30 de novembro, de 2024 | 08:30

Mercado de trabalho do Vale do Aço tem tímida recuperação de contratações formais em outubro

Isabelly Quintão
Tanto em outubro quanto no acumulado do ano o saldo foi positivoTanto em outubro quanto no acumulado do ano o saldo foi positivo
Por Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
A Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) registrou, no mês de outubro, 441 novas contratações de carteira assinada. No acumulado do ano, o saldo da região também foi positivo (+1.105). Os dados foram apurados pela reportagem do Diário do Aço junto ao coordenador de estatística e de pesquisa do Observatório das Metropolizações Vale do Aço do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Ipatinga, o geógrafo William Passos. Os números são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados na semana passada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Em relação ao comércio, o cenário também não é diferente, visto que 83 funcionários foram formalizados no décimo mês do ano. Entre janeiro e outubro, foram geradas 165 vagas.

Já para a indústria, em outubro, o mercado movimentou 158 contratações formais, e, durante o primeiro mês do ano até o mês que passou, o saldo foi negativo (-307).

Em entrevista ao Diário do Aço, William Passos pontuou que, embora a maior parte dos saldos sejam positivos, não houve aumento de contratações. “O que houve foi uma recuperação tímida no mês de outubro puxada pela geração de vagas da Indústria de Ipatinga, que historicamente é a grande dinamizadora do emprego regional”.

Ressaltando que, a melhora dos números da indústria de outubro, no entanto, “não foi suficiente para gerar saldo líquido positivo nos números de vagas do setor, que fechou o mês, no caso de Ipatinga, com 55 demissões”.

“No conjunto do Vale do Aço, foram 307 desligamentos com carteira assinada no setor industrial. Os números, portanto, precisam ser vistos com cautela, mas, sem dúvida alguma, são bem melhores que os dos meses anteriores. Vamos aguardar o comportamento do mercado de trabalho metropolitano dos próximos meses para observar se esta tendência de melhora se confirma”, complementou ao jornal.

Veja os números nas tabelas abaixo:

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário