07 de novembro, de 2024 | 08:30

Prevenção do câncer de próstata ainda enfrenta mitos e preconceitos

Divulgação
Wagner Corrêa enfatiza como o exame preventivo possibilita a identificação de tumores pequenos Wagner Corrêa enfatiza como o exame preventivo possibilita a identificação de tumores pequenos

O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul, que busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e a fazerem exames preventivos. No entanto, a prevenção dessa doença ainda enfrenta a propagação de informações falsas e o preconceito entre os homens quanto ao exame de rastreamento da patologia, como explica o médico urologista Wagner Corrêa, que atende no Vale do Aço.

Segundo dados divulgados pela Agência Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no país, representando cerca de 29% dos casos de câncer, conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos casos no Brasil, o que destaca a importância de iniciativas que promovam a conscientização e o diagnóstico precoce.

O urologista Wagner Corrêa alerta que, nas fases iniciais, quando o câncer de próstata tem mais de 90% de chance de cura, ele não gera sintomas para o paciente. “Por isso, campanhas como o Novembro Azul são tão importantes para o cuidado com a saúde do homem. No momento em que o câncer tem maior chance de cura, ele normalmente não apresenta nenhum sintoma. É um câncer silencioso e, quando gera sintomas, eles podem ser variados, como alterações urinárias, sangramento na urina e perda de peso”, esclarece.

Ainda conforme o urologista, o rastreamento do câncer de próstata no Brasil é recomendado para pacientes com fatores de risco a partir dos 45 anos. Pacientes negros, com histórico familiar da doença e obesos estão incluídos no grupo de risco. “A orientação para esses pacientes é fazer o exame retal digital e o Antígeno Prostático Específico (PSA) anualmente a partir dos 45 anos. Para o restante da população masculina, recomenda-se iniciar os exames aos 50 anos, com o exame retal digital e também com o PSA”, reforça.

Prevenção
A prevenção da doença enfrenta a propagação de informações falsas, entre elas a ideia de que o rastreamento do câncer não é necessário e que apenas a dosagem do PSA é suficiente para o diagnóstico, ou que o toque retal não tem utilidade, como explica Wagner Corrêa. “Outro mito é que o toque retal é um exame demorado e doloroso. Existem diversos mitos e preocupações acerca do câncer de próstata, que devem ser combatidos com informação para a sociedade”, alerta o médico.

Preconceito
O preconceito entre os homens em relação ao exame retal digital é outro obstáculo à prevenção do câncer de próstata, mas o urologista reforça sua importância para o diagnóstico precoce. “Com o exame retal digital para avaliação da próstata, é possível identificar tumores muito pequenos, que talvez outros exames não detectariam. O diagnóstico precoce do câncer de próstata inclui o exame retal digital, que, infelizmente, muitos homens não fazem, pois têm preconceito em relação a esse exame, que, na verdade, é uma forma importante de cuidar da saúde masculina”, esclarece.

Sintomas
Entre os principais sintomas do câncer de próstata estão dificuldade para urinar, sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro, diminuição do jato urinário, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen. Homens que apresentarem qualquer um desses sinais devem procurar um urologista, especialista em saúde masculina, que poderá realizar os exames necessários para avaliar a presença da doença e orientar sobre o tratamento adequado. O câncer de próstata, quando detectado precocemente, tem grandes chances de cura.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Boachá

07 de novembro, 2024 | 10:46

“Fiz 40 anos esse ano, fui ao Urologista e fiz o exame de toque. É muita besteira o homem pensar que algo que faça para cuidar da sua saúde irá interferir na sua masculinidade.
Tomei a dedada e vida que segue. Graças a Deus tudo normal. Fiz o PSA e deu tudo certo. Ano que vem tamo denovo,e como diz o ditado: É melhor prevenir que remediar. O câncer é uma doença que leva a gente para o cemitério rápido. Cuide-se.”

Envie seu Comentário