
15 de novembro, de 2024 | 14:44
Terreiro celebra Dia Nacional da Umbanda no Parque Ipanema
Além da Proclamação da República, nesta sexta-feira (15) é celebrado o Dia Nacional da Umbanda. Em razão da data, a Comunidade Tradicional Ilê Axê de Ogum promoveu uma sessão aberta de caboclo, no galpão coberto do Parque Ipanema, concedendo a população a oportunidade de vivenciarem e conhecerem mais sobre valores, práticas e espiritualidade da Umbanda.
Em entrevista à reportagem do Diário do Aço, o ebomi Ricardo Farney Fonseca de Brito destacou que o momento foi oportuno para a quebra de preconceitos.
Temos um preconceito enraizado muito grande com religiões de matriz africana, principalmente o que vem daqueles que foram escravizados. Quanto mais conseguirmos professar a nossa fé e conseguirmos mostrar para as pessoas que a Umbanda não é esse culto que eles julgam, do diabo, mostraremos que todos acreditam em Deus. Deus é um só, não importa qual religião seja. As pessoas verão isso de uma forma mais simples”.
A sessão aberta, além de dar a visibilidade para as pessoas conhecerem um pouco mais sobre o nosso culto, traz mensagens que são de apoio à vida, falando sobre a natureza, da prevenção do suicídio. Porque a Umbanda é energia. Ela trata da energia da terra, das árvores, do ar, de todos os elementos. Ou seja, a Umbanda é vida”, acrescentou.
Já a zeladora espiritual, Fátima de Ogum, pontuou que todos foram bem-vindos na sessão. O público-alvo foram todos, para que todas as pessoas tomem consciência que a Umbanda precisa ser apresentável. A Umbanda é a paz, a compreensão, o conhecimento”, concluiu.
Após a sessão aberta, a comunidade distribuiu marmitas para pessoas em situação de rua do Centro de Ipatinga.
A Comunidade Tradicional Ilê Axê de Ogum promoveu uma sessão aberta de caboclo, no galpão coberto do Parque Ipanema nesta sexta-feira (15) pic.twitter.com/AkYTlNNsHt
Diário do Aço (@portaldiarioaco) November 15, 2024
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Paulin
16 de novembro, 2024 | 17:23Zélio Fernandino de Moraes, homem branco, hétero e criador da umbanda.
Hoje cultuam como religião africana, que é MAJORITARIAMENTE cristã...”
Gildázio Garcia Vitor
16 de novembro, 2024 | 09:25Senhores Luciano, Verdade, Antonio e E.E. Morel parabéns e obrigado pelos comentários, críticas e dicas!”
E.d. Morel
16 de novembro, 2024 | 05:35SR.GILDAZIO GARCIA VITOR,
Comunismo não é amor, comunismo é um martelo com o qual se golpeia o inimigo
Mao Tse-Tung
O Ditador é mais sanguinário dirigente de um país, usou a palavra liberdade para matar seu povo de fome, inanicao e perseguições, promover suas ideias , fomentando ódio e indiferença, não é sinônimo de sabedoria, e ATIVISMO MILITANTE.
TODOS têm seu lugar de fala, TODOS, se é que me entende.”
Antonio
16 de novembro, 2024 | 05:03Toda forma de manifestação religiosa deve ser respeitada. Não faz sentido nenhum atacar a crença alheia.”
Verdade
15 de novembro, 2024 | 23:47Gildazio Garcia....
Viva a liberdade de expressão mas, a maioria de seus comentários nesse jornal, sempre tem o objetivo de agredir/provocar alguém/grupo subliminarmente.
Vc acusa os neo e as igrejas de perseguir a religião afro, ao final joga uma pitada da frase usada pelo Bozo.
Concluo que tudo vindo do baú vermelho da maldade, vc consome e elogia.
Acho que já passou da hora de vc ver as coisas com análise madura, imparcial e saudável, fazendo comentários construtivos.
Afinal, nunca é tarde para saber a hora de ficar calado.
Por vezes, sempre achava que vc era um analista crítico com observações maduras e construtivas, mas não, vc é um fomentador de contendas.”
Luciano Lessa Rezende
15 de novembro, 2024 | 21:58Sou católico,defendo Deus,pátria,apesar de não acreditar que um dia seremos uma nação próspera de fato,sou a favor da umbandista,evangélica,judaica,islamista,não importa,Todos tem que ter o seu espaço.Nem todos pensam do jeito que vc explanou.Receja seus conceitos,vc está defendendo liberdade sendo intolerante e preconceituoso como aqueles que vc julga.”
Gildázio Garcia Vitor
15 de novembro, 2024 | 17:09Parabéns ao Portal Diário do Aço por dar voz aos que cultuam religiões de matrizes africanas, que, infelizmente, têm sido cada vez mais perseguidas pelas igrejas judaico-cristãs e seus fiéis, especialmente as Neopentecostais, que defendem e fazem parte da turma do "Deus, Pátria e Família" e liberdade.”