19 de novembro, de 2024 | 15:20

Empreendedoras de Ipatinga relatam suas experiências na liderança de pequenos negócios

Nesta terça-feira é celebrado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. Em Minas Gerais, 40% dos pequenos negócios são liderados por mulheres

Arquivo pessoal
Patrícia Barbosa lidera um dos 2,1 milhões de pequenos negócios ativos no estadoPatrícia Barbosa lidera um dos 2,1 milhões de pequenos negócios ativos no estado
Nesta terça-feira (19), é celebrado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, uma data para valorizar a força e o protagonismo das mulheres à frente dos negócios. Em Minas Gerais, segundo levantamento realizado pelo Sebrae Minas, com base em dados da Receita Federal, do total de 2,1 milhões de pequenos negócios ativos no estado, 40,9% (o equivalente a 897.481) são liderados por mulheres. Esse resultado posiciona Minas em segundo lugar no Brasil, atrás apenas de São Paulo. Em nível nacional, as mulheres respondem por 41,5% dos pequenos negócios, em um universo de 8,3 milhões de empreendimentos.

Na análise por segmento econômico, o setor de Serviços lidera, com mais de 450 mil empresas comandadas por mulheres, seguido pelo Comércio, que reúne 274 mil empresas sob liderança feminina. Entre as principais atividades empresariais estão Comércio Varejista de Artigos de Vestuário e Acessórios; e o setor de beleza, com Cabeleireiros, Manicure e Pedicure. Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, “esses dados mostram que as mulheres tendem a empreender em segmentos que demandam menor capital inicial e oferecem flexibilidade, fatores que facilitam a entrada no mundo dos negócios”, explica.

A faixa etária predominante entre as empreendedoras mineiras é de 31 a 40 anos: 27,7% do total, o que sugere uma presença significativa de mulheres em uma fase mais madura da vida profissional, com mais experiência e conhecimento de mercado, aspectos que podem favorecer o sucesso e crescimento dos negócios.

Arquivo Pessoal
Projeto Papel Vivo em IpatingaProjeto Papel Vivo em Ipatinga

Sustentabilidade e afeto
Após enfrentar problemas de saúde durante a pandemia a gestora de projetos sociais Patrícia Barbosa resolveu colocar em prática o desejo de empreender. Em 2022, registrou a patente da Papel Vivo, empresa de Ipatinga dedicada à produção de produtos ecológicos e papelaria conceito. Os itens são produzidos a partir da reciclagem de papeis que recebem sementes de hortaliças, frutos e flores, em sua composição, por meio de uma metodologia que ela mesma desenvolveu. Hoje ela usa a comunicação afetiva para atender empresas e entidades em projetos voltados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às práticas de ESG.

A empreendedora conta que usou da experiência de anos trabalhando na indústria e em projetos de sustentabilidade para semear coisas boas e impactar positivamente a sociedade. "Precisava encontrar algo que transmitisse uma mensagem positiva, com a liberdade de trabalhar em qualquer lugar e continuar meu propósito”, afirma. A participação no programa Sebrae Delas ajudou a transformar o projeto em um modelo de negócio. “O Sebrae me proporcionou uma visão clara da empresa a partir de uma ideia que, aos olhos dos outros, parecia lúdica e abstrata”, explica.

Arquivo pessoal
Jaqueline Costa, que mudou sua trajetória profissional como microempreendedoraJaqueline Costa, que mudou sua trajetória profissional como microempreendedora

Beleza e estética
No mercado da beleza as mulheres são maioria. Em Minas Gerais, 75% dos empreendimentos são liderados por empresárias como a bacharel em Administração Pública Jaqueline Costa, que mudou sua trajetória profissional em 2021. Na época, fez um curso de extensão de cílios, e iniciou os atendimentos em um estabelecimento parceiro, até inaugurar seu próprio espaço: o Studio Jaque Costa, em Ipatinga. Em março deste ano, ela buscou o apoio do Sebrae Delas para gerenciar o negócio, especializado em extensão de cílios, micropigmentação e outros procedimentos estéticos.

“Apesar do conhecimento técnico em Administração, eu não tinha experiência na gestão de um negócio, ou noção de marketing. O Sebrae ofereceu todo o suporte nessas áreas, e me trouxe maturidade para enxergar as potencialidades minha e da empresa”, afirma. Ela conta que, em menos de dez meses, seu empreendimento alcançou a meta de atendimentos traçada para 18 meses. “Acredito que o diferencial de um negócio liderado por uma mulher está na sua sensibilidade, ou seja, na sua capacidade de entender as preferências do consumidor, de reinventar e perseverar diante das transformações do mercado”, diz.

Cenário Nacional
Dados da pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo 2023 (Global Entrepreneurship Monitor) revelam que o Brasil caminha para ter, majoritariamente, empresas comandadas por mulheres. Segundo o relatório, dos 47,7 milhões de empreendedores com intenção de entrar no mercado até 2026 – os chamados empreendedores potenciais – 54,6% são mulheres. Os números contrastam com a pesquisa do ano anterior, em que os homens ainda dominavam com um percentual de 55%.

Além disso, um relatório técnico do Sebrae sobre Empreendedorismo Feminino, divulgado em março de 2024, aponta que as mulheres empreendedoras vêm conquistando cada vez mais espaço dentro do universo de Donos de Negócios no Brasil. Do total de 30 milhões de empreendedores, as mulheres somam mais de 10 milhões de donas de negócios. Além disso, 49,8% das empreendedoras se declaram negras, o que mostra que o empreendedorismo feminino no Brasil é diverso.

Conteúdo exclusivo
Em comemoração ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, o Sebrae Minas lançou hoje (19), uma série de conteúdos voltados a mulheres empreendedoras. A série “Negócio de Mulher: Guia Prático para Empreendedoras” ficará disponível na plataforma Sebrae Play. Serão 18 episódios em formatos variados, divididos em quatro temporadas: Empreendedorismo Feminino – Primeiros Passos; Gestão Financeira para Mulheres; Marketing para Empreendedora; e Estratégias de Vendas para Elas.
Acesse a plataforma e confira.

Sebrae DELAS
Para incentivar, apoiar e impulsionar as mulheres à frente dos negócios, o Sebrae Minas conta com o programa Sebrae DELAS. A iniciativa tem o objetivo de aumentar a probabilidade de ideias e negócios liderados por mulheres, incentivando potenciais empreendedoras e empresárias a desenvolverem seus comportamentos e habilidades empreendedoras. Além disso, visa fomentar práticas empresariais e políticas públicas para tornar os negócios liderados por mulheres mais competitivos. O programa conta com diversas ações de capacitação, cursos e eventos, visando fomentar a conexão, novas parcerias e o networking entre as empreendedoras. Para saber mais, acesse o perfil @sebraedelas.minas.
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