29 de novembro, de 2024 | 15:52

Brasil tem 16 indicados ao prêmio Fifa The Best

Joilson Marconne/CBF
Vinicius Jr. disputa o The Best para ser eleito o melhor jogador do mundoVinicius Jr. disputa o The Best para ser eleito o melhor jogador do mundo

O Brasil recebeu nesta quinta-feira (28) 16 indicações para o Fifa The Best, premiação organizada pela entidade máxima do futebol mundial. Entre os destaques, estão Vinicius Jr., que disputa o The Best para ser eleito o melhor jogador do mundo, Arthur Elias, candidato a Melhor Treinador do Ano, e Marta, que briga para vencer o Prêmio Marta de melhor gol do futebol feminino, marcado pela Amarelinha em amistoso com a Jamaica, no Recife.

Medalhistas de prata pela seleção feminina nos Jogos Olímpicos de Paris, a goleira Lorena, as zagueiras Tarciane e Rafaelle, a meio-campista Gabi Portilho e as atacantes Adriana e Kerolin estão entre as indicadas a fazer parte da Seleção do Ano do Futebol Feminino.

No futebol masculino, são sete indicados à seleção do futebol masculino: o goleiro Ederson, os zagueiros Bremer, Nino e Gabriel Magalhães, o meio-campista Ganso e os atacantes Rodrygo e Vinicius Jr. Ederson também é postulante a Melhor Goleiro do Ano.

A Fifa faz as indicações com partes interessadas do futebol (stakeholders). Os nomes e os motivos para tais escolhas são enviados a um grupo de experts, que distribuem os nomeados entre as categorias do The Best. Os profissionais foram avaliados no período entre 21 de agosto de 2023 e 10 de agosto de 2024.

Os vencedores são decididos a partir de votos de capitães e treinadores de seleções nacionais - não podem votar em si mesmos -, jornalistas especializados e torcedores, estes por meio do site da Fifa. Cada grupo tem o mesmo peso. A votação se iniciou nesta quinta-feira (28) e será encerrada no dia 10 de dezembro.

Torcedor do ano
Com uma incrível história de superação e amor pelo seu clube do coração, o Vasco da Gama, o torcedor Guilherme Gandra Moura, de nove anos, está na disputa pelo prêmio de fã do ano. O apaixonado vascaíno se mostrou um amante, acima de tudo, do futebol e cativa a todos com uma alegria cativante que se sobrepõe à epidermólise bolhosa, doença genética rara que provoca formação de bolhas, causando ferimentos e dores.

Gui ficou conhecido pelo vídeo que viralizou em 25 de junho de 2023, quando ele acordou de um coma induzido por um quadro grave de pneumonia 16 dias após a internação. O registro do reencontro emocionante com sua mãe, Tayane Gandra, rapidamente se espalhou em diversas redes sociais.

Enquanto permaneceu no hospital, Gui sempre reforçou sua torcida pelo Vasco e seu carinho especial pelo atacante Gabriel Pec, que retribuiu o carinho e deu início a uma corrente positiva pela melhora do jovem fã. Desde então, Gui se tornou uma figura querida do futebol brasileiro.

Indicados



FUTEBOL MASCULINO
Melhor Jogador do Ano - Vinicius Jr.
Goleiro do Ano - Ederson
Seleção do Ano - Ederson, Bremer, Nino, Gabriel Magalhães, Ganso, Rodrygo e Vinicius Jr.

FUTEBOL FEMININO
Prêmio Marta - Marta
Melhor Treinador do Ano - Arthur Elias
Seleção do Ano - Lorena, Tarciane, Rafaelle, Gabi Portilho, Adriana, Kerolin

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário