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15 de novembro, de 2024 | 08:50

Assinatura do contrato de concessão da BR-381 é adiada para janeiro

Movimento PróVidas/Divulgação
Estrada é conhecida pelo alto número de acidentes e duplicação é aguardada há várias décadas Estrada é conhecida pelo alto número de acidentes e duplicação é aguardada há várias décadas

O contrato de concessão da BR-381 entre Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e Governador Valadares tem nova data de assinatura, agora prevista para 24 de janeiro de 2025. Inicialmente, a assinatura ocorreria em 2 de dezembro deste ano.

O adiamento foi solicitado pela empresa 4UM Fundo de Investimentos, vencedora do leilão promovido em agosto. Segundo informações repassadas ao Diário do Aço, a futura concessionária do trecho pediu uma prorrogação de 45 dias para comprovar o cumprimento das condições prévias à assinatura do contrato de concessão.

Com a concessão, estão previstas 51 mudanças no traçado da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares. Estima-se um investimento de R$ 9,34 bilhões em 296,32 quilômetros da estrada. A concessionária deverá duplicar 106 quilômetros de rodovia ao longo de 13 cidades, incluindo a região do Vale do Aço.

Cinco praças de pedágio estão previstas para o trecho da BR-381, localizadas nos municípios de Caeté, João Monlevade, Jaraguaçu, Belo Oriente e Governador Valadares. A cobrança deve começar em janeiro de 2026, após um ano de atuação da concessionária na manutenção e operação da rodovia, quando também serão iniciadas as obras de duplicação.

Trechos
Conforme já divulgado pelo Diário do Aço, no início deste mês o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) publicou a ordem de serviço para a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia das obras de duplicação do lote 8A da BR-381, entre o trevo de Caeté e Ravena, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Para 4 de dezembro, está prevista a licitação para a contratação dos projetos básico e executivo da obra do lote 8B, entre Ravena e Belo Horizonte. As obras de duplicação e melhoria dos lotes 8A e 8B foram retiradas do edital de concessão e serão custeadas com recursos da União.

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Comentários

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Renato Moreira

16 de novembro, 2024 | 09:57

“Nada de diferente das promessas eleitoreiras que passam a cada campanha, tem até ministro no atual governo que se beneficiou das mesmas promessas. São todos hipócritas!”

Jota

15 de novembro, 2024 | 20:47

“Todos nós sabemos a história trágica dessa BR381. E todos nós sabemos o descaso de TODOS os governos por essa BR.
As grandes empresas do Vale do Aço e Vale do Rio Doce, não sei por qual motivo, nada fazem. Essas empresas recebem através da 381 as matérias primas e insumos para fabricação dos seus produtos. E por ela, escoam grande parte da produção. Mas parece-me que existem interesses gigantescos e financeiros para manter essa BR sempre ruim.
O fato é que BILHÕES de reais já foram aplicados nessa BR e ela não melhora. As obras começam e sempre param, invariavelmente, nos deixando em situação de vulnerabilidade e insegurança. Infelizmente, centenas e milhares de pessoas perderão a vida nessa estrada da morte.”

Jota

15 de novembro, 2024 | 15:23

“Kkkkkkkk... Pediu mais 45 dias para comprovar o que era para ser comprovado antes de entrar no processo... Kkkkkk...
Essa é só mais uma constatação de que NÓS somos de fato, PALHAÇOS!!!”

Tião Marreta

15 de novembro, 2024 | 09:56

“Vai virar palanque eleitoral para 2026, essa obra só vai sair nos anos de 2050, a cada 4 anos põe maquinas e homens para fingir que a obra tá saindo do papel.”

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