DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

22 de outubro, de 2024 | 16:30

Projeto leva teatro e cultura popular a escolas de Ipatinga

Geniane Vieira
A proposta é integrar as crianças com as tradições culturaisA proposta é integrar as crianças com as tradições culturais
O Grupo de Teatro Farroupilha realiza uma série de ações culturais do projeto “O Teatro Nosso de Cada Dia” durante todo o ano e este mês é dedicado a escolas de Ipatinga. Nesta quarta (23) e quinta-feira (24), respectivamente, os alunos da Escola Estadual Professora Elza de Oliveira Lage, no bairro Chácara Madalena, e da Escola Estadual Laura Xavier, no bairro Bom Jardim, terão a oportunidade de participar das atividades com o foco na cultura popular brasileira.

Conforme a produção, o principal objetivo desta edição do “O Teatro Nosso de Cada Dia” é promover o “Dia da Escola com o Farroupilha”, uma extensão da iniciativa lançada em 2013. “Anteriormente, as escolas visitavam a sede do grupo, no bairro Veneza II, onde participavam de atividades culturais. Agora, o grupo vai até as escolas, proporcionando às crianças do ensino fundamental I e II uma imersão nas brincadeiras da cultura popular”, explica.
Segundo Didi Peres, fundador do Grupo de Teatro Farroupilha, o projeto tem o significado especial de valorizar a cultura e as tradições populares. “Nosso objetivo é levar a cultura popular para dentro das escolas, criando uma conexão entre as crianças e suas raízes”, argumenta.

Programação
A atividade central será a “Ciranda de Brincadeira”, que visa resgatar brincadeiras tradicionais como ciranda, cantigas e pique, e interações com lendas, fábulas e práticas circenses. “A participação ativa das crianças é um dos pontos altos do projeto, permitindo que elas se conectem com o seu passado cultural e valorizem as suas raízes”, afirma a assessoria.

Ao final da programação, o Grupo Farroupilha apresentará o espetáculo “Nossa Brincadeira de Boi”, que reflete a riqueza tradicional do bumba meu boi e faz referências a diversas regiões do Brasil, incluindo o Boi Bumbá do Sr. Joaquim Sem Terra, atuante na zona rural de Ipatinga. Esse trabalho autoral, dirigido e escrito por Luís Yuner, conta com Claudiane Dias no elenco. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado de Minas Gerais por meio de emenda impositiva indicada pela deputada estadual Beatriz Cerqueira, e com a colaboração das escolas e das comunidades locais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário