04 de dezembro, de 2024 | 15:15

Patrimônio do estado vira Palácio do Natal em BH

Uma celebração que uniu as tradições natalinas e a rica identidade cultural de Minas Gerais. A partir dessa combinação, o Governo de Minas inaugurou, no fim de semana passado, a iluminação de Natal da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. A iniciativa integra a programação do Natal da Mineiridade, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e pela Fundação Clóvis Salgado (FCS), com patrocínio e parceria da Cemig.

Dirceu Aurélio/Imprensa MG
Celebração de tradições e cultura na da Praça da LiberdadeCelebração de tradições e cultura na da Praça da Liberdade
No projeto de iluminação de Natal deste ano, o público é convidado a vivenciar uma experiência sensorial por meio de um espetáculo amplo, realizado ao longo de todo o mês de dezembro, e composto por cores, cantatas, esculturas e luzes que celebram a cultura mineira e o espírito natalino.

A iluminação e a programação deste ano se estendem da Praça da Liberdade para o Palácio da Liberdade, que foi transformado pela primeira vez no Palácio do Natal, uma das principais novidades das celebrações deste ano. O espaço está aberto ao público, até o próximo dia 23/12, a partir das 16h. A entrada simbólica nesse cenário mágico acontece pela alameda principal da praça, no Pórtico Alameda Travessia, montagem inspirada nas igrejas barrocas mineiras.

Neste espaço, uma grandiosa árvore de Natal e um presépio artesanal, da artista Anísia Lima, que traz figuras com traços e vestimentas típicas de Minas Gerais, homenageiam o Vale do Jequitinhonha. A disposição dos elementos é inspirada na grandiosidade da Praça de São Pedro, no Vaticano. Os jardins, a fonte e os canteiros da Praça da Liberdade receberam decoração que reflete a diversidade cultural e as tradições natalinas de diferentes cidades, criando uma mostra vibrante e rica em detalhes que homenageiam a pluralidade do estado.

Na Praça, também foram instaladas luminárias da artista mineira Marilda Castanha e um Papai Noel inflável de oito metros de altura. Criado pelo artista JJBZ, a escultura inflável segura um grande pedaço de queijo, o que faz uma homenagem à mineiridade e comemora a candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Nessa temporada, dentro do Palácio do Natal, até o próximo dia 23/12, o Papai Noel receberá os visitantes envolvidos em decorações natalinas que contam histórias de fé, esperança e amor. Uma mostra com mais de 5 mil figuras de Papai Noel, da colecionadora Maria Elvira, compõe o ambiente. Além disso, o local recebe a Vila da Mineiridade, um espaço voltado à valorização do artesanato, da cozinha e da hospitalidade mineira.

SERVIÇO
Visitação Natal da Mineiridade - Praça da Liberdade
Palácio do Natal: até 23/12/2024

• Segunda a sexta-feira, das 16h às 22h
• Sábados e domingos, das 14h às 22h
Papai Noel: até 23/12/2024
• Segunda a sexta-feira, das 19h às 22h
• Sábados e domingos, das 14h às 22h
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário