20 de novembro, de 2024 | 12:26

Defesa Civil alerta para risco de chuva forte em Ipatinga

Débora Anício
Instituto Mineiro de Gestão das Águas prevê tempestade entre quinta e sexta-feira Instituto Mineiro de Gestão das Águas prevê tempestade entre quinta e sexta-feira

Nesta quarta-feira (20), a Defesa Civil de Ipatinga divulgou comunicado alertando sobre a possibilidade de chover de 30mm a 50mm entre a tarde desta quinta (21) e a manhã desta sexta-feira (22), conforme previsão do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).

Por causa da previsão, o órgão alerta que, se o cidadão precisar de socorro emergencial, deve entrar em contato com a Defesa Civil: 3829-8181 ou Corpo de Bombeiros: 193.

As dicas de prevenção da Defesa Civil Estadual em casos de chuva forte são: Não atravesse a enxurrada; Mude seu trajeto para evitar locais com histórico de alagamentos; Em caso de raios, procure abrigo em construções e veículos e evite ficar debaixo de árvores. Se estiver ao ar livre e sem abrigo, fique agachado, com os pés juntos e a cabeça abaixada, mantendo-se o mais baixo possível; Se ouvir sons de rachaduras no solo ou notar movimentos de terra, saia imediatamente da área afetada, e não retorne ao local até a devida liberação; Atenção motorista, em caso de forte chuva, só siga adiante se a água estiver abaixo do meio das rodas. Se a água ultrapassar o meio da porta, suba para o teto e use o cinto de segurança para se segurar. Não subestime a força da água.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ana Lucia Paiva

21 de novembro, 2024 | 07:38

“No vale do aço.
Vc liga para o SAMU, a central fica em Valadares, vc fica mais de 5 minutos falando o endereço da ocorrência, pois os atendentes não faz ideia pra que lado Ipatinga tá.
Vc liga nos bombeiros ( solicitei um dia pois um ar condicionado da vizinha pegou fogo ), se não é meu treinamento feito na empresa que trabalho e se fosse depender dos bombeiros atender o telefone, o ap dela teria sido completamente queimado. Liguei nos bombeiros ( o numero que vc ligou nao existe ), ( segunda tentativa, chamou por 30 segundos e a ligação caiu ), terceira tentativa, bombeiros de João Monlevade atendeu, me deram um número fixo ), ( o número fixo, nao existe ).
PM, vc liga, ou a ligação cai em BH ou em cidade mais proxima, e quando atende, te passam um número fixo.
Essas centrais tanto bombeiros, SAMU, PM, estao sucateadas. O Gov de MENOS GERAIS, infelizmente é INEFICIENTE.”

Boacha

20 de novembro, 2024 | 12:42

“Bombeiro e Defesa Civil, dois órgãos caros e inúteis em Minas Gerais, principalmente no Vale do Aço.
Toda vez que são acionados, nunca compareceu ou chegam depois da tragédia ter tomado proporção gigantesca.
Sempre que precisei, ouvi um não ou meu carro tá em outra situação e iremos demorar. Mas ao saber, verifiquei que ambos não tem recursos humanos e materiais suficientes para atender,pois foram sucateados.”

Envie seu Comentário