Arquivo pessoal
A ação é desenvolvida por alunos de Medicina do 1º período da Afya
Por Isabelly Quintão - Repórter Diario do Aço Estudantes do 1º período de Medicina da Afya, Faculdade de Ciências Médicas de Ipatinga, localizada no bairro Veneza I, atuam em um projeto de extensão que aborda a alimentação inclusiva para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O projeto é desenvolvido em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento Infantil Tia Paty. A ação está marcada para a próxima terça-feira (5/11), e ocorrerá neste núcleo, que está situado no bairro Cidade Nobre.
O intuito consiste em orientar pais e responsáveis, bem como cuidadores, a respeito da importância de uma alimentação equilibrada e adaptada às necessidades sensoriais e comportamentais das crianças com TEA, promovendo seu pleno desenvolvimento cognitivo e físico. É o que explica a acadêmica Letícia Furbino.
Letícia relatou à reportagem do Diário do Aço que o projeto inclui oficinas práticas, nas quais são trabalhadas estratégias que incentivam a aceitação de novos alimentos, como alterações na textura, cor e apresentação dos alimentos. "Além disso, os pais recebem feedback personalizado, com orientações sobre as abordagens que mais despertaram o interesse das crianças. A ação busca ampliar o conhecimento na comunidade local, oferecendo suporte aos cuidadores e trazendo impacto positivo para o dia a dia das crianças", detalhou.
Já o professor e orientador, Fabiano Moreira da Silva, pontuou que “essa iniciativa é fundamental para proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar às crianças com TEA, incentivando a inclusão e o respeito às particularidades alimentares”.
Fabiano também destacou que o projeto, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), “reflete o compromisso social da faculdade em gerar impacto positivo na saúde e bem-estar da comunidade”.