26 de novembro, de 2024 | 16:29
Professora da rede municipal de Ipatinga é reconhecida nacionalmente por experiência de inclusão
Divulgação
Sara Cristina da Penha Viana aproveitou a oportunidade do regime de Tempo Integral para ensinar o esporte a uma criança surda
Sara Cristina da Penha Viana aproveitou a oportunidade do regime de Tempo Integral para ensinar o esporte a uma criança surda
A inclusão das pessoas surdas é um desafio na educação tradicional brasileira. Graças à Língua Brasileira de Sinais (Libras), as barreiras têm sido vencidas. Agora, imagine conseguir transformar esse aluno em atleta de judô. Foi o que fez a professora Sara Cristina da Penha Viana, da tradicional Escola Municipal Hugo Duarte Coutinho, no bairro Canaã, em Ipatinga. Ex-atleta e competidora, Sara aproveitou a oportunidade do regime de Tempo Integral, em 2023, para ensinar o esporte a uma criança surda que estuda na rede municipal.
O trabalho faz parte de um estudo que Sara já desenvolve como pesquisa na área. A iniciativa deu tão certo que virou relato em congressos da área esportiva, destacou a administração municipal.
Sara levou sua experiência para o 1º Congresso Nacional de Educação Física 2024 (Conefi), ocorrido em formato virtual entre 25 e 27 de novembro. Ela apresentou o artigo intitulado A inclusão de uma aluna surda nas aulas de judô escolar da rede pública municipal: Relato de experiência”.
A ação foi considerada um case de sucesso” para os organizadores, que concederam a Sara uma Menção Honrosa pelo trabalho. Este reconhecimento destaca a dedicação e o esforço excepcionais investidos na pesquisa. Parabéns por essa conquista incrível”, publicou a organização do 1º Conefi.
Sara diz que a inclusão foi uma descoberta em sua vida e impulso para fazer ainda melhor o seu ofício. Eu me realizo dentro da inclusão. Não tem preço! Não tem alegria melhor vê-los rompendo barreiras. Esse trabalho foi um prêmio pra mim. Fui construindo juntamente com a aluna a melhor forma de aprendizado. Foi um processo feito passo a passo. Nós construímos juntos essa relação”.
Sara foi aluna da rede pública municipal e acredita que o reconhecimento de seu trabalho renderá bons frutos para toda a rede de educação. O reconhecimento ao trabalho da professora Sara também virou case” para a rede municipal de Ipatinga e está sendo divulgado em todas as escolas sob a supervisão da Secretaria Municipal de Educação.
O judô está incluído entre as disciplinas do Ensino de Tempo Integral desde 2021, mas a experiência com uma aluna surda é novidade e partiu da proatividade da professora, como descreve a secretária municipal de Educação, Patrícia Avelar: "Ela enxergou a oportunidade de incluir. Ela viu que poderia fazer a diferença na vida daquela criança e dedicou amor e tempo às aulas de judô, que já ministrava aos alunos, para aquela criança em especial. Isso transforma vidas e faz da inclusão uma realidade prática, viva e palpável. Ficamos muito orgulhosos e esperamos que a iniciativa da professora Sara seja pra todos mais um nobre exemplo de inclusão", disse.
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