26 de outubro, de 2024 | 15:00

Golpe da falsa central de atendimento gera prejuízos a várias pessoas

O já manjado golpe da falsa central de atendimento bancário ainda gera prejuízos para pessoas no Vale do Aço. Na manhã deste sábado, S.L.C., de 52 anos, morador do bairro Tiradentes em Ipatinga, relatou em mensagem enviada ao Diário do Aço que na tarde de sexta-feira (25) recebeu uma ligação pelo telefone celular, informando que havia um Pix agendado em sua conta, no Banco do Brasil, no valor de R$ 3.850. Sem saber que era golpe, acabou entrando para as estatísticas de vítimas deste tipo de estelionato.

A vítima conta que desconhecia esse tipo de golpe e, por não reconhecer a despesa, seguiu o passo a passo que ouviu na gravação. Do outro lado, um suposto atendente que se identificou como Bernardo indicou a instalação de um “aplicativo de segurança”. Assim que instalou seu telefone ficou com a tela apagada, mas depois voltou ao funcionamento normal.

Neste sábado, ao tentar pagar uma compra, na função débito, descobriu que estava sem saldo bancário. Ao abrir o extrato, detectou a transferência de tudo o que havia em sua conta. Ele acredita que tenha perdido R$ 2.100.

Coronel Fabriciano
Outra vítima é L.C., de 42 anos. Ela conta que na manhã de quinta-feira uma pessoa que passou por “funcionário do setor de segurança digital da Caixa Econômica Federal lhe procurou e informou que sua conta estava em risco. A vítima relatou à Polícia Militar que seguiu uma série de instruções com passo a passo, incluindo vídeo-chamadas pelo Whatsapp, sendo induzida a erro ao acreditar que o procedimento era necessário para proteger a conta.

Enquanto fazia o procedimento, percebeu que foi efetuada uma transferência, via Pix no valor de R$605 de sua conta. O dinheiro foi parar em uma conta aberta no banco Pag Seguro. A vítima foi orientada a fazer o registro policial para providencias futuras.

Alerta
O golpe da falta central de segurança é aplicado todos os dias. Além dos dois casos detalhados na notícia, outros três foram denunciados ao longo da semana que passou. Os bancos alertam que não fazem este tipo de contato e que os clientes jamais devem instalar aplicativos ou clicar em links suspeitos enviado por WhatsApp ou mensagem de texto. Quem cair em golpes não deve deixar de procurar a Delegacia de Polícia ou a Polícia Militar para o registro do caso. Os golpest são tantos e aplicados com tanta frequencia, que a Polícia Militar de Minas Gerais lançou, recentemente, a campanha "Se deu dúvida, é golpe", estrelada pelo influencer Tião Bruto Sistemático, conforme já divulgado pelo Diário do Aço.


Cuidado com a onda de golpes


-Vários casos de golpes aplicados com a clonagem do WhatsApp na região
-Idoso é vítima de estelionatário dentro de agência bancária e perde R$ 13 mil
-Idosa perde cerca de R$ 4 mil em golpe via WhatsApp
-Jovem perde R$ 4 mil ao tentar comprar motocicleta que viu anunciada no Facebook
-Criminosos clonam números de telefone e aplicam diversos golpes
-Mulher é vítima de golpe via WhatsApp e perde mais de R$ 7.500
-Vítima do ''golpe dos nudes'' perde R$ 3 mil
-Golpistas insistem em usar nome dos Correios para aplicar golpes
-Clientes alegam ser vítimas de golpe de proprietária de buffet em Coronel Fabriciano
-Golpe de estelionato envolve compra de motocicleta em Ipatinga
-Homem cai em golpe ao tentar comprar VW Gol e perde R$ 32 Mil
-Homem que aplicava o golpe do carro de leilão é preso novamente em Ipatinga

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Adalcino Alves de Matos

27 de outubro, 2024 | 08:44

“Sou advogado e casos que podem ser revestidos no judiciário, pois a responsabilidade dos bancos é objetiva nos termos do artigo 3 do CFC, além da falha de segurança com relação o acesso aos dados bancários dos clientes e outros. Não deixam de registrar boletim de ocorrência e fazer reclamação no banco central e até mesmo na ouvidoria do próprio banco.”

Eloir

27 de outubro, 2024 | 06:44

“A empresa de Marçal tá a todo vapor”

Envie seu Comentário