08 de outubro, de 2024 | 08:30

Inadimplentes do Vale do Aço têm mais de 851 mil ofertas para quitar dívidas

Stephanie Lisboa/Arquivo DA
Coronel Fabriciano foi único município que registrou aumento de endividados em agostoCoronel Fabriciano foi único município que registrou aumento de endividados em agosto
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
O Serasa Limpa Nome disponibiliza mais de 851 mil ofertas para regularizar a situação de inadimplentes nos municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA). Há mil parceiros entre diversos segmentos, dentre eles, bancos e cartões de crédito, varejo, telecomunicações, concessionárias de contas básicas, dentre outros. Os descontos aos devedores chegam a até 99% sobre multas e juros e podem ser acessados no site ou aplicativo da Serasa. É o que aponta a plataforma de negociação de dívidas ao Diário do Aço.

Coronel Fabriciano, com 38.818 munícipes com o nome sujo em agosto, foi a única cidade da região que contabilizou um aumento moderado na inadimplência. Em julho, a cidade teve 38.767 negativados.

Ipatinga tinha 90.053 em julho, caindo para 89.595 em agosto. No sétimo mês do ano, Timóteo registrou um total de 27.866 endividados, reduzindo somente para 27.853 no mês seguinte. Já Santana do Paraíso contava com 13.352 inadimplentes em julho e 13.209 em agosto.

Em entrevista ao jornal, o coordenador da Serasa, Thiago Ramos, pontua que em todo o estado o setor de serviços teve a maior redução com menos 1,85 pontos percentuais – seguindo também o indicador nacional. “Na sequência, caem os segmentos de contas básicas e as financeiras (empresas que concedem crédito, mas não são bancos), com queda de 0,38 ponto percentual. Ainda na liderança como principal motivo das dívidas da população de Minas, os bancos e cartões de crédito apontam queda de 0,17 pontos percentuais no estado”, destaca.

Motivos da redução do endividamento
Thiago também enfatiza que, desde abril, os indicadores demonstram uma tendência de desaceleração no número de inadimplentes. “Entre os fatores para esse impacto, podemos considerar a injeção de dinheiro no mercado com o calendário de restituição do imposto de renda, que segue para o pagamento de seu quinto lote até o final de setembro. O pagamento, segundo pesquisa da Serasa, seria usado prioritariamente para quitar dívidas, em linha com esse momento de baixa”.

“A inadimplência é um dos fatores que afeta o acesso ao crédito, que é tão importante para o consumo dos brasileiros e leva em conta diversos indicadores econômicos, como a melhoria da taxa de desemprego e a busca constante dos consumidores por iniciativas de negociação de dívidas. A nova diminuição, portanto, é bastante significativa e pode representar boas perspectivas, já que alivia a pressão sobre o orçamento das famílias e sinaliza um cenário mais favorável para a economia, com mais pessoas conseguindo voltar a ter acesso ao crédito”, complementou o coordenador da Serasa.

Quitação de dívidas
É necessário fazer um cadastro no site da Serasa para consultar a situação do CPF e o Serasa Score, além de acessar todas as condições de acordos disponíveis. Para isso, é preciso acessar a Serasa Limpa Nome, consultar as ofertas de negociação, escolher uma opção de negociação (informando a quantidade de prestações desejadas e data de vencimento dos boletos, caso seja a preferência), gerar um boleto e fazer o pagamento.

Veja nas tabelas abaixo os números de inadimplência das cidades da RMVA:




Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário