário de verão

Arquivo
Nas ruas, o assunto divide opiniões e a maioria se manifesta contrária ao horário de verão Nas ruas, o assunto divide opiniões e a maioria se manifesta contrária ao horário de verão

Com a grave seca que atinge o Brasil e ameaça os reservatórios de água das hidrelétricas, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) recomendou a volta da adoção do horário de verão no Brasil. A medida vem sendo avaliada pelo governo federal, que pode tomar uma decisão nos próximos dias. Nas ruas, o assunto divide opiniões conforme entrevistas feitas pelo Diário do Aço.

Instituído em 1931 no Brasil, o horário de verão funcionou continuamente de 1985 até 2019, quando o governo de Jair Bolsonaro decidiu revogá-lo, em abril de 2019, alegando pouca efetividade na economia energética. O horário de verão consiste em adiantar os relógios em uma hora. Na prática, acorda-se com o nascer do sol e "ganha-se" uma hora a mais no fim do dia.

Na semana que passou, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a decisão deve ser tomada nos próximos dez dias. Caso seja realmente adotada, a medida deve valer ainda para 2024, não necessariamente em todo o verão.

Alexandre Silveira disse ainda que, apesar da indicação da ONS, não há risco energético em 2024 e, por isso, a adoção do horário de verão ainda será melhor avaliada. No entanto, o ministro destacou que é preciso pensar a longo prazo, com o olhar em 2025 e 2026. Será necessário avaliar as alternativas e conversar com os setores interessados, antes de avançar na discussão.

Mas, o governo terá que enfrentar outro desafio: Convencer a população que, tecnicamente, adiantar o relógio em uma hora tem resultados práticos para enfrentar uma seca histórica. Nas ruas, o Diário do Aço ouviu algumas pessoas sobre o que pensam da possibilidade do governo federal retomar o horário de verão.

Veja abaixo a opinião da população:

Hélio Vieira, 70 anos, taxista, Amaro Lanari, Fabriciano
Silvia Miranda
"Eu não estou de acordo. Esse horário não é bom e nunca foi. Eles vêm com esta história de economia de energia, mas é tudo ganância dos homens e nós temos que mudar todo o nosso relógio biológico por causa disso".


Maria Aparecida Alves Lucas, 48, Agente Comunitária de Saúde, Veneza, Ipatinga
Silvia Miranda
"Eu não concordo porque, para mim, esse horário de verão não interfere em nada para a economia de energia, eles falam que economiza, mas eu acho que não. Eu acho melhor ficar sem horário de verão mesmo”.


José Felipe Rodrigues, 64, frentista, Santa Terezinha II, Fabriciano
Silvia Miranda
"Pra mim, até pode voltar sim, mas não faz muita diferença, não adianta muita coisa em termos de economia de energia, mas também não atrapalha, se for para voltar, não tem problema, tudo é questão de costume".


Denize Reis Correia, 69, professora aposentada, Santo Antônio, Fabriciano
Silvia Miranda
"Melhor ficar do jeito que está, não precisa mudar. Falam em economia de energia, mas está ficando tudo muito difícil, falta água, não chove, falta muita coisa para o meio ambiente, não é só isso que precisa".


Elvinia Lage Pires, 69, professora aposentada, Bom Retiro, Ipatinga
Silvia Miranda
"Eu não concordo com a volta do horário de verão, porque esse horário me faz um mal daqueles. Eu não gosto e atrapalha o relógio biológico do corpo. Deveria ficar como está e não mudar a nossa vida".


Melks Neiva, 44, pintor, Santa Terezinha II, Fabriciano
Silvia Miranda
"Eu concordo, acho melhor o horário de verão, é uma hora a mais no dia, uma diferença que ajuda no rendimento do trabalho, pois o dia fica mais longo, não escurece tão rápido. Para mim, é melhor voltar, sim, gosto da ideia".
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário