28 de setembro, de 2024 | 00:20

Incêndio consome área equivalente a mais de mil campos de futebol em Santana do Paraíso

Governo municipal instaura gabinete de crise devido à situação

Corpo de Bombeiros/Divulgação
Grande área verde foi consumida pelas chamasGrande área verde foi consumida pelas chamas
O intenso incêndio que se alastra por Santana do Paraíso, e que já consumiu cerca de 1170 hectares de área, ou seja, mais de 1.100 campos de futebol (o campo de futebol costuma ter 1 hectare), levou ao governo municipal criar um gabinete de crise para acompanhar e controlar a situação. A informação foi divulgada no início da noite desta sexta-feira (27) pela assessoria de imprensa da prefeitura.

O gabinete é formado por representantes da Prefeitura Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e conta com apoio da Polícia Civil. O fogo, que teve início no Córrego Monjolo, conforme noticiado em primeira mão pelo Diário do Aço, já atingiu a região do Residencial Paraíso e representa uma ameaça iminente para cidades vizinhas, como Ipatinga, Belo Oriente e Mesquita.

Nesta sexta-feira, um grupo de voluntários atuaram no combate às chamas que consomea vegetação do maciço do Pedra Branca, localizado na área rural de Ipatinga, logo após o distrito de Barra Alegre. O fogo veio justamente da área afetada em Santana do Paraíso.

“Desde o início do incêndio, as equipes têm trabalhado intensamente para desenvolver estratégias que contenham as chamas e minimizem os danos. A prefeitura mobilizou recursos de mão de obra, máquinas e equipamentos, além de ferramentas tecnológicas como drones e softwares avançados para identificar focos de incêndio e possíveis autores”, informou o governo municipal de Santana do Paraíso.

A administração ainda informou que há fortes indícios que se trata de incêndio de origem criminosa. “Portanto, as autoridades fazem apelo à população para que denunciem qualquer informação sobre os responsáveis pelo número 181. A colaboração da comunidade é fundamental para combater esse crime e proteger a natureza e a segurança dos cidadãos”, complementa a nota.

Corpo de Bombeiros/Divulgação
Fogo iniciado em Santana do Paraíso já chegou em área rural de IpatingaFogo iniciado em Santana do Paraíso já chegou em área rural de Ipatinga

Há outros pontos de incêndios pelo município e o comitê de crise monitora a situação para implementar ações necessárias para garantir a segurança da população e a preservação do meio ambiente. As equipes permanecem em estado de alerta e estão mobilizadas para agir rapidamente diante de novas ocorrências.

Ação dos Bombeiros
Com auxílio de um drone da prefeitura, os bombeiros realizaram uma vistoria na área afetada pelo incêndio. Neste momento, foi constatado que havia uma residência que parecia ter sido afetada pelo incêndio. Como não havia chegado informação sobre essas situações via 190 ou 193, a guarnição se deslocou novamente, juntamente ao local para averiguar a situação, e ao chegar ao local, perceberam que a residência havia sofrido efeitos do fogo na sua parte externa, mas sem vítimas ou danos significativos.

Ao findar o dia, ficou combinado junto ao secretário de Obras do município, que às 7h deste sábado (28), a equipe de bombeiros retomaria as operações e que a prefeitura disponibilizaria 5 brigadistas, 2 caminhões pipa e uma carregadeira de esteira com seus respectivos condutores, além de ferramentas diversas necessárias para o combate.

De acordo com o levantamento, já foram consumidos cerca de 1170 hectares de área, incluindo pastagens e matas, em cerca de 4 focos diferentes na região.

“O Prefeito fez contato com a empresa Cenibra e com os municípios de Mesquita, Belo Oriente e Ipatinga, avisando que os focos poderiam atingir tais municípios e áreas de eucalipto da Cenibra”, finaliza a nota dos bombeiros.

Leia também
Incêndios reduzem a qualidade do solo e geram risco de deslizamentos
Incêndio no corrego do Monjolo em Paraíso está fora de controle
Por causa de incêndio, viagens do trem de passageiros da Vale estão suspensas
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rodrigo

28 de setembro, 2024 | 06:18

“A eleição municipal acontece em outubro e o tema ambiental (mudanças climáticas) não é discutido pelos candidatos, até parece um transe coletivo.Deveria ser tema central no debate público.Deveríamos plantar centenas de milhares de árvores no Vale do Aço.”

Envie seu Comentário