19 de novembro, de 2024 | 08:30

MPMG deve divulgar projetos de criação e manutenção de espaços verdes em Ipatinga

Segundo informado pelo promotor Rafael Pureza, município deve ser beneficiado com TAC que tem como objetivo manter áreas verde no centro urbano

Matheus Valadares
Região de mata ciliar no bairro Cariru, em IpatingaRegião de mata ciliar no bairro Cariru, em Ipatinga
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Nas próximas semanas, devem ser anunciadas obras e melhorias provenientes de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em Ipatinga. O objetivo é a criação e manutenção de espaços verdes no centro urbano. A informação foi repassada ao Diário do Aço pelo promotor Rafael Pureza, da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, durante a ação de plantio de mudas de árvores no Parque Linear do bairro Cidade Nova, em Santana do Paraíso.

“Chegou a vez de Ipatinga. Nós estamos com projetos muito audaciosos que serão anunciados em breve, para surgirem espaços verdes também, dentro da cidade de Ipatinga, para convivência e para que a sociedade possa desfrutar de viver em uma cidade que tenha qualidade de vida, que tenha espaços verdes para aproveitar”, afirmou Rafael Pureza.

Outros TACs pela região
Desde meados do primeiro semestre deste ano, a orla da lagoa de Ipaba, no Colar Metropolitano do Vale do Aço, recebe intervenções de infraestrutura e paisagismo. Conforme já divulgado pelo Diário do Aço, a execução do projeto é proveniente de uma parceria do MPMG, por meio da 9ª Promotoria de Justiça de Ipatinga, junto ao município, por intermédio da Plataforma Semente/CeMAIS (Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais), para a criação do Parque da Lagoinha.

A orla contará com a instalação de importantes equipamentos públicos, como uma quadra de vôlei de areia, beach tennis e futevôlei, uma área para jogos de tabuleiro, playground, além de áreas verdes e espaços de convívio. Além de espaços de lazer e práticas esportivas, as obras no entorno da lagoa central têm como objetivo revitalizar as áreas degradadas e recompor a fauna e a flora local, com ações ambientais além dos cursos d'água que foram comprometidos.

“A lagoa de Ipaba é uma coisa apaixonante. Ela é o cartão-postal da cidade e nós verificamos que ela estava num estado deplorável. Isso se deu em razão da urbanização desordenada no entorno da lagoa, com bares, ruas sem calçamento, lançamento de esgoto e poluição. Enfim, a lagoa estava morta. Hoje é possível já enxergar um novo panorama. Nós firmamos acordos com a prefeitura, que abraçou a ideia, também se apaixonou pelo projeto. A lagoa está retornando à vida, já é uma lagoa limpa, a orla está ficando maravilhosa, bem cuidada, revegetada”, declarou Pureza.

No ano de 2022 foi feita a retirada de 17 moradias irregulares desse local, por meio de uma Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo Ministério Público. Essa retirada totalizou uma área de 11.456,26m², que passará por processo de revitalização, com a construção de um grande parque público.

Santana do Paraíso é outro município beneficiado com TAC. Em julho de 2019, teve início no bairro Cidade Nova, próximo à saída que dá acesso ao Aeroporto Regional do Vale do Aço, a obra do Parque Linear, que contempla a recuperação de áreas degradadas e áreas de várzea existentes com reflorestamento e implementação do parque. O espaço deve ser concluído em janeiro do próximo ano.

O equipamento, além de uma área de grama e lagoa, conta com salas administrativas, sendo uma cedida para a Polícia Militar; banheiros públicos; bebedouro; bancos com áreas sombreadas; conjuntos de mesas e bancos; uma pista de caminhada com 1.500 metros lineares; barras de alongamento; quadras poliesportivas; campo de futebol, brinquedos infantis, academia ao ar livre, entre outros equipamentos no espaço público.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário