02 de outubro, de 2024 | 00:01

Documentário destaca cultura e tradições no Cocais dos Arrudas

Jimmi Torres
O filme foi lançado na comunidade rural de FabricianoO filme foi lançado na comunidade rural de Fabriciano
O último domingo de setembro (29/9) ficou marcado pelo lançamento do documentário “Cocais dos Arrudas das Tradições”, dirigido pelo cineasta Jimmi Torres, encarregado de uma extensa pesquisa sobre as tradições culturais da região. O evento contou com a participação massiva da população local, conforme informações da assessoria.
O filme destaca importantes manifestações culturais tradicionais de Cocais, como os marujeiros, a dança da fita e o boi balaio, que são mantidas vivas por gerações e que continuam atraindo público e turistas para a localidade. “A produção foi construída a partir de entrevistas e da narrativa oral dos próprios guardiões dessas tradições, dando voz às pessoas envolvidas nesse rico patrimônio cultural”, destaca.

Jimmi Torres acumula as funções de diretor, cinegrafista, pesquisador e entrevistador. “O lançamento do documentário representa mais um marco na valorização da cultura local, resgatando e eternizando tradições que são fundamentais para a identidade do Cocais”, conclui. A exibição on-line está disponível ao público e pode ser acessada no YouTube, “permitindo que ainda mais pessoas conheçam a riqueza cultural dessa região”, completa.

A produção de “Cocais dos Arrudas das Tradições” é patrocinada com recursos da Lei Paulo Gustavo no município de Coronel Fabriciano e apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG). O documentário pode ser acessado no canal de Jimmi Torres no YouTube ou pelo link https://youtu.be/IE78Nqir6oE?si=hJBDUKvEzWuAmD3R.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário