CÂmara de Ipatinga 728x90

06 de outubro, de 2024 | 05:30

Detidos por crimes eleitorais neste domingo de eleição serão encaminhados ao Ipatingão

Anderson Figueiredo
Tenente Coronel Erbert, comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, afirmou que todo o efetivo será empenhado no dia da eleiçãoTenente Coronel Erbert, comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, afirmou que todo o efetivo será empenhado no dia da eleição
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Neste domingo (6), durante as eleições municipais, o estádio Ipatingão receberá mais uma vez os autores de crimes eleitorais detidos pelas forças policiais. A informação foi repassada pelo tenente coronel Erbert, comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (4).

“Será dessa forma porque nós já temos feito assim em outras ocasiões e é um local que favorece em termos de estrutura. A Polícia Militar e a Polícia Civil já estão com as suas salas em funcionamento para adotar todas as providências necessárias. E no Cariru estará funcionando a delegacia da Polícia Federal”, afirmou o comandante.

Segundo o tenente coronel, toda a tropa atuará no dia do pleito e policiais estarão presentes em todos municípios de abrangência do batalhão.

“Esta operação é resultado de um planejamento que iniciou há mais de seis meses, que foi fruto de um trabalho integrado com diversos órgãos de segurança pública e também da Justiça Eleitoral. O objetivo dessa operação é garantir tranquilidade e segurança em todo o processo eleitoral e, desta forma, nesse propósito, a Polícia Militar estará empregando policiais militares em todos os locais de votação e aqui do 14º Batalhão não é diferente, com todo o efetivo em todos os locais de votação que compreendem os nove municípios sob responsabilidade do Batalhão, para garantir que esse processo eleitoral transcorra de forma segura, de forma tranquila e também que o cidadão que for votar possa exercer seu direito a voto com toda tranquilidade e segurança que o processo eleitoral exige”, detalhou.

A PM também auxiliará no transporte das urnas para as seções de votação e depois na remoção até o cartório eleitoral, de onde será feita a transmissão para a totalização de dados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O que não pode fazer
Na entrevista, o comandante também relembrou que no dia das eleições “não é permitida a propaganda eleitoral, mas ressalvando a manifestação individual e silenciosa. Caso alguém esteja manifestando a sua intenção de voto com a camiseta não tem problema, mas qualquer intenção de influenciar qualquer outro eleitor, eu quero reforçar aqui que a Polícia Militar estará pronta para agir nesses casos que estão infringindo a legislação eleitoral”.

Por fim, o tenente coronel Erbert esclareceu o procedimento, caso alguém seja detido cometendo crime eleitoral no domingo: “Primeira coisa é verificar o que realmente está acontecendo. Depois ocorre o registro policial, e quando eu falo que todos os diversos setores da segurança estarão envolvidos, é porque nós trabalhamos de forma integrada. Tem uma parte que caberá à PM, outra à PC e outra à Polícia Federal, e por fim, à Justiça Eleitoral. Cada crime será tratado conforme é preconiza o código eleitoral e a princípio todos aqueles em que for detectado alguma infração à legislação eleitoral serão encaminhados, feito o registro do boletim de ocorrência e se houver TCO todas as providências relacionadas também serão tomadas”, finalizou.

Ações na 12ª RPM
Sob o comando do coronel Márcio Roberto, a 12ª Região de Polícia Militar (12ª RPM) coordenará as operações em 97 municípios, abrangendo mais de 1,3 milhão de eleitores.

Em cada município, haverá pelo menos um oficial PM atuando como coordenador Operacional, além do aparato especial de policiamento. Foi informado ainda que a 12ª RPM contará com reforços do Comando de Missões Especiais de Belo Horizonte, que atuarão principalmente no Vale do Aço. Equipes especializadas de policiamento ambiental e de trânsito também serão empregadas.

O planejamento, elaborado pela Seção de Planejamento e Operações, visa proteger a democracia em cada uma das 4.581 seções eleitorais distribuídas por 881 locais de votação, em sua maioria escolas, ao longo de 33 zonas eleitorais.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário