28 de novembro, de 2024 | 08:10

Projeto em Ipatinga é um verdadeiro ''Chute Certo'' na vida de centenas de garotos

Anderson Figueiredo
Higor Carlech projetou e deu início a um sonho de contribuir para a formação de garotos por meio do esporteHigor Carlech projetou e deu início a um sonho de contribuir para a formação de garotos por meio do esporte

Não é de hoje que o esporte é a porta de entrada do resgate, do sucesso na vida ou do acolhimento para milhões e milhões de garotos ao redor do mundo. Não faltam exemplos. Em Ipatinga, há um desses casos típicos desse movimento em prol de encaminhar na vida centenas de garotos, a partir de um objetivo de vida de um médico referência em matéria de simplicidade, dedicação e competência, Higor Carlech. No fim da reportagem, assista ao vídeo da entrevista com Higor Carlech.

Embora sempre atarefado com atendimentos em consultórios e nas mesas de cirurgias, Higor criou, em 2019, com recursos próprios, o Projeto “Chute Certo”, e atualmente vive uma nova fase, em busca do cumprimento de novos objetivos de expansão de atendimento totalmente gratuito a garotos dos 5 aos 17 anos. Ainda tendo que bancar boa parte “do próprio bolso”, porém já há avanços, a partir da captação de recurso por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Nova fase
Anderson Figueiredo
Garotos de todas as idades treinam na Vila Ipanema, em IpatingaGarotos de todas as idades treinam na Vila Ipanema, em Ipatinga

O “Chute Certo”, que atende sem qualquer custo (deslocamento, apoio psicológico, uniformes e atividades esportivas) a mais de 220 alunos atualmente, tem, a partir de meados deste ano, seu núcleo principal no clube da Vila Ipanema, no bairro de mesmo nome, em Ipatinga. Higor Carlech assinou um comodato de 25 anos com a agremiação, local onde irá ampliar as instalações e o rol de apoio aos alunos.

O objetivo é atender outras centenas de garotos a partir desta expansão, a médio prazo, que inclui novos equipamentos esportivos em outros espaços na área do clube (são mais de 80 mil metros quadrados, boa parte deles ainda subutilizados). O plano é construir novos campos de treinamentos, vestiários, salas de atendimentos de profissionais de saúde, academia, dentre outros.

Projeto social
O “Chute Certo” tem como foco um projeto social, de acordo com Higor Carlech: encaminhar os garotos na vida a partir da prática esportiva, com as atividades e muita orientação.

Na nova fase, outra grande novidade será implantada em breve: disponibilização de fisioterapeuta, nutricionista (atualmente, o profissional Daniel Urils já presta a sua colaboração com grande afinco), ortopedista, psiquiatra, cardiologista, dentistas e a instalação de uma academia para atividades específicas no centro esportivo do “Chute Certo”. De acordo com Higor, no próximo ano já terão início as melhoras. E tudo, conforme é o propósito, totalmente gratuito para os garotos, oriundos de escolas públicas e também particulares do município.

Inclusão
Anderson Figueiredo
Alguns dos profissionais envolvidos com as atividades diárias do “Chute Certo”Alguns dos profissionais envolvidos com as atividades diárias do “Chute Certo”

O “Chute Certo”, que nasceu no campo de futebol nos fundos da sede do Sindipa e onde ainda possui algumas atividades, também atende crianças com espectro autista, TDH, síndrome de Down, sem nenhum tipo de separação nas atividades rotineiras. “Trata-se de um verdadeiro projeto de inclusão”, pontua Higor Carlesh. O médico, que é natural de Teófilo Otoni e teve no exemplo do pai a dedicação ao esporte, exalta o apoio de parceiros que têm ajudado o projeto a seguir adiante: AAPI, Plamonte, Fadipa, Comercial Segurança, Clínica Otimizar, Daniel Nutricionista, Máxima Publicidade.

