07 de outubro, de 2024 | 10:15

Fim do perigo: Onça-parda é capturada no bairro Parque Caravelas

Veja vídeo do local da caçada para a captura do Puma e imagens que flagraram o felino na área urbana

Reprodução de vídeo
Onça foi avistada por dois moradores e a situação deixou moradores apreensivos, no Parque Caravelas Onça foi avistada por dois moradores e a situação deixou moradores apreensivos, no Parque Caravelas
Com atualização para informar a captura da onça
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar de Meio Ambiente capturaram, na manhã desta segunda-feira (7), no bairro Parque Caravelas, em Santana do Paraíso, uma onça-parda que estava solta na área urbana.

O animal foi avistado por moradores na tarde de domingo (6), rondando residências. O bairro é limítrofe com áreas de preservação e remanescentes de matas, de onde deve ter saído o felino. Vídeos gravados por moradores mostram a onça-parda ou puma (Puma concolor), que tem porte menor em relação à onça pintada. Agora, o felino será levado para um local seguro. Veja vídeo mais abaixo.

Sedação
A onça foi encontrada encurralada em um cômodo no fim de um corredor estreito. Para que fosse feita a captura segura foi feito contato com o Centro de Biodiversidade da Usipa (CEBUS) para que fosse realizada a sedação. Técnicos do Cebus e do IEF atuaram no local e o animal foi transportado para ser examinado, tratado e encaminhado para um local adequado.

A "caçada" à onça foi iniciada na manhã desta segunda-feira depois que uma testemunha informou que chegava a cavalo, no bairro, quando avistou o felino de grande porte.

"Tem uma onça no terreno onde do antigo Joãozinho das Vacas, com acesso pela rua Barretos. Essa onça foi vista domingo mais cedo e eu também a vi, quando chegava pela BR-381. Ela entrou na mata perto da lagoa. Então, a recomendação é que as pessoas mantenham portas e janelas fechadas até que a a gente precisa no máximo passar essa informação para as pessoas trancar a casa até que o pessoal do Meio Ambiente consiga captura-la e remove-la para longe da área urbana”, afirmou o morador, em vídeo enviado para os grupos do bairro.

A informação foi repassada ao Corpo de Bombeiros e à Polícia de Meio Ambiente, cujas equipes foram para o local fazer a inspeção da área e capturar o felino. Acredita-se que, em função das queimadas, que danificaram o habitat dos animais, eles estejam fugindo e em busca de comida. Com isso, acabam entrando na área urbana.

Na área urbana, o principal alvo dos felinos de grande porte costuma ser os animais domésticos: galinhas, cães principalmente, mas é importante que as pessoas não os enfrentem e se afastem, caso deparem-se com alguma onça.
Enviada ao DA
Onça-parda sedada para captura segura. Felino não tem hábito de atacar humanos, exceto se estiver com filhotes e se sentir ameaçado.  As pessoas nunca devem se aproximar de animais silvestres e, ao avistar um, em área urbana, acione a Polícia de Meio Ambiente e Bombeiros Onça-parda sedada para captura segura. Felino não tem hábito de atacar humanos, exceto se estiver com filhotes e se sentir ameaçado. As pessoas nunca devem se aproximar de animais silvestres e, ao avistar um, em área urbana, acione a Polícia de Meio Ambiente e Bombeiros

Casos se repetem
Essa não é a primeira vez que um animal silvestre é visto na área urbana do Vale do Aço. Semana passada uma capivara foi vista, à noite, em pleno Centro de Ipatinga, conforme noticiado pelo Diário do Aço.

Também em janeiro de 2020, uma onça parda atravessou do Parque Caravelas para os bairros de Ipatinga (Parque das Águas, Veneza II e Caravelas) e a captura do felino deu muito trabalho às equipes do Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros, conforme noticiado à época.

Bombeiros e polícia são acionados por causa de onça solta no bairro Parque Caravelas . Saiba mais 👉 www.diariodoaco.com.br/noticia/0119...

[image or embed]

— jornaldiariodoaco.bsky.social (@jornaldiariodoaco.bsky.social) 7 de outubro de 2024 às 11:10
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Felipe Tristão

07 de outubro, 2024 | 16:32

“Onça parda não faz mal para o homem, é um gato grande.E nem a pintada,o bicho só ataca se for acuado ou para proteger as crias.Até um viralata ataca quando acuado. Deveriam corrigir o título da reportagem.”

Sou Amigo é da Onça

07 de outubro, 2024 | 15:02

“Viva a onça.”

Jns

07 de outubro, 2024 | 12:56

“Deixem a Onça em Paz

O felídeo solitário aguçou o faro no auge da temporada de caça às raposas
que se apresentam, transtornadas, em busca de mamatas,
durante o pleito eleitoral.”

Rodrigo

07 de outubro, 2024 | 11:41

“Foi muito importante a reportagem mostrar a captura do animal .Quase sempre o animal é tratado como um vilão.Que privilégio ter uma onça de vida livre em um município da nossa região( Vale do Aço ).”

Envie seu Comentário