03 de dezembro, de 2024 | 08:40
Gabinete de vereador em Timóteo é alvo de operação da Polícia Federal
Divulgação
Operação foi deflagrada em gabinete de vereador e em residências no bairro Bela Vista, em Timóteo
Atualizada às 19h25 com a nota oficial da defesa do vereador Thiago TorresOperação foi deflagrada em gabinete de vereador e em residências no bairro Bela Vista, em Timóteo
O gabinete do vereador Thiago Torres (Novo), reeleito para mais um mandato em Timóteo, foi alvo da operação Falcões de Aço”, da Polícia Federal, que mira uma organização criminosa do Vale do Aço, formada por empresários do ramo farmacêutico e traficantes, conforme noticiado pelo Diário do Aço. O caso veio à tona depois que viaturas da PF estacionaram na porta do Legislativo Timoteense e agentes, com mandado de busca e apreensão expedidos pela Vara Criminal de Coronel Fabriciano, foram para o gabinete do parlamentar. Buscas foram feitas também no bairro Bela Vista. Ao chegar, houve correria e uma pessoa foi vista lançando um telefone celular por uma janela. Leia a nota da defesa do vereado no fim da notícia.
Em nota enviada ao Diário do Aço, o Setor de Assessoria de Imprensa da Câmara de Timóteo informou que tomou ciência da operação envolvendo o gabinete do parlamentar na manhã desta terça-feira.
Esclarecemos que o ocorrido não está relacionado a qualquer atividade legislativa ou administrativa desempenhada na Câmara. Ressaltamos que a instituição não é alvo de investigação e mantém seu compromisso com a transparência e o respeito às leis.
Reiteramos que este assunto é classificado como uma questão alheia à atuação legislativa propriamente dita, e que não compromete as atividades regulares e institucionais da Câmara Municipal de Timóteo" , informou a nota.
Motivo das buscas
A reportagem do Diário do Aço apurou junto a fontes policiais que o gabinete do vereador é alvo da PF porque, na corrida pela reeleição em outubro passado, o então candidato a vereador buscou apoio junto a pessoas no bairro Bela Vista e essas pessoas estavam envolvidas com o tráfico de drogas. Um dos investigados foi, inclusive, lotado no gabinete do vereador. Por isso foram feitas buscas no local de trabalho parlamentar. O vereador não está em Timóteo, pois se encontra em viagem a Brasília. Diferentemente da suspeita que circulou pela manhã, o vereador não chegou a ser preso.
Gabinete de vereador e residências em Timóteo são alvo da Operação Falcões de Aço, da Polícia Federal Veja o vídeo, leia a notícia. Detalhes no link👉 https://t.co/5KfxJtLtcl pic.twitter.com/sgdh07sGP9
Diário do Aço (@portaldiarioaco) December 3, 2024
O que é a Operação Falcões de Aço?
A Polícia Federal informou por meio de nota enviada ao Diário do Aço que deflagrou na manhã desta terça-feira (3), a 2ª fase da Operação Falcões de Aço, para cumprir 6 mandados de busca e apreensão em residências de agentes públicos e 3 mandados de prisão preventiva contra traficantes e integrantes de uma organização criminosa que atua na região do Vale do Aço."A operação tem como objetivo o combate aos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais", explica a PF por meio da nota.
Na primeira fase da operação, foram cumpridos 42 mandados de busca e apreensão e 3 de prisão preventiva, cujos materiais recolhidos resultaram na identificação de novos investigados, conforme noticiado na época, pelo Diário do Aço.
Entre os alvos da operação estão empresários do ramo farmacêutico que forneciam insumos para a adulteração de drogas, especialmente a cafeína, aproveitando o fácil acesso aos materiais devido à sua atividade comercial. Também foram identificados traficantes da região de Coronel Fabriciano que utilizavam esses insumos adulterantes para ampliar a quantidade de entorpecentes no tráfico. A PF não divulga nomes de empresas e pessoas envolvidas.
Adulteração de cocaína
As investigações revelaram o desvio de insumos farmacêuticos comumente usados para adulterar cloridrato de cocaína, visando aumentar o volume da substância ao misturá-la com esses produtos.Foram traçadas linhas investigativas que levaram à identificação de diversos criminosos, seus "laranjas" e a complexa rede de transações financeiras que envolve traficantes locais, sendo que, em muitos casos, os destinatários eram pessoas residentes em regiões de fronteira com o Brasil notoriamente conhecidas pelo intenso tráfico de drogas. (Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal em Minas Gerais)
Leia a nota da defesa do vereador na íntegra
A defesa do vereador Thiago Torres Coelho vem a público manifestar-se sobre os acontecimentos desta manhã acerca da busca e apreensão realizada pela Polícia Federal.
De forma surpreendente, o vereador foi alvo dessa intervenção, mesmo não sendo objeto da investigação. A defesa ressalta que Thiago Torres não possui qualquer envolvimento com os fatos apurados e desconhece as razões pelas quais seu nome foi citado no curso das apurações.
Após ter acesso ao teor das investigações, a defesa reafirma que o vereador sempre manteve uma conduta íntegra, jamais esteve envolvido em atividades ilícitas e nunca respondeu a qualquer processo criminal. Segundo informado, alguns indivíduos investigados na operação tiveram suas prisões preventivas decretadas, o que não inclui o vereador, reforçando sua total isenção nas acusações levantadas.
Thiago Torres confia plenamente na Justiça e permanece à disposição para colaborar com os esclarecimentos necessários, caso seja convocado. Ele reitera seu compromisso com a ética, a transparência e o respeito às leis, valores que sempre guiaram sua trajetória pública e pessoal.
Por fim, a defesa pede serenidade e respeito à história do parlamentar e ao trabalho que realiza em prol da comunidade, confiando que a verdade prevalecerá.
Vinicius Xingó Tenório de Oliveira
Advogado
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Tião Marreta
03 de dezembro, 2024 | 13:18Tinha que ser do Partido Novo, que de NOVO não tem nada, sempre os mesmos discursos de combate a corrupção e fazer diferente e depois de eleito é isso aí. Foi o segundo mais votado segundo relatos.”
Verdade Nua e Crua
03 de dezembro, 2024 | 11:46O que tem de bandido ligado a traficante trabalhando nessas prefeituras não está escrito, se a federal aprofundar vai descobrir muita coisa nesse vale do aço, é muito lobo travestido de santo e pagando de honesto gritando em campanha que pauta pela honestidade e outras coisas mais. Povo não fala pq tem medo de morrer então deixa pra quem deve correr atrás que é o ministério público e agora graças a Deus a PF. Parabéns!!!”
Anonimous
03 de dezembro, 2024 | 10:00Aí sim é a polícia federal que conhecemos. Tem uma cidade polo no Vale do aço que se sacudir cai mais um bocado de vereador, tem uns dois ou três aí que gostam de cafungar e se envolver em suspeitas de corrupção, principalmente um que gosta de viajar pro nordeste com dinheiro público.”
Por Que a Pf Não Prende o Vereador em Brasília?
03 de dezembro, 2024 | 09:45Cadeia nele urgente”
Justo
03 de dezembro, 2024 | 09:40Qdo é sardinha tem nome mas qdo é bagre nem o nome do safado sai na mídia”
Será Que Só a Compra de Votos Não Bastava
03 de dezembro, 2024 | 09:37Será que é o elemento que estou pensando? Kakakakakakak.
O gaeco deveria ter investigado há mais tempo.
Mas a PF foi atrás”
Jota
03 de dezembro, 2024 | 09:12Operação para "inglês ver". Dá nada não. Tem alguém preso por causa da primeira fase???
Mas... Os suplentes de vereador em Timóteo já estão agitados e fazendo as contas... Kkkkkkk...”
Marta
03 de dezembro, 2024 | 09:02Tem mais vereadores em Timóteo q precisa ser investigados, no mínimo mais uns 3. A justiça da terra tarda demais. Mas a divina é certeira . Tem muito político pra cair não só em Timóteo.”