01 de novembro, de 2024 | 08:30

Comerciantes pedem providências contra os constantes arrombamentos no Centro de Ipatinga

Enviada por leitor
Loja foi arrombada no centro de Ipatinga e, neste caso, o arrombador foi preso Loja foi arrombada no centro de Ipatinga e, neste caso, o arrombador foi preso
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Donos de lojas no Centro de Ipatinga têm reclamado da incidência de arrombamentos nos estabelecimentos comerciais durante as madrugadas. A situação tem causado apreensão, insegurança e, mais do que isso, prejuízos. Diego Andrade Ferreira é dono da Casa do Sapateiro, loja com mais de cinco décadas de atividade e que fica situada na avenida 28 de Abril e manifesta a indignação diante do quadro que enfrentam.

“Essa semana foram registrados dois arrombamentos e uma invasão com roubo em estabelecimento, sendo que essa invasão com roubo foi finalizada às 5h15. Eles arrombaram às 5h e finalizaram às 5h15, furtando uma televisão à luz do dia”, afirmou.

Diego reclama tanto da infraestrutura da área central quanto do excesso de pessoas em situação de rua na localidade. “Olha a situação no Centro de Ipatinga, ele está em estado de abandono, tanto na questão estrutural, por exemplo calçada, quanto em questão dos moradores de rua, que causa a insegurança dos nossos colaboradores, dos nossos clientes e também de nós empresários. Esse mesmo número de moradores de rua causa o risco de arrombamentos durante a madrugada. O que mais nos espanta é a tranquilidade que eles têm em arrombar e carregar a mercadoria num grande percurso. Isso alerta para falta de policiamento durante a madrugada no Centro”, concluiu.

Outra lojista que teve prejuízo recente é Adilza Cardoso, proprietária da Use Peças, que já teve um prejuízo estimado em R$ 30 mil, devido às práticas criminosas. No caso dela, a perda não se resume ao financeiro.

“Precisei instalar novas câmeras de segurança, alarme e pagar vigilância. Faço tratamento para ansiedade pois vivo em constante estado de alerta, o alarme dispara no mínimo uma vez por semana e sou acordada de madrugada com aviso de tentativa de arrombamento”, pontuou.

Futuras manifestações
A comerciante também elencou algumas ações propositivas que podem mitigar a ação criminosa no Centro. “Acredito que precisa de mais ação da polícia nas rondas noturnas e o Poder Público tomar medidas efetivas com respeito dos moradores de rua, que na grande maioria são usuários de crack. Estamos unindo para fazer um protesto, estamos nos sentindo abandonados, sem voz na Câmara Municipal, com alguém que verdadeiramente nos represente”, apontou.

Ronney, dono da loja Só Papéis, reforça a mobilização dos comerciantes para cobrar medidas do poder público. “Nós estamos mobilizando os lojistas para fazermos uma manifestação para que as autoridades competentes realmente tomem alguma providência com relação ao fato, ver se reduz esse número de furtos e roubos à noite no Centro”.

Preocupação com os funcionários
Reprodução
Nem mesmo reforço nas vitrines e portas de lojas têm sido capazes de frear as ações dos ladrões Nem mesmo reforço nas vitrines e portas de lojas têm sido capazes de frear as ações dos ladrões

Ronney acrescentou que teve o ponto comercial arrombado por duas vezes seguidas em 2024. Ele contabiliza que o furto de mercadorias como celulares, notebook, entre outros, rendeu uma perda de aproximadamente R$ 20 mil. Na segunda ação dos criminosos, nem a porta soldada foi capaz de parar os marginais.

“Depois disso, colocamos câmera, uma outra trava interna na porta para ver se evita que eles entrem novamente e não nos deem prejuízo”, explicou.

