05 de novembro, de 2024 | 16:30

Inaugurada nova Unidade Básica de Saúde no Sylvio Pereira II

Divulgação
Equipamento conta com serviços de atenção básica e assistência odontológicaEquipamento conta com serviços de atenção básica e assistência odontológica

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Walter Lopes Soares, localizada na rua Dezenove, no bairro Sylvio Pereira II, foi inaugurada no início desta semana em Coronel Fabriciano. Conforme a administração pública, a UBS chega para fortalecer e ampliar a atenção básica, além de proporcionar melhor qualidade de vida para cerca de 5 mil moradores dos bairros Sylvio Pereira II, São Vicente e Residencial Buritis.

“A gente se comprometeu a entregar essa Unidade de Saúde que já está funcionando há cerca de três meses, mas por causa do período eleitoral optamos por não fazer a inauguração naquela ocasião. Hoje, estamos aqui com essa solenidade em respeito ao Walter, o Waltinho da Saúde, e a família dele. Esse mês ainda vamos inaugurar a UBS do Manoel Maia, com sede própria, pois, hoje ela funciona em imóvel alugado”, pontuou o prefeito Marcos Vinicius.

Com investimento de R$ 1,4 milhões, em recursos próprios, e mais R$ 1 milhão em equipamentos, a unidade, além de ampla, se propõe a receber os usuários com carinho e atenção, humanizando o atendimento.

O novo equipamento possui 272 metros quadrados de área construída e conta com seis consultórios, sendo um odontológico, farmácia, salas de vacina, curativo e medicação. “Para melhorar a saúde, temos que fortalecer a atenção básica que é a porta de entrada do serviço público. Entregando essa obra a gente consegue trazer mais humanização nos atendimentos da Unidade de Saúde”, ressalta Ricardo Cacau, secretário de Governança da Saúde.

Conforme a administração municipal, outras quatro UBSs devem ser construídas nos próximos anos, nos bairros Serra Azul, São Domingos, Santa Terezinha e Córrego Alto.

Homenagem
A unidade recebe o nome de Walter Lopes Soares, por meio da Lei Municipal nº 3.400/2023. "Waltinho", como era conhecido, nasceu em Itabirinha de Mantena, mas se mudou para Coronel Fabriciano ainda criança e na cidade trilhou caminhos variados, marcando presença no comércio local e contribuindo com o crescimento de várias empresas.

Em 1981, juntamente com a esposa Margareth e filhos foram a segunda família a se estabelecer no Sylvio Pereira II. Três anos depois, enfrentou a encefalite, que deixou sequelas parciais e o levou à aposentadoria por invalidez.

Longe de se render às adversidades, encontrou nos serviços voluntários sua verdadeira vocação. Waltinho foi um pilar essencial na comunidade, por mais de 30 anos, engajando-se ativamente como conselheiro na Associação do Deficientes Físicos (Adefiva), em prol dos idosos e assistência social. Ao perceber as necessidades crescentes do bairro, foi cofundador da Associação dos Moradores do Sylvio Pereira II (AMSPII), uma entidade que se tornou vital para a comunidade.

“Eu fiz parte de muitos momentos dele aqui. E mesmo com o coração apertado, a gente fica muito feliz porque essa homenagem é merecida por todo trabalho e dedicação que ele teve no bairro”, fala Margareth Maria do Carmo Soares, viúva do homenageado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário