17 de outubro, de 2024 | 08:50

Movimento teme suspensão do edital de duplicação do lote 8B da BR-381 em BH

Enviado por leitor
Na região vivem cerca de duas mil famílias que precisam ser reassentadas para execução da obraNa região vivem cerca de duas mil famílias que precisam ser reassentadas para execução da obra

Uma comitiva de prefeitos de municípios e de representantes de instituições localizadas ao longo da BR-381, em Minas Gerais, irá a Brasília na próxima semana reivindicar que a licitação de duplicação da BR-381, em Belo Horizonte, seja em dezembro. Atualmente, o processo está sendo analisado pela Controladoria-Geral da União (CGU). No entanto, o grupo teme que a realização da licitação seja adiada ou suspensa.

O edital refere-se ao lote 8B da BR-381 e prevê a contratação do projeto básico e executivo da obra, que abrangerá 13,4 quilômetros de pistas, desde o entroncamento com a MG-435, no município de Caeté, até o entroncamento com a MG-020, na avenida Cristiano Machado, em Belo Horizonte. A abertura dos envelopes está agendada para as 15h do dia 4 de dezembro deste ano.

O valor global da obra é de R$ 521.467.162,41. O percurso é considerado o mais complexo devido às desapropriações que deverão ser feitas e também é conhecido pelos longos congestionamentos, deixando o trânsito parado diariamente na saída da capital mineira.

Diante da situação, o Movimento Pró-Vidas da BR-381 entrou em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para obter informações sobre o andamento do processo de licitação do lote 8B. Como informado, o processo está passando por auditoria da (CGU).

Clésio Gonçalves, um dos líderes do movimento, alega que o edital corre o risco de ser adiado devido a possíveis problemas detectados pela CGU. "Nossa intenção é entender a situação e verificar como podemos agir para que o processo licitatório não sofra atrasos, pois, sem dúvidas, o trecho do lote 8B é o que apresenta mais congestionamentos na BR-381", comentou.

Reunião
O grupo agendou uma reunião com o diretor de Auditorias de Políticas de Infraestrutura, Tiago Aguiar, no próximo dia 24. O movimento pretende antecipar a busca de soluções para que o edital não sofra atrasos ou paralisações. Devem participar do encontro lideranças do Movimento Pró-Vidas e representantes dos municípios de Sabará, João Monlevade, Itabira e Nova União, para verificar os detalhes do andamento da licitação para a contratação da empreiteira responsável pelas obras de duplicação dos 13 quilômetros entre Belo Horizonte e Ravena.

Já o Dnit informou, por meio de nota, que o edital está confirmado e pode ser consultado e acompanhado pelo link:
EDITAL 0324/24-00.

Já publicado:

Licitação para duplicação do lote 8B da BR-381 será em dezembro
Empresa 4Um Fip é a vencedora do leilão de concessão da BR-381
Saiu o resultado da licitação do Lote 8A da BR-381
Movimento teme por suspensão das obras da BR-381
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário