30 de setembro, de 2024 | 16:12

Xerimbabo Usiminas tem início em outubro com circuito de visitação ambiental

Divulgação
Visitação será de 19 de outubro a 15 de dezembro Visitação será de 19 de outubro a 15 de dezembro

As escolas já podem se programar para a visitação do Projeto Xerimbabo Usiminas, que estará aberto de 19 de outubro a 15 de dezembro. Nos 40 anos de criação, o projeto vem com o tema “Meio Ambiente: Cuidar é um dever”, informa a Usiminas.

Durante o período, o público será convidado a participar de um circuito de visitação guiado pelo Centro de Biodiversidade da Usipa. O percurso inclui o conhecimento das áreas de preservação ambiental da Usiminas, informações sobre o cuidado com os animais, controle atmosférico, qualidade do ar, práticas de uso racional da água e gerenciamento de resíduos.

“O Programa Xerimbabo sempre foi uma das principais ferramentas de educação ambiental para a comunidade do Vale do Aço. Este ano, reforçamos a importância de cada um de nós cuidar do meio ambiente. Temos a oportunidade de transformar nossas práticas individuais e, como indústria, seguimos buscando inovação e responsabilidade ambiental para garantir que sejamos bons vizinhos e parceiros no desenvolvimento sustentável da nossa região”, afirma Luziane Oliveira, da área de Meio Ambiente da Usiminas.

Os agendamentos podem ser realizados por escolas e grupos organizados pelo telefone (31) 97214-5304 para visitação de terça a sábado, das 8h às 11h e 13h às 17h. A comunidade poderá visitar aos sábados, domingos e feriados, sem agendamento, sob avaliação de lotação.

Mais informações no site Projeto Xerimbabo

Exposição Jardins Móveis
Outra atração desta edição é a exposição Jardins Móveis, dos artistas visuais Felipe Barbosa e Rosana Ricalde, do Rio de Janeiro. Composta por esculturas vibrantes que incorporam bichos e objetos infláveis de forma criativa, a mostra traz uma reflexão profunda sobre a relação entre natureza e consumo. Esta iniciativa tem patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Marreta

01 de outubro, 2024 | 18:16

“Xerimbabo é uma palavra engraçada. É assim que os índios chamam seus bichos de estimação. Xerimbabo pode ser um papagaio, um cachorro, um sagui, um gato, um canário-belga, etc. Toda a criança gosta de ter o seu xerimbabo.”

Rodrigo

01 de outubro, 2024 | 06:18

“RETIRADA DA VEGETAÇÃO NATURAL:
A principal interferência do ser humano é o desmatamento na região da encosta, que elimina as chamadas plantas salvadoras. A vegetação exerce um papel importante de estabilização do solo, segurando a terra e servindo como barreira natural para a queda d?água. Ao retirar essa cobertura, deixa-se um terreno limpo para que o solo deslize morro abaixo sem grandes obstáculos. Conclusão: deveríamos plantar centenas( CENTENAS!!!) de milhares de árvores em todo Vale do Aço, na região urbana e rural.Uma nobre tarefa para os prefeitos, vereadores e as siderúrgicas da nossa região.”

Envie seu Comentário