02 de dezembro, de 2024 | 16:00

Atletas ipatinguenses conquistam medalhas nas Paralimpíadas Escolares

Divulgação
Os atletas do polo ipatinguenses foram responsáveis pela conquista de dez medalhas de ouro, uma de prata e seis de bronze Os atletas do polo ipatinguenses foram responsáveis pela conquista de dez medalhas de ouro, uma de prata e seis de bronze

A equipe Polo Sete de Outubro/Liga Ipatinguense de Esportes Especializados (Liespe), que integrou a deleção mineira nas Paralimpíadas Escolares 2024, em São Paulo, foi um dos destaques da competição, obtendo o terceiro lugar na classificação geral. Os atletas do polo ipatinguenses foram responsáveis pela conquista de dez medalhas de ouro, uma de prata e seis de bronze, informou a administração municipal.

O estado campeão das Paralimpíadas Escolares, maior evento esportivo do mundo para jovens com deficiência em idade escolar, foi São Paulo, seguido pela delegação de Santa Catarina. O evento ocorreu no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista, entre 26 a 29 de novembro. A edição deste ano recebeu 2.013 atletas oriundos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, o maior número de participantes da história.

Destaque entre os estudantes/atletas, Victório da Silva (Escola Municipal Artur Bernardes) obteve o título de “Recorde Escolar”. Ele conquistou três medalhas de ouro: arremesso do peso, lançamento da pelota e salto em distância. O competidor Patrick Cauã (Escola Estadual Nacif Selim de Sales) também foi medalhista de ouro em três provas: arremesso do peso, lançamento do dardo e lançamento do disco. Outro que se destacou na competição é Isaque Oliveira (Escola Municipal Artur Bernardes), medalhista de ouro no arremesso do peso, lançamento da pelota e 60 metros.

Resultados
Confira os resultados dos demais atletas do Polo 7 de Outubro:

Ketleen Madeira Viega (E.M. Artur Bernardes): 3° lugar nos 1.500 metros, 3° lugar nos 400 metros e 4° lugar no arremesso do peso; Miguel Benaia (E.M. Artur Bernardes): 3° lugar no arremesso do peso; 3° lugar nos 200 metros e 2° lugar no salto em distância; Luiz Otávio (E.M. Carlos Drummond de Andrade): 3° lugar no arremesso do peso e 4° lugar no lançamento da pelota; Maria Luíza (Colégio Batista): 1° lugar no salto em distância, 4° lugar nos 200 metros e 3° lugar nos 100 metros; Willian Menezes (E.E. Nilza Luzia de Souza Butta): 3° lugar no arremesso do peso, 6° lugar nos 100 metros e 3° lugar no lançamento do disco; João Luiz Andrade (Escola Sesi): 37° lugar no salto em distância, 42° lugar nos 200 metros e 29° lugar no arremesso do peso; Maria Eduarda (E.M. Deolinda Tavares Lamego): 5° lugar no arremesso do peso e 4° lugar nos 200 metros.

Ipatinga é considerada um dos Centros de Referência Paralímpicos do Brasil. Os atletas representam o Projeto Esporte Cidadania, desenvolvido no Polo de Educação Integral Sete de Outubro, no bairro Veneza, viabilizado por meio de uma parceria entre as Secretarias de Educação (SME) e Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), mais a Liespe. Também integraram o projeto ipatinguenses: Simone Martinho, Rosane Maria, Gustavo Felipe, Marcelo Ribeiro, Taysmara Costa Silva Franco, Donita Meire, Amanda Beltrame (estagiária), a coordenadora Pedagógica do Polo Sete de Outubro, Patrícia Gomes da Costa, Ildeu Pereira e João Honorato.

Orgulho
O prefeito Gustavo Nunes (PL) destacou com orgulho os excelentes resultados alcançados pelos atletas-estudantes de Ipatinga nas Paralimpíadas Escolares. “Os competidores do município desempenharam papel fundamental na conquista do terceiro lugar da delegação mineira na classificação geral. Essas vitórias refletem o compromisso de Ipatinga com a inclusão e o incentivo ao esporte, especialmente por meio do Projeto Esporte Cidadania", afirmou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

02 de dezembro, 2024 | 23:02

“Parabéns a todos Atletas pelas conquistas, especialmente a Maria Eduarda, a nossa Duda, da E. M. Deolinda Tavares Lamego.
Que a lição de cada um de vocês nos ensine a ser persistente e resiliente em nosso dia a dia.”

Envie seu Comentário