10 de outubro, de 2024 | 14:40
Rajadas de vento de até 60 km/h podem atingir o Vale do Aço nesta quinta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prorrogou o alerta de chuva para toda região do Vale do Aço. O aviso fica válido para até às 10h desta sexta-feira (11).
Conforme o instituto, pode haver chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h).
Instruções
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada; Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)”.
Ventania causa estrago
Antes da chuva chegar de fato à região, uma ventania registrada na tarde de ontem causou estragos. Uma estrutura metálica de proteção de uma obra pública no Novo Centro, em Ipatinga, caiu sobre alguns veículos que estavam estacionados na avenida Zita de Oliveira.
Outro registro de efeitos da força do vento é a queda de uma árvore de grande porte na BR-458, próximo ao Residencial Porto Seguro, em Caratinga. Com isso, as pistas e o acostamento sentido Ipaba a Ipatinga foram completamente ocupadas, gerando perigo e atraso às viagens de pessoas que transitam na rodovia.
Já publicado:
Ventania derruba estrutura em obra pública e causa estragos em Ipatinga
Chuva deve marcar presença no Vale do Aço a partir desta quarta
Queda de energia
Diversas localidades da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) ficaram com o fornecimento de energia elétrica interrompido durante a madrugada e manhã de hoje.
Conforme a Cemig a chuva intensa e o forte vento que atingiu a região ontem causou grande impacto no sistema elétrico regional.
Dessa forma, a tempestade provocou a ocorrência de muitos cabos partidos, postes danificados, árvores e outros objetos que atingiram a rede elétrica causando falta de energia para os clientes da região”, informou a nota enviada pela concessionária mineira.
A Cemig ainda afirmou que mobilizou equipes para atender os serviços o mais rapidamente possível. Hoje, cerca de 30 equipes trabalham na área e a mobilização vai continuar até que todos os clientes tenham o serviço restabelecido. A maior parte das unidades sem energia deverá ter o fornecimento completamente normalizado até o final da manhã desta quinta-feira (10/10)".
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]