16 de novembro, de 2024 | 08:20

Festival de Arte Negra é promovido neste sábado e domingo no Parque Ipanema

Divulgação
Reny Batista destaca que o evento promoverá a divulgação das expressões culturaisReny Batista destaca que o evento promoverá a divulgação das expressões culturais

Nos dias 16 e 17 de novembro, a partir das 8h, no Galpão do Parque Ipanema, em Ipatinga, será promovida a 3ª edição do Encontra'Arte Negro, com o tema Conexões Aineiridade. A última edição foi há 23 anos, e, em 2024, a programação retorna por meio do edital Aineiridades do Fundo Estadual de Cultura (FEC) de Minas Gerais e com o apoio da Feirarte de Ipatinga.

Agora, o projeto é liderado por Reny Batista e ocorrerá em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, que passa a ser feriado nacional a partir deste ano, no dia 20. O festival cultural contará com atrações e ações de formação e sensibilização, com diversos artistas negros convidados da região, como Jaqueline Carla, Bloco Cultural e Carnavalesco Afoxé, Associação Cultural e Social de Capoeira Raiz de Quilombo, Coletivo Roda das Pretas, Leonor, Ciranda de Saia, Nayarah Carraroh, A Rua Declama, Bloco Valentinas e Batucada.

Segundo a organização do evento, além das atividades no Parque Ipanema, haverá também uma "Roda de Saberes" no domingo, às 9h, na comunidade tradicional Terreiro de Umbanda Ilê Axé de Ogum, localizada na rua Madalena, nº 137, Canaã. A atividade será promovida em parceria com mestres e educadores da região, como Fátima de Ogum, Paulo Amaral, Reny Batista, Bloco Cultural e Carnavalesco Afoxé, Mayara Costa, Nayarah Carraroh e Duda das Cadeiras.

Oficinas
As oficinas de dança afro e percussão estão agendadas para o sábado. A oficina de dança afro, com Preta Lua, será das 8h às 9h, e a de percussão, com Geleia, das 10h às 12h, no Galpão do Parque Ipanema. As inscrições podem ser feitas no link disponível na bio do Instagram: @encontrarte_negro

Objetivo
Segundo a coordenadora do festival, Reny Batista, o objetivo do evento é promover a salvaguarda, valorização e fortalecimento da identidade afrodescendente, assim como a divulgação das expressões culturais. "Buscamos preservar, valorizar e fortalecer a identidade aineira no Vale do Aço, promover a diversidade cultural e o combate ao racismo, elementos fundamentais para uma sociedade mais igualitária e inclusiva", destacou.

Produção
O Encontra'Arte Negro conta com a produção de Claudiane Dias, comunicação e divulgação de Luciano Botelho, curadoria artística de Wenderson Godoi, coordenação geral e gestão financeira de Reny Batista, registro audiovisual de Naga, da Lizard Filmes, registro fotográfico de Geniane Martins de Paula Vieira, design gráfico de Leander do Gueto e historiador Sávio Tarso. A programação é gratuita e destinada a toda a família.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário