29 de outubro, de 2024 | 11:30

De falares de minas e de coisas maravilhosas!

Nena de Castro *

Diaaa! Acordei, gradeci ao Criador por tudo, alevantei, coisei a cama, coisei os dentes, lavei a cara e fui coisá o café...Manhã sem sol, os passarim num tão cantano arto ainda, com preguicinha da chuva e as plantinha tão numa felicidade só, ali fora... Foi só eu começá a inscrevê e um bem-ti-vi desgranhudo começou a cantoria, eita trem bunito.

Fui ali fora dá bão dia pras minha arvre, o pé de limão tá carregadim, o de manga, benza Deus, a parreira desembestou e tô pensando cumequi faço pra ela podê esparrodar os gaio sem cortá a Escumilha, a arvre de São José e os dois pés de cajá...A água chia na chalêra, ponho o pó de café e aquele chêro bão se espaia pela casa, eita trem! Ah, os falares de meu país, Minas Gerais! Isso é resurtado da juntura de palavras indígenas e africanas ao Português, tudo socado no pilão, nas encostas das montanhas, resultando num falar delicioso, alinhais, Minas Gerais perdeu os tesouros minerais que foram “doados” aos portugueis, mas ficou com os regionalismos preciosos, os fatos históricos, os escritores e poetas (Drummond, Adélia Prado, Afonso Romano de Sant’Anna) e muitos outros sem esquecer o mago do sertão do Urucuia, Guimarães Rosa. Eita que amanheci atacada, fazer o quê, amo nossa cara de besta, nosso jeito jeca de quem nada sabe e de repente, sabe tudo! Viva nóis, os minêro, os brasilêro mais supimpa que conheço.
Divulgação
 Feira Empreendedores do Futuro no Ipatingão para prestigiar a professora Naiara da Silva Batista da Escola Municipal Deolinda Tavares Lamego e sua turminha 3C que expuseram o  primoroso trabalho feito com  meu livro 'ARANY A ARANHA ESTRANHA' Feira Empreendedores do Futuro no Ipatingão para prestigiar a professora Naiara da Silva Batista da Escola Municipal Deolinda Tavares Lamego e sua turminha 3C que expuseram o primoroso trabalho feito com meu livro 'ARANY A ARANHA ESTRANHA'

Falando em trem bão, nesse fim de semana, a TENDA LITERÁRIA esteve mais uma vez em ANTONIO DIAS, que festa, o povo de lá ama participar das nossas brincadeiras, jogos, leituras, teatro, alegria... As professoras chegam com os alunos, “sodam” a gente com alegria, já somos de casa e a criançada se diverte a mil. Diliçaa!

Chegando de lá, ainda dei um pulinho à Feira Empreendedores do Futuro no Ipatingão para prestigiar a professora Naiara da Silva Batista da Escola Municipal Deolinda Tavares Lamego e sua turminha 3C que expuseram o primoroso trabalho feito com meu livro “ARANY A ARANHA ESTRANHA”! Que fofura o aluno Davi, na maior seriedade me mostrando tudo, os textos criados, a toalha da ARANY que confeccionaram, mostrando que entenderam a mensagem anti bullying do livro, A SUPERAÇÃO DE ARANY E DO GRILO SAVINITO que teve paralisia; e que a gente tem que se aceitar como é, O IMPORTANTE É SER FELIZ!!!

Vi também o livro maravilhoso dos alunos da Escola Municipal Hugo Duarte, parte do projeto de Reciclagem que vem em boa hora, parabéns, turma querida! Visitei outros stands, parabenizo a todas as escolas, citei essas duas pelo fato de ter acompanhado de perto esses dois projetos! E repito o que sempre digo: O conserto dessa nação está nas escolas. Valorizem os professores com salários dignos, equipamentos modernos, cursos de atualização e o Brasil vai deixar de ser “destrangolado” e vai ocupar o lugar que merece no mundo. E nada mais digo, a não ser que chorei de emoção e tenho orgulho de ser professora.

* Escritora e contadora de histórias

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

29 de outubro, 2024 | 19:04

“Bela lição, ainda existe muito espaço nas escolas para desenvolver projetos culturais. O importante é ser feliz fazendo aquilo que gosta. Rs.”

Nely Maria

29 de outubro, 2024 | 16:44

“Eu só consegui encostar um "cadim" em nossa convidada de honra porque a meninada tomou conta mesmo da bugra! Que lindeza de momento!! A nossa Naiara meu respeito e admiração, por valorizar os escritores da nossa região. Meu elogio também para a Professora Marlene, que apresentou o "Patinho Bartolomeu", de Vivian Cortezão. Já que rimei sem querer com essa montuêra de ão, finalizo meu comentário dizendo que é com o coração e ação que se faz educação.”

Nely Maria

29 de outubro, 2024 | 16:43

“Eu só consegui encostar um "cadim" em nossa convidada de honra porque a meninada tomou conta mesmo da bugra! Que lindeza de momento!! A nossa Naiara meu respeito e admiração, por valorizar os escritores da nossa região. Meu elogio também para a Professora Marlene, que apresentou o "Patinho Bartolomeu", de Vivian Cortezão. Já que rimei sem querer com essa montuêra de ão, finalizo meu comentário dizendo que é com o coração e ação que se faz educação.”

Gildázio Garcia Vitor

29 de outubro, 2024 | 15:05

“Ê lasquêra! Trem bão é nóis, que semo minêro.
Caríssima Bugra Velha, a Professora Naiara é minha colega na E. M. Deolinda Tavares Lamego. O projeto dela e da turminha ficou maravilhoso.”

Envie seu Comentário