03 de outubro, de 2024 | 15:30
Programação itinerante de cinema e debates em escolas de Ipatinga
Outubro chega com exibições filmes e debates promovidos pelo projeto Cinema Itinerante Los Películas Cineclube, em duas instituições de ensino de Ipatinga. Nesta sexta-feira (4), na Faculdade Anhanguera, serão apresentados o curta-metragem Brilhante” e, em seguida, o longa-metragem As Vantagens de Ser Invisível”. Os alunos da Escola Estadual Selim José de Salles poderão conferir o filme ipatinguense Santa Cruz” e o elogiado e premiado O Palhaço”, na próxima terça-feira (8). Ao término das sessões, a plateia é convidada a participar de uma rodada de bate-papo sobre os filmes exibidos.As sessões são voltadas aos alunos das instituições e integram a programação itinerante do projeto iniciado em junho e que já passou pelos bairros Bom Jardim, Planalto, Vila Celeste, Canaã e Limoeiro. A iniciativa é realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo no município de Ipatinga.
Anhanguera
O evento desta sexta-feira começa a partir das 19h, na Faculdade Anhanguera, com apoio curso de Psicologia da instituição e integra a contrapartida obrigatória do projeto. De acordo com Camila Mendonça, curadora do Los Películas Cineclube, serão exibidas duas obras sensíveis, que abordam temas que não se desatualizam como angústias, conflitos e traumas, além de bullying, abuso sexual infantil e preconceito”.
O curta-metragem Brilhante” (250) apresenta um mundo onde lâmpadas brilham dependendo do seu estado emocional e um jovem se sente perdido com sua lâmpada apagada”. É dirigido por Bruno Stoco, Lucyana Gonçalves e Maria Isabel Pereira de Deus, dentro do projeto de graduação do curso de Design de Projeto Visual da Universidade Positivo e foi lançado em 2021.
Já em As Vantagens de Ser Invisível” (103), um jovem se sente deslocado na nova escola e tem dificuldades para interagir com os colegas. Ele convive com o suicídio recente de um amigo e as lembranças da morte da tia em um acidente. Mas desperta a atenção do professor de literatura, que acredita nele e o vê como um gênio. Com roteiro e direção de Stephen Chbosk, o longa-metragem foi lançado em 2012, nos Estados Unidos, e tem no elenco Logam Lerman, Emma Watson, Ezra Miller, Paul Rudd e Mae Whitman.
Bairro Bethânia
A sexta exibição do projeto será na Escola Estadual Selim José de Salles, a partir das 19h30, na próxima terça-feira (8). Para abrir a noite, o curta-metragem Santa Cruz” (1613”), dirigido pela artista visual Rita Bordone, de Ipatinga. A obra integra a coletânea de ficção e documentários feitos por moradores de cidades que se desenvolveram no entorno da Estrada de Ferro Vitória a Minas, no projeto Curta Vitória a Minas.
O curta-metragem de ficção resgata o encantamento de uma menina de 11 anos em torno da tradição católica de celebração da Santa Cruz, vivido ao lado de sua mãe. As cruzes coloridas eram colocadas nas portas e janelas. O gesto entrega um pedido de proteção contra o mal, as adversidades e os infortúnios.
Com roteiro e direção de Selton Mello, o filme O Palhaço” (88) mostra a história de Benjamim, interpretado pelo próprio Selton Mello, que trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar, vivido por Paulo José. Juntos, eles formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue e fazem a alegria da plateia.
Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e assim, volta e meia, pensa em abandonar o circo. Seu pai e amigos lamentam o que está acontecendo com o companheiro, mas entendem que ele precisa encontrar seu caminho por conta própria.
As atividades do projeto são desenvolvidas gratuitamente. Confira a programação no Instagram @lospeliculascineclube e mais informações com Marilda Lyra: (31) 99966-4166.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]