04 de novembro, de 2024 | 07:31

Região recebe mais de 70 mil doses para Campanha Estadual de Multivacinação

A previsão inicial era que cerca de 100 mil doses seriam enviadas à SRS de Coronel Fabriciano

Rafael Mendes/SES-MG
A expectativa é que até 7 de novembro, todas cidades recebam as vacinasA expectativa é que até 7 de novembro, todas cidades recebam as vacinas
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
A Região do Vale do Aço recebeu da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) o total de 72.960 doses, que serão aplicadas durante a Campanha Estadual de Multivacinação, que iniciou nesta segunda-feira (4) e se estende até o dia 29/11. A quantidade de de imunizantes foi confirmada ao Diário do Aço por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano.

As vacinas chegaram em Coronel Fabriciano na última quarta-feira (30/10) e começaram a ser enviadas a cada um dos 35 municípios atendidos pela SRS Coronel Fabriciano na sexta-feira (1/11). A expectativa é que até 7 de novembro, todos governos municipais tenham recebido as vacinas, que serão entregues conforme a demanda de cada um deles.
O público-alvo da campanha são crianças e adolescentes menores de 15 anos. Dentre os imunizantes disponibilizados, estão as vacinas tríplice viral, hepatite B, papilomavírus humano (HPV), contra hepatite A, rotavírus humano, meningocócica ACWY, meningocócica C, pneumocócica, pentavalente, contra febre amarela e contra poliomielite.


Inicialmente não estava prevista a distribuição de doses das vacinas contra a covid-19. A SES-MG havia justificado que, embora façam parte do calendário vacinal de rotina desse público, “não estão disponíveis em Minas Gerais devido ao envio insuficiente de doses pelo Ministério da Saúde, responsável pela aquisição e distribuição dos imunobiológicos aos estados”.

No entanto, ainda no mês de outubro o Ministério da Saúde (MS) enviou 84 mil doses da vacina contra a covid-19 ao estado mineiro. Entre maio e setembro, a SES-MG recebeu do MS o total de 943.400 doses de vacina contra a covid-19, todas prontamente distribuídas aos municípios. As últimas doses desse imunizante para crianças menores de 5 anos foram distribuídas em julho de 2024, enquanto o público com mais de 12 anos recebeu as últimas doses em setembro deste ano.

Quantidade de doses
Tríplice Viral: 20.000 doses
Hepatite B: 6.000 doses
Vacina contra Poliomielite Inativada (VIP): 4.000 doses
BCG: 4.000 doses
Hepatite A: 3.000 doses
Meningo ACWY: 1.008 doses
Pentavalente: 3.000 doses
Pneumocócica 10 valente (pneumo10): 2.592 doses
HPV: 2.000 doses
Rotavírus: 1.800 doses
Meningo C: 2.340 doses
dTpa adulto (gestante): 500 doses
Dupla Adulto (DT): 5.600 doses
Febre Amarela: 13.650 doses
Covid: 3.470 doses
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário