25 de setembro, de 2024 | 15:31

Repactuação do acordo de Mariana pode destinar recursos para obras no Vale do Aço

Fundação Renova
Novo acordo de reparação pela tragédia de Mariana está prestes a ser concluídoNovo acordo de reparação pela tragédia de Mariana está prestes a ser concluído

Nove anos após o rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, um novo acordo de reparação de danos está prestes a ser concluído. O anúncio foi feito pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que destacou a expectativa de garantir R$ 100 bilhões em recursos adicionais, além de R$ 30 bilhões em obrigações diretas das empresas responsáveis. O deputado estadual Celinho Sintrocel (PCdoB), representante do Vale do Aço na Comissão de Acompanhamento da Repactuação do Acordo de Mariana na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), apresentou um requerimento ao Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), solicitando que parte desses recursos seja destinada a intervenções estruturantes na região. A informação foi divulgada pela assessoria de comunicação do parlamentar.

No Requerimento nº 6312/2023, Celinho solicita a destinação de recursos para a recuperação e pavimentação de importantes rodovias no Vale do Aço, como a alça de contorno da LMG-760 (Timóteo) e diversas estradas que conectam municípios da região, como Dionísio, Sem-Peixe, Córrego Novo, Ipatinga e Pingo-d'Água. O parlamentar destaca também a necessidade de investimentos na recuperação da Ponte Queimada, entre Pingo-d'Água, Bom Jesus do Galho e Marliéria, e na contenção de encostas, visando à prevenção de desastres, principalmente em Timóteo.

O deputado ainda reforça a importância de ações ambientais e sanitárias ao longo da Bacia do Rio Doce, com a construção de estações de tratamento de esgoto (ETEs) e a limpeza de córregos que cortam o perímetro urbano de cidades como Córrego Novo. Para ele, a repactuação é uma oportunidade única para a recuperação integral da bacia e do Rio Doce. "É necessário garantir que o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce acompanhe permanentemente o cumprimento das cláusulas do novo acordo", afirmou Celinho. O parlamentar finalizou destacando que espera que, da tragédia de Mariana, surjam ações concretas que promovam o desenvolvimento econômico e social da região.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Wander Bispo Almeida

29 de setembro, 2024 | 08:18

“Estou vendo que isso aí para o povo que realmente teve prejuízo, só vai sobrar as migalhas, porque aparti do momento em que entrou políticos nas negociações o povo tá ficando de fora porque os políticos querem a maior parte esses bandos de abutres, infelizmente o Brasil é governado pela corrupção”

Celso Salvadeu

28 de setembro, 2024 | 11:35

“Entrou político na jogada pode desconfiar tem treta”

Lourival Coelho de Oliveira

28 de setembro, 2024 | 11:05

“ESTA SITUAÇÃO DESTAS INDEMNIZAÇÃO DOS PESCADORES E RIBERIANHAS TA VIRANDO PIADA.
OS ADVOGADOS JA DEVERIAM TE RESOLVIDO ESTA SITUAÇÃO.
PEDIR PARA PAGAR AS INDEMNIZAÇÃO TIDO DE VEZ.
ESTA E MINHA OPINIÃO.
PAGAR 150 MIL PARA CADA, FORA OS HONORÁRIOS DOS ADVOGADOS.”

José Henrique Custódio Dá Cunha Caixa Tem

28 de setembro, 2024 | 07:15

“Uai cadê o cartão de auxílio onde está nos não vão comer asfalto não ue asfalto não dá alimentação não ue”

Joicilaine

27 de setembro, 2024 | 21:46

“Isso é um absurdo com os que realmente enfrentaram o problema da falta de água na cara!! Lembro que na época, minha cidade parecia um monte de zumbis atras de água e fiquei sabendo que tinha gangues que estavam pra se organizar pra roubar água do caminhao pipa de tao seria que estava a situaçao. Na época, pensamos que aquilo era o fim do mundo pq nosso unico meio de captar água era pelo rio doce e ele estava contaminado. Foi um filme de terror pra quem viveu. Fora os perrengues que era pra eu buscar água na roça de conhecidos. Governo nao tem direito nenhum sobre essa indenizaçao. Se ele quiser que entre na justiça e busque o que é deles se eles tiverem sofrido com isso.”

Leandro

27 de setembro, 2024 | 12:51

“Somos aqui em Rio Doce MG comunidade tradicional de faiscadores e pescadores.”

Leandro

27 de setembro, 2024 | 12:44

“Recpatuaçao pra que é pra quem de fato?”

Maria Lucia dos Santos

27 de setembro, 2024 | 11:58

“Se vocês entrarem no portal da fundação Renova, segundos eles já tem em andamento alguns programas de recuperação das áreas atingidas, como reflorestamentos, controle da água entre outros... quanto aos atingidos, até o momento é só marcando prazo e quando chega perto de prescrever, arrumam outra desculpa e alteram o prazo pra mais dias( meses)...injusto.”

José

27 de setembro, 2024 | 11:43

“Repactuação para os governantes e não para os atingidos”

Jorge Luis Rodrigues Guzzo

27 de setembro, 2024 | 10:26

“Só tem ladrão nesse país. O estado de MG está quebrado e quer resolver o problema com nosso dinheiro. Quebrado de tanto roubo fos governantes”

Dirleia Calixto

27 de setembro, 2024 | 10:09

“Não concordo com a repactuaçao porque quem está sofrendo com a falta do Rio saudável o peixe que acostumava pescar comer sem dúvida de pegar uma doença agora se quero comer tenho que comprar de longe e mesmo assim fico na dúvida se o peixe está contaminado ou não?agora vem esses bandos de urubu corrupto querendo encher os bolsos porque não irão fazer nada que preste até porque o nosso Rio doce quem pode limpar é somente Jesus o governo não tem capacitação nenhuma de deixar nosso Rio doce igual a que Deus formou pra mim isso de fazer limpeza restaurar fauna floresta Rio isso é papo pra boi dormi outra estrada os atingido não tem nada a ver com isso estradas o governo que resolve com lucros que recebe da gestão e não dos atingido”

Carlos

27 de setembro, 2024 | 05:25

“Isso e um absurdo nois estamos sofrendo sem poder pescar para sustentar a nossa família aguardando este dano agora vem uma dessa aí e ??”

Marlon da Silva

26 de setembro, 2024 | 13:32

“Isso realmente é uma vergonha tanto imposto que já cobram do povo ainda querem tirar mais e mais é de desanimar dessa nação mas tudo está no controle do senhor e nada foge do seu olhar um dia toda injustiça vai ser cobrado”

Djalma Sebastião Mauricio

26 de setembro, 2024 | 11:54

“? inadmissível que este dinheiro vá para outra causa que não seja a dos atingidos, pois estes são os verdadeiros prejudicados e não vamos deixar que estes oportunistas, que caíram de paraquedas se beneficiem.”

Margareth Menezes

26 de setembro, 2024 | 10:51

“Gente, se liguem. Estamos falando de bilhões. Os atingidos serão todos reparados. Mas vão enriquecer com esse dinheiro?
É mais que óbvio que o dinheiro tem que ir para os atingidos e também para todas as comunidades impactadas, assim como pede o deputado. É hora de alavancar o Brasil, Minas Gerais, e o atingidos.
Só li bobabgem aqui nesses comentários limitados e egoiístas.”

César

26 de setembro, 2024 | 09:03

“Cada vez esse país me passa mais indignação quem deveria receber algo séria os atingidos e não esse governo suga sangue que já cobram impostos absurdos dos cidadãos. Cada vez desacredito mais que esse país possa trazer justiça de verdade aos atingidos.”

Renata Estefânia Rodrigues dos Santos

26 de setembro, 2024 | 07:53

“Aonde fica o atingidos nessa história”

Leonardo

25 de setembro, 2024 | 23:17

“Concordo plenamente, mas asfalto só vai fazer diminuir ainda mais a absorção da água, o ciclo está comprometido!”

Marcos Santos Monteiro

25 de setembro, 2024 | 21:58

“Este dinheiro deveria ir pros atingidos não pros governantes ,isso é uma vergonha nacional ,mas Deus não dorme no processo da inglaterra esses ladrões não terão vez .”

Elias

25 de setembro, 2024 | 20:23

“Nos atingido não vai receber não”

Fábio Roldão Vasques

25 de setembro, 2024 | 17:44

“Deveríamos pegar uma parte desse dinheiro e plantar um milhão de árvores no Vale do Aço. Isso mesmo que você leu, um milhão.”

Envie seu Comentário