05 de outubro, de 2024 | 11:00

Resultado do leilão da BR-381 é homologado

Alex Ferreira
Com a concessão, rodovia terá cinco praças de pedágios entre BH e Governador ValadaresCom a concessão, rodovia terá cinco praças de pedágios entre BH e Governador Valadares

Foi publicada no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira (4), após reunião da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a homologação do resultado do leilão de concessão da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares. A empresa vencedora é a 4UM Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura de Responsabilidade Limitada, que apresentou um desconto de 0,94% sobre a tarifa básica de pedágio no leilão realizado no último dia 29 de agosto, na Bolsa de Valores, em São Paulo (SP).

Conforme a Deliberação 389/24, em seu Art. 2º, a homologação vincula a referida empresa ao cumprimento das condições prévias à assinatura do contrato, contidas no edital a que se refere o art. 1º. A informação foi repassada ao jornal Diário do Aço pelo Movimento Pró-Vidas da BR-381. A próxima etapa será a assinatura do contrato, prevista para o mês de novembro, e o início da concessão a partir de janeiro.

Concessão
A empresa vencedora irá assumir a administração da rodovia por 30 anos ao longo do trecho de 296,3 km de extensão, entre Belo Horizonte e Governador Valadares. Estão previstos R$ 9,34 bilhões de investimentos na rodovia. A previsão é que a assinatura do contrato ocorra no dia 28 de novembro e que, a partir de janeiro, sejam iniciadas as obras de recuperação e correção dos problemas da rodovia.

O projeto de readequação da BR contempla 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, áreas de escape, Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres. Também serão instalados pontos de atendimento ao usuário com o Centro de Controle de Operações (CCO), áreas de escape e Bases do Serviço Operacional (BSO), para apoio das equipes de atendimento médico, de emergência, mecânico e demais incidentes na via.

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Vale do Aço
Os municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) estão inseridos no traçado da rodovia e, por isso, serão beneficiados com a arrecadação de pedágio, pois receberão um percentual de Imposto sobre Serviços (ISS) proporcional ao trecho que passa pelo município.

O líder do movimento Pró-Vidas da BR-381, Clésio Gonçalves, disse ao Diário do Aço que, após a assinatura do contrato de exploração, serão organizadas reuniões regionais com representantes da 4UM Fundo de Investimento, para o processo de integração da concessionária com os municípios e também para preparar a mão de obra para a prestação de serviços nas obras de duplicação.

"Já nos reunimos com o diretor do grupo e ficou acertado que esses encontros acontecerão. Essa iniciativa será muito importante. Serão oito anos de obras, R$ 9 bilhões de investimento e 30 anos de operação, então tem que haver uma grande interlocução, a maior integração possível", defendeu.
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Comentários

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Pedro Celestino Drumond Magalhães

05 de outubro, 2024 | 09:10

“A tão aguardada " duplicação ", virou 83 km de faixas adicionais? É isso , ou estou entendendo erroneamente?”

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