04 de outubro, de 2024 | 08:50
Protetora de animais pontua medidas que poderiam diminuir abandono e maus-tratos na região
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do AçoEsta sexta-feira (4) é a data escolhida para celebrar o Dia Mundial dos Animais. Neste dia, torna-se importante levar em consideração a situação dos animais de rua e a importância da adoção. Em entrevista à reportagem do Diário do Aço, a vice-presidente da Arca da Fran, Marcella Andrade Venancio, defende a necessidade de dar voz à causa animal, sobretudo no Vale do Aço.
A associação não governamental, sem fins lucrativos, localizada em Ipatinga, resgata cães e gatos em situação de risco, abandono ou maus-tratos, e após o devido tratamento os encaminha para adoção responsável. Além de garantir que os novos tutores proporcionem um ambiente saudável. Atualmente, mais de 70 bichos são acolhidos pela Arca. Não há um abrigo fixo, a maioria permanece na casa da presidente da instituição, enquanto outros estão distribuídos nas residências de protetores.
Segundo a vice-presidente da ONG, os animais de rua enfrentam uma série de sofrimentos. Eles estão expostos a condições climáticas adversas, doenças, acidentes e maus-tratos. Não recebem o carinho e a segurança que precisam, tornando-se vulneráveis a uma série de problemas, como doenças, carrapatos, sarnas, fome, sede e intempéries. O abandono os priva de vacinação e castração adequadas, o que agrava ainda mais sua situação. Além disso, a superpopulação de animais contribui para a competição por recursos e aumenta os riscos de abandono e agressões, perpetuando um ciclo de sofrimento difícil de romper. Animais soltos nas ruas também podem causar acidentes de trânsito e disseminar doenças, representando uma preocupação tanto para eles quanto para a comunidade (saúde pública). A falta de cuidados, como a não castração, frequentemente resulta no abandono de filhotes, agravando ainda mais essa realidade”, detalha.
Muitas pessoas testemunham maus-tratos a animais, mas, por medo, falta de conhecimento ou a impossibilidade de acolher, acabam omitindo essa realidade e não comunicam às autoridades competentes. Como resultado, muitos desanimam e desistem de lutar pela proteção. Por isso, é fundamental termos representantes da causa na região, buscando políticas públicas eficazes”, acrescenta.
Projetos poderiam reduzir abandono
Marcella ainda pontua que campanhas de conscientização poderiam reduzir os casos de abandono. A castração em massa é a medida mais eficaz para controlar a procriação de animais, enquanto projetos voltados à coleta de dados sobre animais abandonados podem registrar informações como número, espécies, condições sanitárias, localização e necessidades de alimentação e limpeza”.
Ela ainda pontua que cada pessoa pode contribuir para reduzir o abandono de animais, como adotando de forma responsável, denunciando casos de abandono e maus-tratos, doando ração, remédios e etc.”, enfatiza a protetora.
Como colaborar com a Arca da Fran?
Existem várias maneiras de ajudar, como fazer doações financeiras ou de produtos, participar de ações voluntárias, apadrinhar pets, oferecer lar temporário ou organizar uma vaquinha on-line. Recursos provenientes de projetos financiados por meio de Termos de Fomento com o município são sempre bem-vindos e necessários. No entanto, é importante compreender que o dinheiro público tem uma destinação específica, previamente apresentada em um plano, que posteriormente é revisado e fiscalizado, garantindo que os recursos sejam utilizados de forma correta”, afirma a vice-presidente da Arca.
As necessidades da ONG incluem ração, produtos de limpeza e vermífugos, além da quitação de dívidas em algumas clínicas. No entanto, a maior demanda é por mão de obra, especialmente para limpeza do local onde se concentram os animais, além de voluntários que possam ajudar nas redes sociais, feiras e outras atividades.
É possível contribuir por meio do Pix 43105102000184 (CNPJ), conta aberta no Banco do Brasil em nome de Associação Arca da Fran, ou [email protected] (e-mail), conta aberta em Cora Sociedade De Credito, Financiamento e Investimento S.A., no mesmo nome.
Ainda há como fazer transferência bancária por meio da agência 4064-9, conta corrente 16224-8 e Banco 001. O contato com a ONG deve ser feito pelo Instagram @aarcaassociacao .
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]



















Verdade
04 de outubro, 2024 | 10:04Se depender da prefeitura de Ipatinga só vai piorar, aconselho os responsáveis desse gesto maravilhoso candidatarem na política aí sim podemos ter mudanças,meu voto é garantido.”
Marcelo
04 de outubro, 2024 | 10:03Aqui em casa, temos por habito / amor fazermos pelo menos duas castrações de animais de rua por ano, infelizmente nem todos conseguem um lar após a castração, mas, felizmente todas as fêmeas não irão gerar mais "cachorro de rua".
Ps.: Algumas vezes conseguimos lares permanente para eles.”
Rodrigo
04 de outubro, 2024 | 09:02Você já ouviu falar em C.E.D ? Capturar, Esterilizar e Devolver( gatos )? Então, pesquise no Google...”