06 de novembro, de 2024 | 08:20
Instituição e laboratório oferecem exames gratuitos para diagnóstico de câncer em Ipatinga
Divulgação
Interessados em fazer os exames podem comparecer à Asapac, situada na rua Goiânia, número 670, no bairro Caravelas, em Ipatinga
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do AçoInteressados em fazer os exames podem comparecer à Asapac, situada na rua Goiânia, número 670, no bairro Caravelas, em Ipatinga
A Associação de Amparo a Pacientes com Câncer (Asapac) de Ipatinga oferta gratuitamente, junto ao laboratório VilaRica Diagnósticos, o exame PSA, que identifica possíveis alterações na próstata. Está sendo ofertado também o exame de Pesquisa de Sangue Oculto nas Fezes (PSO) para homens e mulheres. O procedimento é um dos primeiros a diagnosticar câncer de intestino.
Em entrevista à reportagem do Diário do Aço, a coordenadora da Asapac, Lucélia Oliveira Santos, ressaltou a importância da prevenção, além de como funcionam os procedimentos. É essencial conscientizar a população a fazer exames mesmo não tendo sintomas, visto que o objetivo das campanhas de prevenção é o diagnóstico precoce. São exames de baixo custo e não invasivos e que podem salvar vidas”.
Serão ofertados 50 exames de PSA e PSO para homens acima de 40 anos de idade, devido ao aumento de diagnósticos nessa faixa etária. Embora o câncer de próstata seja mais comum em homens acima de 50 anos, atualmente as pesquisas indicam que as consultas preventivas e exames devem ocorrer a partir dos 40, e principalmente quando há histórico familiar. As estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) para o triênio 2023/2025 apontam com um aumento de 8,5% de novos casos de câncer da doença em relação à estimativa anterior”, acrescentou.
Pontuou também que serão ofertados 20 exames de PSO para mulheres acima de 40 anos. A Asapac vem unificando a campanha de conscientização do câncer de intestino junto à campanha de câncer de próstata para trazer mais visibilidade para esse tipo de câncer devido à alta demanda que recebemos de pacientes mais jovens, que são acometidos pelo câncer de intestino em fase já avançada. Foi o que chamou nossa atenção para trabalhar as duas campanhas no mês de novembro desde o ano de 2020. Assim aumentamos as chances de cura em até 90%”, complementou Lucélia.
Como fazer exame?
Para garantir o exame de forma gratuita, é necessário entrar em contato com a associação por meio do telefone (31) 3821-6609 ou ir até a sede, que fica situada na rua Goiânia, número 670, no bairro Caravelas, em Ipatinga, no horário das 8h às 16h. É preciso pegar a autorização e as orientações para os exames, que serão feitos em qualquer laboratório do VilaRica Diagnósticos na cidade.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]