Ele ainda afirmou que tem se preocupado com a segurança de seus funcionários. “Agora estou notando que está reduzindo o horário [dos crimes]. Antes era por volta de 3h, passou meia-noite e ontem [quarta-feira] teve uma loja aqui no Centro que foi arrombada às 20h, daqui a pouco estão furtando no horário comercial. Eu me preocupo com os colaboradores, a prefeitura não faz nada, não age, colocou a Guarda Municipal... Eles ficam só andando para lá e pra cá e não têm nem uma arma de fogo para poder realmente impor respeito e medo nesses caboclos”, exclamou indignado.

O que diz a Polícia Militar


Por meio do tenente Igor, do 14º Batalhão da Polícia Militar, a instituição informou que, há cerca de duas semanas, iniciou uma patrulha de operações especificamente voltada para combater os crimes contra o patrimônio, furtos e roubos.

“Essa patrulha atua tanto na prevenção, o contato com os comerciantes, o patrulhamento, a identificação de indivíduos em atitudes suspeitas, quanto na repressão, no caso da ocorrência de crime, a identificação dos possíveis autores, material subtraído, localização e prisão desses infratores”, garantiu.

Em relação ao arrombamento citado por Ronney, a PM esclareceu que o suspeito foi preso logo após o fato e encaminhado à delegacia de Polícia Civil.

“Do ano de 2023 para o ano de 2024 a gente teve um aumento de 10% no número de prisões, ou seja, foram presos mais autores nesse ano de 2024. Só na área central, a gente esse ano já está com cerca de 88 indivíduos presos em prática de crimes contra o patrimônio”, finalizou o tenente Igor.

O que diz a administração municipal


Por meio de nota, a administração de Ipatinga esclarece que, legalmente, não compete ao município o protagonismo na responsabilidade pela segurança pública, cabendo esta atribuição ao Estado, por meio das Polícias Militar e Civil.

Como forma de oferecer maior proteção aos cidadãos, incluindo os comerciantes, e aos equipamentos públicos, a “Prefeitura criou a Guarda Civil Municipal (GCM), cuja função essencial é dar suporte e apoio aos agentes institucionais já configurados e estabelecidos, atuando em sintonia com as forças de segurança”.

A respeito da atuação da GCM, “ressaltamos que o efetivo da Guarda atualmente é de 90 homens e 23 mulheres, que trabalham em escalas de revezamento sem designação específica, sendo sua atuação direcionada conforme o melhor interesse da administração pública. No momento, a GCM não tem atuação noturna, mas há previsão de que isso ocorra tão logo haja a liberação para o porte de armas junto à Polícia Federal”, concluiu a nota.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Josimar Andrade

02 de novembro, 2024 | 07:18

“O centro caminha a passos largos para sua morte comercialmente falando. Pequeno, feio, complicado nos horários de pico, com problema pra estacionar, segurança, preços altos. Horto, canaã e cidade Nobre agradecem. São os novos centros comerciais da cidade onde se acha praticamente tudo sem termos as dores de cabeça e perigos do centro.”

Jns

01 de novembro, 2024 | 23:14

“Decadência sem elegância

O decadente Centro Comercial de Ipatinga caminha, inexoravelmente, para o seu previsível final infeliz.

Os comerciantes de lá são bocós sem imaginação, que não se unem e não exercem a necessária pressão sobre os podres poderes públicos responsáveis pela garantia da segurança da área.

Podem apostar: as compras online vão jogar a pá de cal nos últimos moicanos do comércio da inação, que reagem apenas nas páginas dos jornais.”

Jota

01 de novembro, 2024 | 17:09

“A responsabilidade pela segurança pública é do estado...
Que nada...
Vocês verão o exemplo que TIMÓTEO dará a partir de Janeiro de 2025. O Prefeito será o CAPITÃO VÍTOR!!! Homem que sempre foi austero. Sempre atuou de forma severa contra a bandidagem. Fabriciano e Ipatinga podem esperar... A situação vai PIORAR para essas duas cidades. O CAPITÃO VÍTOR vai EXPLULSAR todos de TIMÓTEO.
Podem esperar... Aqueles motoqueiros arruaceiros, não terão a menor chance em TIMÓTEO.”