Estrutura e revelações
Os alunos podem se deslocar para as atividades por meio do transporte gratuito oferecido pelo projeto. Foi adquirido um ônibus, registrado em nome do “Chute Certo”, totalmente regularizado, que faz percurso diário previamente informado aos alunos e aos pais.
Anderson Figueiredo
Os meninos já posam com muitos sonhos: encaminharem-se na vida por meio de exemplos na competição esportiva e, quem sabe, buscar uma carreira profissional no futebolOs meninos já posam com muitos sonhos: encaminharem-se na vida por meio de exemplos na competição esportiva e, quem sabe, buscar uma carreira profissional no futebol

O “Chute Certo” conta com 12 funcionários atualmente, entre treinadores, preparadores físicos, preparadores de goleiros e coordenação. O coordenador técnico é o experiente Welmo Moura, 43 anos, que há várias décadas trabalha com o futebol de base e possui também experiência em clubes profissionais.

Os jogadores que se destacam recebem uma atenção especial a partir dos 13 anos. Doze desses destaques já seguiram carreira em alguns clubes pelo Brasil, como em Santa Catarina e São Paulo, encaminhados a partir de uma parceria com uma empresa que agencia profissionalmente atletas, a Eleven Sports. “Não encaminhamos atletas para clubes sem garantia de transporte, estadia, segurança alimentar, apoio financeiro e sequência da carreira”, pontua Higor. Mas este não é o objetivo principal do projeto, é uma atenção às exceções de qualidade que surgem.

Os times formados pelos alunos de todas as idades disputam jogos amistosos e torneios no Vale do Aço e cidades vizinhas, a fim de manter o espírito de união, a motivação de enfrentar adversários competitivos e desenvolver as qualidades e habilidades.

Parceria para fomentar


Anderson Figueiredo
Ao lado de Higor Carlech, Cristiano Araújo projeta uma ampliação do projeto “Chute Certo” para os próximos anos Ao lado de Higor Carlech, Cristiano Araújo projeta uma ampliação do projeto “Chute Certo” para os próximos anos


Uma das iniciativas mais recentes da direção do “Chute Certo” foi a parceria com o empresário Cristiano Araújo, proprietário da Máxima Publicidade. Cristiano, que já presidiu o Ipatinga Futebol Clube e o tirou da Terceira Divisão do Campeonato Mineiro por meio de parcerias com o empresariado da cidade, tem por objetivo a captação de novos patrocinadores ao projeto.

“Passei a conhecer a estrutura e o trabalho fantástico do sr. Higor Carlech e sua equipe quando inscrevi meu filho Lucas Machado para treinar. Vi que não poderia ficar apenas acompanhando, teria que ‘ir pra dentro’ com uma ação mais efetiva. Um projeto desse não pode parar, tem que ser ampliado, divulgado, incrementado, pois na sociedade atual precisamos disso. Inclusão, apoio, superação são palavras pouco comuns atualmente e neste acolhimento no ‘Chute Certo’ as crianças terão, com certeza, um passo importante em suas vidas; todos que passam e passarão por aqui terão um futuro diferente, e melhor, não tenho dúvidas”, pontua Cristiano Araújo.

Daí, segundo ele, a necessidade de novos apoiadores. “Aqui é um local de inclusão, de exemplo de vida a partir da prática do futebol. As pessoas nem imaginam o que aqui se passa e o quanto é importante. Por isso, vou ao mercado buscar novos parceiros para fazer este projeto crescer e transformar-se numa referência em Minas Gerais e no Brasil. Vamos fazer do complexo da Vila Ipanema um novo modelo de trabalho social por meio do esporte, podem anotar aí. O dr. Higor é um iluminado, merece nosso apoio e participação numa ação tão importante”, concluiu Cristiano, cujo pai, Antônio Araújo, já presidiu e integrou outros cargos na diretoria do Social Futebol Clube nos anos 1990 e 2000 e ele, naqueles bons tempos da agremiação, o assessorou.



MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Carlos Augusto Oliveira

29 de novembro, 2024 | 09:07

“Eu até entendo a vontade desses profissionais em tentarem descobrir novos talentos e futuramente agenciar. Pois o objetivo final é este e o resto e para sensibilidade os leitores e futuros apoiadores. A história só mudou o endereço. Se a coisa fosse fácil alguns desses aí envolvidos já estariam bem sucedidos neste tipo de projetos por onde já passaram.”

Envie seu Comentário