30 de novembro, de 2024 | 08:00
Atlético e Botafogo disputam o título da Libertadores neste sábado
Pedro Souza/Atlético
Enquanto o Galo vai atrás do bi, Glorioso busca seu primeiro troféu do torneio continental
Enquanto o Galo vai atrás do bi, Glorioso busca seu primeiro troféu do torneio continental
O campeão da Libertadores de 2024 será conhecido nesse sábado (30) e mais uma vez o título ficará com um time brasileiro. A partir das 17h, Atlético e Botafogo vão disputar o último e decisivo jogo da competição no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, na Argentina.
Atlético x Botafogo é mais uma final entre dois times brasileiros. Já foi assim em 2005, com São Paulo e Athletico-PR; em 2006 (Internacional e São Paulo); em 2020 (Palmeiras e Santos); em 2021 (Palmeiras e Flamengo); e em 2022 (Flamengo x Athletico-PR).
O Galo foi campeão da edição de 2013, quando disputou o título com o Olímpia, do Paraguai. Naquela campanha, o Galo contava com Ronaldinho Gaúcho, Gilberto Silva, Diego Tardelli, Guilherme e Jô, entre outros grandes jogadores.
Desta vez, a equipe também é forte tecnicamente e tem no elenco nomes como os de Hulk, Gustavo Scarpa, Paulinho, Guilherme Arana e Everson, só para citar alguns.
Por outro lado, o Botafogo, que jamais havia chegado à decisão da Libertadores, despontou em 2024 como o time mais técnico e competitivo do futebol brasileiro.
O Alvinegro carioca tem no elenco três jogadores da seleção brasileira Igor Jesus, Luiz Henrique e Alex Telles , além de alguns que se destacam em outras seleções nacionais da América do Sul. É o time mais consistente da temporada no Brasil e lidera o Brasileirão já na sua reta final.
As duas equipes estão entre as mais caras do Brasil. Para montar o time que tem hoje, o Atlético investiu R$ 200 milhões, já o Botafogo gastou R$ 450 milhões.
Campanhas
Ao longo da Libertadores, o Atlético disputou 12 partidas com oito vitórias, dois empates e duas derrotas. Marcou 21 gols e sofreu oito. O Botafogo jogou 16 vezes, pois começou na fase preliminar. Obteve sete vitórias e seis empates e perdeu três vezes. Fez 28 gols e levou 16 e tem o artilheiro da competição, Júnior Santos, com nove gols.
Com dois times alvinegros na final, o Galo terá a prerrogativa de usar o uniforme tradicional, já que é o mandante da partida por ter feito uma melhor campanha na fase de grupos. Com isso, o Glorioso vai jogar de branco. A expectativa da Conmebol é receber entre 70 mil e 75 mil torcedores, o melhor público da história das decisões únicas do torneio.
Times
Com o desfalque apenas de Zaracho, que sofreu uma lesão muscular, o Atlético terá o elenco principal à disposição com o retorno de Arana e Scarpa, que se recuperaram de um problema no tornozelo e dores no joelho, respectivamente.
Sem Zaracho no meio, o técnico Gabriel Milito deve deixar o meio de campo com dois volantes e fazer um ataque com três jogadores (Hulk, Paulinho e Deyverson). Ou povoar o meio com mais um homem, no caso, Otávio, devendo, para isto, sacar Deyverson, o que não deve ocorrer.
Levando-se em conta os treinamentos feitos na Argentina, o que time que entra em campo deve ser formado por Everson; Lyanco, Battaglia, Alonso; Fausto Vera, Alan Franco, Scarpa e Arana; Paulinho, Hulk e Deyverson.
Pelo lado carioca, o desfalque fica por conta do zagueiro Bastos, com lesão muscular. Para a vaga dele será acionado Adryelson. Com o elenco à disposição, o treinador Arthur Jorge deve alinhar o Botafogo com John, Vitinho, Adryelson, Barboza e Alex Telles; Marlon Freitas, Gregore, Luiz Henrique e Almada; Savarino e Igor Jesus.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]