João

01 de novembro, 2024 | 12:45

“IPATINGA ESTA UM CAOS QUASE TODOS OS BAIRROS ESTÃO TENDO USUÁRIOS DE PEDRA DE CRACK... AQUI NO ESPERANÇA PERTO DO POSTO DE SAÚDE DO ESPERANÇA NA DIVISA COM BAIRRO BOM JARDIM.... TEM VARIAS BOCAS UMA PERTO DO MERCA FRUTA E OUTRA NO INÍCIO DA RUA MANDACARU E NINGUÉM FAZ NADA.... QUANDO PASSAMOS DE CARRO VEMOS O TRÁFICO DE DROGAS DURANTE O DIA UMA VERGONHA.... GUSTAVO GANHOU DE NOVO E TEM QUE FAZER UM TRABALHO COM AS AUTORIDADES DE SEGURANÇA PÚBLICA E O MINISTÉRIO PÚBLICO.... UMA VERGONHA A CIDADE VIRANDO UMA CRACOLÂNDIA...”

Leandro

01 de novembro, 2024 | 12:12

“O centro deixou de ser centro a algum tempo, o top hoje é o Canaã.”

Rodrigo

01 de novembro, 2024 | 11:03

“Vamos aos fatos. Que o centro já é uma pequena Cracolândia todos sabemos. Que o centro necessita de uma revitalização também. Mas o prefeito preferiu fechar as praças. Concordo plenamente com o Moraes. Foi a população de Ipatinga, principalmente os empresários que agora reclamam, que bancaram a reeleição do prefeito. Se tem um culpado nessa história é o prefeito (além de quem votou nele) que invés de fazer uma parceria com a PM, colocou um pequeno efetivo de gcms na rua.E por fim,essa história de que eu fiz e aconteceu e se me derem outra oportunidade... fique em casa. Vai curtir sua vida.”

Paulo

01 de novembro, 2024 | 10:37

“se os orgaos responsaveis quiserem resolver e so olhar o numero catalogado de moradores de rua e( usuarios de drogas) a maioria nao pertencem ao nosso municipio, recolham esses individuos e depacha pra suas cidades e passe a responsabilizar as familias saqueles que sao aqui da regiao,agora com relaçao a resposta da prefeitura seria melhor rever essa fala tirando o corpo fora da situaçao pq o ultimo prefeito que nos desprezou e nos fez fechar as portas foi imediatamente cancelado publicamente .”

Cidadão

01 de novembro, 2024 | 09:58

“O centro de Ipatinga está virando uma cracolândia. Nesse ritmo, em poucos anos será impraticável ir às compras no centro. O shopping agradece!”

Guima

01 de novembro, 2024 | 09:48

“O Centro de Ipatinga esta tomado de mendigos e usuários de drogas. Não há uma política séria de revitalização do centro da cidade.”

José Augusto de Moraes

01 de novembro, 2024 | 09:04

“Benvindos à cidade dirigida por um irresponsável que obteve mais de 50.000 votos para sua reeleição. Só não entendo porque a população de Ipatinga continua frequentando o centro da cidade que além de estar tomado por bandidos , está sujo e mal cuidado.”

Verdade Nua e Crua

01 de novembro, 2024 | 08:59

“A culpa é do esquerdista Lula, do centrista Zema ou do prefeito da direita ???
Nessa hora todo mundo pula do barco, os políticos que visitaram os comércios antes das eleições somem e o comerciante fica a mercê”

Pm da Reserva.

01 de novembro, 2024 | 08:43

“Quando estava na ativa eu zerei os arrombamentos, eu sempre estava a frente dos arrombadores, eu cataloguei e identifiquei todos, eu sabia quem eram os receptadores, onde escondiam o produto furtado e MUITAS VEZES, MANCHETE DESSE JORNAL E OUTROS, EU OS PRENDIA EM FLAGRANTE. Só de centro eu fiquei 24 anos, sei tudo do centro. Mas agora estou na reserva, mas...mas...e mas...se me derem liberdade e me deixarem trabalhar só no centro ( setor 1), eu pacifico o centro novamente.”

Envie seu Comentário