05 de dezembro, de 2024 | 08:50
Nova 381 é o nome da sociedade criada para obras e serviços da concessão da BR-381
Divulgação
Trecho é conhecido pelos longos congestionamentos, considerado um dos entraves rodoviários de Minas
Trecho é conhecido pelos longos congestionamentos, considerado um dos entraves rodoviários de Minas
O Grupo 4UM, vencedor da concessão da BR-381, criou a Sociedade de Propósito Específico (SPE), intitulada Nova 381, que será responsável pela duplicação e operação da rodovia entre Caeté e Governador Valadares.
Em leilão promovido em agosto, a 4UM Investimentos foi declarada vencedora e, por isso, assumirá a administração da rodovia ao longo do trecho de 296,3 km de extensão. Estão previstos R$ 9,34 bilhões de investimentos na rodovia, somando captação e serviços operacionais. A empresa terá um prazo de oito anos para executar a duplicação do trecho e ficará responsável pela operação da rodovia por 30 anos.
O Movimento Pró-Vidas da BR-381 informou à reportagem do Diário do Aço que o gerente de operações da Nova 381, Diego Dutra, esteve esta semana no município de João Monlevade para apresentar o plano dos primeiros 100 dias de serviços, a serem iniciados após a assinatura do contrato, prevista para janeiro de 2025.
Trechos perigosos
Clésio Gonçalves, presidente do Movimento Pró-Vidas, contou que a liderança da Nova 381 fez um levantamento de sugestões, especialmente sobre os trechos de maior risco de acidentes ao longo da rodovia. "Nós já fizemos um levantamento desses locais, a partir do nosso conhecimento e com o apoio dos grupos de resgate Sevor e Anjos do Asfalto. A proposta deles é implementar melhorias, principalmente na sinalização, para reduzir acidentes já nos primeiros 100 dias", afirmou.
A rodovia é conhecida por seus altos índices de acidentes e curvas perigosas. Alguns locais foram indicados para receber intervenções urgentes. "Próximo ao trevo de Caeté, temos muitos problemas com caminhões trafegando pela contramão devido a falhas na sinalização. Por sugestão dos membros do Movimento no Vale do Aço, todo o trecho duplicado entre Nova Era e Antônio Dias precisa de melhorias urgentes na sinalização, devido a vários desvios e obras inacabadas", acrescentou Clésio.
Governo promove licitação para duplicação do lote 8B da BR-381
A empresa Construtora Luiz Costa Ltda., do Rio Grande do Norte, apresentou a melhor proposta de preço durante a licitação para a contratação dos projetos básico e executivo da obra no percurso de 13,4 quilômetros de pistas do lote 8B, entre Ravena, distrito de Sabará, e Belo Horizonte.
O certame foi promovido na tarde desta quarta-feira (4), mas o resultado oficial ainda não foi divulgado, pois depende de análise de outras questões técnicas. Outras seis empresas também participaram do edital. Um dos critérios para a definição da empresa vencedora é o maior desconto sobre o preço orçado pelo governo federal, de R$ 521.467.162. O valor apresentado pela CLC foi de R$ 509.994.884, correspondendo a um desconto de 2,20%.
Já publicado:
Movimento teme suspensão do edital de duplicação do lote 8B da BR-381 em BH
Licitação para duplicação do lote 8B da BR-381 será em dezembro
Empresa 4Um Fip é a vencedora do leilão de concessão da BR-381
Saiu o resultado da licitação do Lote 8A da BR-381
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Johnny
05 de dezembro, 2024 | 16:17Uma cartomante me disse que dessa vez vai dar certo !!
P.S. Este bilhete é verdade.”
Josenildo Pereira
05 de dezembro, 2024 | 12:44Será.que está tau.CLC.Tem Cacife pra Fazer está obra???Ou Vai Ser Mas uma A Abandonar em curto Prazo”
José Carlos
05 de dezembro, 2024 | 10:07Conversa fiada e lero lero. Há 30 anos servindo de promessas eleitoreiros e interesses de poucos enquanto milhares de vida se foram e virão nesse lixo de rodovia.”