
30 de outubro, de 2024 | 17:37
IMA faz alerta sobre golpe envolvendo falsas abordagens em nome do órgão
Arquivo DA
É preciso ficar atento a qualquer ligação ou mensagem na qual o contato tenta obter informações sensíveis quanto a segurança de empresas

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) divulgou nesta semana um alerta direcionado a todas as lojas revendedoras de agrotóxicos e demais parceiros, informando que estão ocorrendo tentativas de golpe em que indivíduos se passam pelo IMA para obter informações e comprometer a segurança de empresas e funcionários.
Segundo a nota publicada pelo órgão estadual em seus canais oficiais na internet, os golpistas têm feito chamadas telefônicas para profissionais de empresas e lojas, afirmando falsamente que são representantes do IMA. Utilizam nomes de supostos servidores e solicitam que a pessoa que atendeu a ligação clique em links recebidos por WhatsApp ou forneça informações de segurança do estabelecimento.
O instituto esclarece que essa abordagem não faz parte das práticas do IMA, que não entra em contato via WhatsApp para solicitar informações ou cliques em links. Ainda conforme o alerta, o IMA também não solicita informações sobre sistemas de segurança das empresas (como presença de câmeras ou vigilância) nem confirmações de dados pessoais ou empresariais por mensagens ou chamadas telefônicas.
Em caso de qualquer abordagem suspeita em nome do IMA, o alvo do golpe não deve clicar em links nem fornecer informações pessoais ou empresariais. Os comerciantes podem entrar em contato com o IMA por meio de canais oficiais para confirmar a veracidade da comunicação. O site do IMA é ima.mg.gov.br; Facebook institutomineirodeagropecuaria e Instagram .
@institutomineirodeagropecuaria
Denúncia
O IMA solicita que qualquer tentativa de golpe seja denunciada ao instituto. A prioridade do órgão é garantir a segurança de seus parceiros e manter a integridade de suas relações comerciais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]