28 de novembro, de 2024 | 08:30

Construção do viaduto sobre linha férrea entra na fase final em Santana do Paraíso

Matheus Valadares
A previsão é que o equipamento seja entregue ainda este ano, contribuindo com melhorias na mobilidade regionalA previsão é que o equipamento seja entregue ainda este ano, contribuindo com melhorias na mobilidade regional
Por Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Iniciada em abril deste ano, a construção do novo viaduto sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) está em estágio avançado. O elevado, que conectará a BR-458 ao Aeroporto Regional do Vale do Aço, em Santana do Paraíso, deve ser entregue no dia 18 de dezembro, mantendo o prazo do cronograma inicial.

A estrutura é construída pela Vale, como parte dos compromissos assumidos na renovação antecipada da concessão da EFVM. O novo equipamento foi orçado em R$ 50 milhões, que serão pagos integralmente pela mineradora.

Em imagens registradas pela equipe de reportagem do Diário do Aço, é possível notar a estrutura por onde os veículos irão trafegar, assim que a obra for entregue. A alça de acesso está recebendo asfalto.

Além do viaduto, estão em andamento outras melhorias, como a requalificação da pista de rolamento entre a ferrovia e o aeroporto, a implantação de uma rotatória para regular o trânsito na BR-458 e a redefinição do acesso, que será feito pela avenida Vito Gaggiato, no Distrito Industrial de Santana do Paraíso. O cercamento de parte da faixa de domínio e outras iniciativas também visam melhorar a mobilidade e a segurança na região.

O viaduto terá 81 metros de extensão, será equipado com uma pista de veículos para cada sentido e calçada para pedestres.

Novo local de acesso
Atualmente, o acesso ao aeroporto é feito em uma passagem de nível sobre a linha férrea. Quando há tráfego ferroviário, a passagem é fechada por uma cancela operada por um profissional e o aeroporto regional fica inacessível pela BR-458 até que as composições ferroviárias passem.

Depois da obra entregue, o acesso será por meio da avenida Vito Gaggiato, no Distrito Industrial de Santana do Paraíso, a cerca de 1.200 metros de onde é a passagem de nível atual.

“O novo acesso vai aumentar a segurança e melhorar a mobilidade urbana na região. Também será criada uma rotatória, com o objetivo de contribuir para a organização do trânsito. Durante o período de obras, os motoristas continuarão utilizando a passagem em nível no Distrito Industrial para acesso ao aeroporto", pontua a Vale, por meio de nota enviada à reportagem.

Leia também:
Viaduto construído pela Vale sobre linha férrea começa a ganhar corpo
Obra do viaduto sobre a EFVM que dará acesso ao Aeroporto Regional começa na próxima semana
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Wilson Anselmo Filho

29 de novembro, 2024 | 11:13

“Parabens!!! Estava muito perigoso transitar neste trecho durante a noite fico muito feliz com esta obra.”

Eliandro

29 de novembro, 2024 | 01:34

“Principalmente pela segurança vai ser ótimo,local super perigoso, principalmente a noite.”

Adelmo

28 de novembro, 2024 | 20:12

“Usam uma obra em benefício próprio falando que é para a população como pano de fundo.... hipocrisia”

Tião Marreta

28 de novembro, 2024 | 16:43

“Vale fingindo que tá indenizando pelo crime de Mariana e o Governador Chico Bento fingindo que tá uma maravilha.”

Cidrac Pereira de Moraes

28 de novembro, 2024 | 12:03

“Daniela, no Brasil que eu habito quase todas obras relevantes foram construídas pelo Estado. O espeço é pequeno para anumerá-las. Mas, exemplificativamente: todas as hidrelétricas, as BRs, os Metrôs, as siderurgias, as Universidades, os Aeroportos, as Refinarias, etc etc. Para para maior dos pecados FHC, Temer e Bolsonaro entregou muito disso para os gringos, a exemplo da Vale que durante 60 anos não arrebentava barragem, mas depois por falta de manutenção, com o lucro indo para além mar, passou a matar gente, acabar com os rios, as vilas e cidades.”

Guimav

28 de novembro, 2024 | 11:08

“A Prefeitura de Ipatinga deveria aproveitar e criar uma nova pista com passeio para perdestre no trecho da rotatória até a chegada do viaduto da Vila Ipanema. O local é plano e de fácil execução.”

Daniela Muzzi

28 de novembro, 2024 | 10:00

“Se fosse uma obra do governo, não teria saído nem do papel.”

Envie seu Comentário